Tapetes: Ótima ideia para esconder pisos velhos

Ter um piso feito ou velho demais pode acabar com a decoração de qualquer ambiente. O problema é mais recorrente quando a casa é alugada e o inquilino não pode fazer grandes mudanças e reformas. Mas isso não quer dizer que você é obrigado a morar em um local assim. Com criatividade e gastando pouco, sua sala de estar, ou até mesmo, o seu quarto, podem ganhar uma cara completamente nova com os tapetes.

Versatilidade

Se a sua intenção é esconder completamente o piso de um determinado ambiente, escolha os tapetes modulares. Eles são vendidos em placas e podem ser costurados sob medida, o que facilitaria muito o trabalho de ter que procurar por algo com as medidas exatas da sua sala de estar, por exemplo.

A melhor parte é que você pode remover o tapete sempre que quiser e trocar por um outro, com nova estampa e novas cores, redecorando o ambiente. Pode também escolher materiais mais quentes para os períodos de frio e materiais mais frescos para o verão. A versatilidade dessa peça é realmente algo que vale a pena investir.

Manutenção

O único revés, talvez, seja a limpeza. Algumas peças exigem um cuidado diário, utilizando aspirados de pó e, de tempos em tempos, você precisará procurar uma lavanderia para uma limpeza mais eficaz. Como a manutenção varia de material para material, o ideal é checar as recomendações do fabricante antes de qualquer coisa.

Inspirações

Separamos algumas fotos com ambientes que usam tapetes na decoração e ainda damos algumas dicas de como combinar essa nova peça com os itens de já estão no ambiente. Confira!

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos

Um tapete grande, que pode ser utilizado em qualquer estação do ano, tem uma combinação bastante simples, listras em azul que combinam com a cor do sofá. Uma dica bacana nessa foto é que tapetes listrados podem dar uma sensação de que o espeço é maior. Então, pode ser uma boa ideia para salas pequenas.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos1

O colorido é sempre moderno e pode ser elegante ao mesmo tempo. Para usar um tapete como esse você precisa de um sofá em cor neutra, de preferência. É uma boa sugestão também para quem quer dar um toque colorido no ambiente e não quer se preocupar com a bagunça de pintar uma parede ou trocar os móveis.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos2

Essa imagem mostra uma ótima solução para quem deseja realmente cobrir todo o piso, desde a sala de estar até a sala de jantar. Com tapetes de estampas diferentes você divide os ambientes, mas cuide para que eles combinem entre si, já que ficarão bem próximos um do outro.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos3

E já que falamos em sala de jantar, veja como é perfeitamente possível usar tapetes na decoração desse cômodo. Fica elegante e esconde o piso velho e feio que você detesta.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos4

Mesmo que você acredite que sua sala de estar seja pequena demais, é possível sim fazer o uso do tapete. Na verdade, é até mais fácil encontrar opções que se encaixem em espaços pequenos do que nos espaços maiores. Estampas geométricas ajudam a dar mais movimento e também elegância a decoração.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos5

Não quer correr o risco de errar e não faz questão nenhuma de ousar em cores e estampas? Então use o truque tom-sobre-tom. Veja o sofá em tom de cinza claro que foi combinado com um tapete também cinza, mas em alguns tons mais escuros. Essa dica não tem como dar errado.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos6

Essa é uma das minhas fotos favoritas. O ambiente todo branco dá amplitude ao local e usa o tapete como a peça mais importante e chamativa da decoração. As cores da estampa podem ser encontradas combinadas em outros itens, como nas almofadas e nas flores. Mais uma forma simples de decoração sem erro.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos7

A elegância do branco e preto também pode ser uma ótima opção de decoração. Lembra o que falei sobre as listras lá em cima? Nessa foto dá para perceber bem como elas são capazes de alongar o ambiente e fazer com que a sala realmente pareça maior.

tapetes-otimos-para-esconder-pisos-velhos8

Estava faltando o quarto. Geralmente, quando se quer esconder o piso do quarto por completo, usa-se carpetes. Mas eles não são tão práticos e não podem ser removidos tão facilmente quanto os carpetes, por isso talvez não seja uma boa ideia para que mora com casa alugada. Mas veja que encontramos uma foto com um tapete bem amplo e que cobre boa parte do piso. Ou seja, também é possível utilizar essa peça no seu quarto. E ficou lindo, não acha?!

Se gostou dessa dica e quer ficar sempre por dentro das novidades do Loucos por Decoração, acompanhe a gente no facebook:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *