Tapete no quarto, como usar?



O tapete é um item de decoração muito utilizado em diversos ambientes, seja para delimitar o espaço, para criar mais conforto ou simplesmente para esconder um piso feito. Mas com tantas opções, formatos, materiais e cores diferentes é normal ficar em dúvida sobre qual é o ideal para este ou aquele cômodo.

Nesse artigo reunimos algumas dicas sobre como usar os tapetes na decoração dos quartos de casal, solteiro e infantil. Com essas informações sua tarefa de encontrar o tapete ideal para os quartos da sua família ficará muito mais fácil. Então, prepare o bloco de notas e vamos lá!

Quarto de Casal

Uma das principais funções de um tapete no quarto de casal, principalmente durante o inverno, é proporcionar conforto. Ou seja, ao acordar e sair da cama a pessoa não terá que pisar no chão gelado se tiver um tapete por ali. Então, apenas compre o tapete depois que o quarto estiver todo decorado e você possa medir o tamanho ideal. Essa dica também é importante na hora de escolher as cores e estampas para combinar com a decoração do quarto.

O ideal é que o tapete fique cerca 0,50m das laterais da cama e 0,60m de frente. Mas isso não é uma regra que não pode ser quebrada, mas funciona bem para quem não quer correr o risco de errar nas proporções. Se você não quiser tapetes inteiros, as passadeiras também são uma boa opção.

Veja as fotos para saber como combinar o tapete com a decoração:

tapete-quarto-como-usar

Esse é um exemplo de decoração com tapetes passadeiras, que foram escolhidos no mesmo tom da cama para uma decoração mais clean.

tapete-quarto-como-usar1

Esse é um tapete inteiro que foi posicionado seguindo o padrão de 0,50m nas laterais e 0,60m na frente. Materiais mais finos e lisos são geralmente mais fáceis de limpar e também podem ser utilizados nas épocas de calor. A cor escolhida combina com as paredes e cria um contraste interessante com o piso.

tapete-quarto-como-usar2

Essa é outra opção de posicionamento do tapete. Você pode colocá-lo apenas nos pés da cama para decorar e delimitar espaços. A cor escolhida para criar contraste com os móveis claros.

Quarto de Solteiro

No quarto de solteiro o tapete não precisa, necessariamente, estar presente em todos os lados da cama. Aliás, muitas vezes uma das laterais da cama está encostada na parede. As passadeiras são muito utilizadas em quartos de solteiro por serem mais simples, mas nada impede de você ter um tapete inteiro no seu quarto também. O mais importante é que você se preocupe com as proporções para não parecer que o tapete é algo que está ali por engano.

A dica de comprar o tapete por último também é muito válida no quarto de solteiro pelos mesmos motivos, é mais fácil de combinar e de saber as medidas. Vamos às fotos:

tapete-quarto-como-usar3

Esse quarto utilizou o tapete passadeira, apenas para dar conforto na hora de levantar. Repare que o tapete é quase da mesma cor do piso, o que faz com que ele quase desapareça.

tapete-quarto-como-usar4

Esse projeto utilizou uma peça inteira e posicionou o tapete priorizando apenas uma das laterais que, provavelmente, é por onde o dono do quarto costuma levantar. Aqui a cor foi escolhida para contrastar com o piso.

tapete-quarto-como-usar5

Se o quarto for compartilhado, uma ótima ideia é colocar um tapete passadeira entre as camas. A cor cinza da peça combina com uma das paredes de quarto. Essa é outra forma de fazer combinações.

Quarto Infantil

As peças redondas, que não costumam ser usadas em quartos adultos, são muito usadas na decoração de quarto infantil. Elas são ótimas para delimitar espaços e decorar.

O ideal para o quarto das crianças é posicionar o tapete na área onde elas costumam brincar, para não ficarem sentadas diretamente no chão. Preste atenção também o tipo de material. Alguns acumulam muita poeira e podem causar alergias respiratórias, por isso prefira os sintéticos ou de algodão, que são de fácil limpeza.

Veja algumas fotos:

tapete-quarto-como-usar6

O tapete em rosa claro combina com toda a decoração do quarto. Repare no posicionamento. É dessa forma que a maioria dos projetos de decoração coloca um tapete no quarto infantil.

tapete-quarto-como-usar7

A cor do tapete desse quarto de menino combina com a cor das paredes e também está posicionado na área onde a criança irá brincar.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *