Saiba como escolher o revestimento ideal para sua cozinha



como-escolher-revestimento-idel-cozinha

A cozinha é uma das áreas mais importantes de qualquer residência e, na hora da reforma e decoração, saber escolher o revestimento certo para as paredes e para chão pode fazer toda a diferença. Afinal, não é somente a estética que está em jogo. Os materiais de revestimento interferem diretamente na higiene e na funcionalidade da cozinha.

As opções são inúmeras, com diversos formatos, cores e materiais, a tarefa de escolher o revestimento ideal pode acabar sendo mais difícil do que deveria. Pensando nisso, criamos esse artigo com algumas informações importantes e que te ajudarão a decidir qual tipo de revestimento escolher para as paredes e piso da sua cozinha.

Paredes

O revestimento das paredes deve ser escolhido com cautela. Alguns materiais podem não ser muito indicados por serem de difícil limpeza e causar a impregnação da gordura. Lembre-se que a cozinha é uma área de muita umidade e que pode acumular gordura no revestimento, por isso, deve-se levar em consideração essa questão e não apenas pensar no que será mais bonito.

As áreas mais importantes que devem receber revestimento são atrás do fogão e da pia. Isso não quer dizer que você não possa revestir a cozinha inteira, muito pelo contrário. Optar por fazer o revestimento em todas as paredes aumenta as possibilidades de decoração, podendo mesclar materiais, cores e texturas diferentes.

Entre os materiais mais utilizados para as paredes de cozinhas estão as pastilhas de vidro e os azulejos, também conhecidos como revestimento em cerâmica. Os mais indicados são os lisos ou com pequenos relevos e os esmaltados sem granilha, isso porque são mais fáceis de limpar e protegem a parede da umidade e da gordura.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha1

Essa cozinha quebrou o branco escolhido para os azulejos com pastilhas de vidro coloridas. Essa é uma boa forma de ousar e dar mais cor a sua cozinha, podendo combinar com outros itens de decoração ou não.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha2

As pastilhas de vidro também ficam ótimas quando posicionadas atrás da pia ou do fogão. São lindas e também fáceis de limpar.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha3 como-escolher-revestimento-idel-cozinha4

O azulejo português também está na moda e pode ser colocado apenas em uma área da cozinha e combinado com azulejos de cores neutras.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha5

Essa é outra boa sugestão de como combinar os azulejos lisos com os estampados no estilo português. Dessa forma, você não sobrecarrega a cozinha com muita informação visual e traz mais cor ao ambiente.

Chão

Na hora de escolher o piso ideal para a sua cozinha você deve levar em consideração a durabilidade, facilidade na limpeza, além da combinação com o revestimento escolhido para as paredes. A cerâmica, o porcelanato e o granito são os materiais mais escolhidos para as cozinhas.

Os pisos de cerâmica são os mais baratos e, por isso, um dos mais escolhidos para o piso das cozinhas. Apesar e ser um material poroso, pode ser utilizado em ambientes úmidos e sua limpeza não é difícil.

A melhor parte de escolher um piso de cerâmica é que ele pode ser encontrado em diversas cores e estampas, facilitando a combinação com o revestimento da parede, além de poder escolher com acabamento esmaltado – mais lisos -, ou natural – com maior aderência.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha6

Essa cozinha foi decorada com um lindo piso de cerâmica cinza, que harmoniza perfeitamente com as cores escolhidas para os móveis e paredes.

A segunda opção é o porcelanato que, apesar de ser mais caro que o de cerâmica, é muito elegante, prático e mais barato do que revestimentos feitos de mármore. Uma de suas principais características é o fato de não ser um material poroso, o que torna sua limpeza ainda mais simples, sendo ideal para ambientes com alta umidade, como a cozinha.

Opte sempre pelos esmaltados (acabamento matte), que tem maior resistência e é menos escorregadio. O porcelanato polido pode ser perigoso, já que sua superfície é muito lisa e, por isso, não indicado para área úmidas.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha7

Os pisos de porcelanato podem ser encontrados em diversos formatos e estampas, inclusive as que imitam madeira, como o da foto.

O piso de granito é feito de material natural e por isso é mais caro que os outros, além de não oferecer tanta regularidade quanto aos pisos fabricados. Mas sua alta durabilidade e beleza compensam esses detalhes.

Com porosidade inferior a 0,5%, essa é uma opção boa para quem busca praticidade de limpeza e um material resistente a machas, riscos ou rachaduras.
Basta tomar o cuidado de impermeabilizar logo após a instalação para não correr o risco de o piso “amolecer” com o passar dos anos.

como-escolher-revestimento-idel-cozinha8

O granito é um material versátil e pode ser utilizado também na banca e na pia da cozinha.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *