Qual a melhor janela para o quarto

Para muitos o quarto é um refúgio, um local para relaxar e esquecer os problemas, recarregar as energias e ganhar forças para os dias que estão por vir. Para outros é também um local de estudos e trabalho. Por isso, a iluminação desse cômodo deve ser cuidada com atenção e a janela tem grande influência nesse quesito.

As mais usadas para quartos são as venezianas, que podem ser encontradas em materiais como alumínio e madeira, e em diversos estilos, como as de correr, as mais simples de abrir e outras. A grande vantagem das venezianas é que são eficazes no controle da luminosidade e oferecem uma boa ventilação, por conta das frestas. Além do que, o efeito estético é muito interessante.

No quarto, as janelas precisam iluminar durante o dia e escurecer o quarto a noite. Por isso, as mais escolhidas são as janelas venezianas, que contam com laminas opacas e não apenas com o vidro. As cortinas também cumprem uma função importante na hora de escurecer o quarto e deixa-lo mais confortável para dormir. Confira abaixo as janelas mais usadas para quartos e escolha a sua.

Janela de Abrir

Uma das mais usadas são as janelas simples, com venezianas de abrir. O vidro pode ser no estilo guilhotina, que é muito comum em casa antigas, ou também de abrir. Esse tipo de janela pode ser facilmente encontrada em diversos materiais, como madeira e metal. Para escolher o melhor modelo para seu quarto, vai depender o estilo de decoração geral da sua casa e das janelas dos outros cômodos. Lembre-se que as janelas são vistas do lado de fora e precisam estar em harmonia.

qual-a-melhor-janela-para-quarto

Na primeira foto é o estilo de janela veneziana de abrir, com vidro guilhotina. Já na segunda é a janela com veneziana que abre para dentro e vidro que abre para fora. As duas opções são bastante comuns em quartos, mas para escolher a segunda opção, você precisa ter espaço dentro do quatro para poder abrir as venezianas. Já a primeira, com a guilhotina, não ocupa espaço interno e pode ser instalada acima de móveis.

qual-a-melhor-janela-para-quarto1

Essa seria a vista interna do quatro com uma janela veneziana de abrir e vidro guilhotina. A cortina pode ajudar a controlar a luminosidade, além de impedir que curiosos fiquem bisbilhotando dentro do seu quarto.

Janela de Correr

As janelas de correr são bem práticas e muito usadas em quartos de apartamentos. São facilmente encontradas em diversos tamanhos e também em materiais diferentes, ou seja, você pode optar por madeira ou alumínio. É uma opção bastante comum pela praticidade e também pelo efeito visual moderno.

qual-a-melhor-janela-para-quarto2

As venezianas de correr também auxiliam no controle de entrada de luz no ambiente e, por isso, são mais usadas em quartos. Evite as janelas apenas de vidro se não quiser acordar antes da hora, com a luz do dia no rosto.

qual-a-melhor-janela-para-quarto3

Do lado de dentro do quarto sua janela de correr ficaria dessa forma. Se quiser algo em estilo mais rústico, procure pelas janelas de madeira.

Janela Oscilo Batente

Esse é um estilo de janela que pode ser usada em diversos cômodos, inclusive nos quartos, já que alguns modelos vêm com veneziana. É um modelo ótimo para quem deseja ter mais de uma janela no quarto. Assim, você pode escolher janelas maiores em paredes mais largas e usar a oscilo batente para, por exemplo, a lateral da cama. Assim, você garantirá uma maior entrada de luz durante o dia.

qual-a-melhor-janela-para-quarto4

O mais interessante das janelas oscilo batentes é que elas podem ser abertas de duas formas, abrindo do jeito “normal” e permitindo mais entrada de ar ou tombando o vidro, para uma abertura parcial, como você pode observar nas fotos acima.

Janela Camarão

A janela camarão é mais charmosa e dá um toque especial à decoração. Ideal para quartos amplos, com paredes onde há a possibilidade de instalar janelas maiores e mais compridas. Nesse estilo, existem também as portas camarão, que podem ser usadas por quem tem uma varanda no quarto e precisa de saída. Lembre-se sempre de optar pelos modelos com venezianas, que auxiliam no controle da luminosidade.

qual-a-melhor-janela-para-quarto5

Na foto acima dá para gente perceber a diferença visual que a janela camarão causa na decoração. Na minha opinião uma das opções mais bonitas e tão funcionais quanto as outras.

qual-a-melhor-janela-para-quarto6

Janela Bay Window

Por último uma janela que está entrando no mercado brasileiro. Ela é mais vista em projetos de casas americanas e exigem uma arquitetura diferente da casa, já que é instalada em três partes. O estilo é bastante bonito e o feito é incrível. Veja as fotos abaixo e entenda melhor.

qual-a-melhor-janela-para-quarto7

Na foto acima é possível ver o efeito externo e interno da janela Bay Window. Ótimo para quem deseja ter um recuo e um cantinho para relaxar.

qual-a-melhor-janela-para-quarto8

Caso a sua escolha seja por uma janela sem veneziana, invista em cortinas tipo “blackout”, que impossibilitam a passagem de luz e tornam o quarto mais confortável para dormir.

Já sabe qual janela escolher para o seu quarto? Comente e acompanhe todos as notícias do Loucos por Decoração pela nossa página no facebook: www.facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *