Fotos e dicas para escolher a cortina do quarto infantil

Cortinas servem para bloquear o excesso de luz solar e também proteger o ambiente do olhar dos curiosos. Mas não é só isso, as cortinas também cumprem uma importante função decorativa. No quarto infantil, ela pode estar dentro do contexto da decoração, ajudando a criar um ambiente lúdico, além de mais suave.

Antes de ver as fotos, é importante saber algumas regras para escolher a cortina certa. A primeira dica é medir o espaço da janela, apenas assim você saberá o tamanho ideal da cortina. Se o pé direito do quarto for alto e a janela baixa, instale a cortina no centro, entre o teto o a parte superior da janela, assim você ganhará amplitude. Na parte inferior, a cortina deve tocar o chão, mas nunca ficar mais comprida ou muito curta. As cortinas mais curtas devem ser utilizadas apenas quando houver algum móvel abaixo da janela, que impossibilite o abrir e fechar do tecido.

Depois você precisará escolher o tipo de cortina. Alguns dos principais modelos são as cortinas para trilhos e cortinas para varão, cortinas rolô, cortinas voil, cortinas romanas, cortinas bandô e as persianas. Todas elas podem ficar lindas em quartos infantis, mas por uma questão de praticidade, a preferida costuma ser a cortina para varão.

Selecionamos algumas fotos de lindos quartos infantis decorados para que você possa observar o tipo de cortina escolhida pelos decoradores.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil

Esse quarto tem uma decoração bem elaborada e que qualquer criança iria adorar. O tema de selva pediu uma cortina dentro do mesmo contexto e, por isso, o tecido foi escolhido nas mesmas cores do restante da decoração. Para dar esse efeito e escolher mais de um tecido, você precisará de uma cortina para trilhos ou varão com bandô.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil1

Quartos de meninas com temas de princesa merecem cortinas mais leves e também dentro do tema. Nessa foto foi utilizada a cortina em varão com bandô. O fato de o varão ser mais leve e mais simples de instalar, faz dele uma boa opção para todas as ocasiões.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil2

O colorido também pode ser usado para dar um toque mais alegre e infantil ao quarto. Essa cortina é no estilo romano e, repare, que precisa de um comprimento diferente das anteriores, já que há um balcão logo abaixo da janela. É muito importante fazer esse planejamento, para que não compre uma cortina maior do que o necessário.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil3

Você também pode misturar os modelos. Na decoração da foto acima, repare que foi utilizada a persiana e também a cortina. A persiana é um ótimo recurso para dosar a entrada de luz solar durante o dia, além de não permitir que pessoas do lado de fora enxerguem do lado de dentro. Já a cortina longa ajuda no efeito decorativo, além disso, o tecido grosso é ótimo para deixar o quarto bem escuro.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil4

Mais uma vez foi utilizada a opção de cortina para varão. Nesse caso é um tecido com duas cores. O efeito é incrível e, para não errar, mantenha as mesmas cores da decoração geral do quarto.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil5

As persianas são práticas e simples. Não há como errar na escolha delas. Repare, no entanto, que esse quarto tem duas janelas e com móveis de diferentes alturas abaixo delas. A dica é manter as duas cortinas exatamente no mesmo comprimento para não causar estranheza visual. Portanto, se guie pelo mais curto, como você pode reparar na foto acima.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil6

As cortinas em cores claras, como o branco, são ótimas para deixar o ambiente melhor iluminado e facilitar a entrada da luz solar. Elas devem ser sempre priorizadas em quartos escuros, que não possuem muita entrada de luz natural. Use alguns adereços para dar charme e você terá uma linda cortina para o quarto do seu filho ou filha.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil7

Se todas as paredes são brancas e você quer dar um toque de cor a decoração do ambiente, saiba que as cortinas somadas a outros acessórios, como almofadas, pode dar conta do recado. Além do mais, cortinas são simples de serem trocadas e você pode fazer isso cada vez que desejar mudar um pouco a decoração.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil8

Persianas podem também ficar boas para portas de sacadas e varandas. São ótimas para regular a entrada de luz e simples de manusear, além de deixar o quarto com um ar mais moderno e clean.

fotos-dicas-para-escolher-a-cortina-do-quarto-infantil9

Por último, mas não menos interessante, está a cortina junto a um recuo de leitura. Além de cumprir com a função decorativa e de iluminação, quando fechada, pode dar privacidade a criança quando estiver nesse canto.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *