Erros mais comuns na decoração de banheiros pequenos



Mais do que bonitos os banheiros devem ser também espaço funcionais e práticos e, por isso, tomar cuidado com a decoração é fundamental. No entanto, quando temos um espaço pequeno para decorar e instalar tantos itens fundamentais, como o chuveiro, vaso sanitário, pia e armários, o desafio pode ser ainda maior.

Alguns erros são mais constantes na decoração de banheiros pequenos, como a má distribuição dos móveis, a escolha errada das cores das paredes e pisos e o não aproveitamento inteligente do espaço. Para saber como evitar de cometer esses e outros erros na hora de decorar o banheiro da sua casa, confira as nossas dicas logo abaixo e se inspire com as encantadoras fotos que separamos.

1. Escolher por cores escuras na decoração

Ambientes pequenos, de forma geral, não devem receber cores escuras na decoração, nem nas paredes e nem nos móveis. Isso porque os tons mais fechados ajudam a diminuir o espaço visualmente, além de prejudicar a iluminação do ambiente. O ideal é optar por cores claras e tons off-white. Se desejar dar um toque colorido ao ambiente, abuse da criatividade nas peças decorativas e nos detalhes.

Nas fotos que separamos abaixo procure reparar bem nas cores escolhidas para as paredes, teto e piso, além da cor dos móveis e veja como pequenos detalhes foram escolhidos para dar personalidade e estilo ao ambiente.

2. Espelhos pequenos

Os espelhos são peças que dão sofisticação e elegância aos banheiros. Em ambientes pequenos eles também ajudam a aumentar o espaço, fazendo com que o cômodo pareça bem maior. Por isso, nos banheiros pequenos, é sempre recomendável utilizar espelhos grandes, pois além de ajudar a ampliar o espaço, essa peça trará mais luz ao ambiente.

Para não errar, coloque o espelho grande na parede da pia. Se for possível ocupe todo esse espaço, indo da pia ao teto. Veja como isso funciona na prática e observe bem as fotos que separamos logo abaixo.

3. Excesso de elementos decorativos

Evite usar, por exemplo, muitos adesivos coloridos de azulejo, caixas organizadoras também coloridas e cheias de estampas, tapetes chamativos e etc. O excesso de itens de decoração pode deixar o espaço pequeno ainda menor e com aspecto de bagunçado. Por tanto, evite o desnecessário e foque apenas no que será útil e funcional no seu banheiro.

4. Desperdício de espaço

Nós sabemos que a tarefa de distribuir bem os móveis pode não ser tão fácil, mas é fundamental para que o banheiro seja confortável e funcional para a família. Desperdiçar espaços que poderiam ser utilizados para, por exemplo, pendurar toalhas ou instalar armários ou nichos para guardar cosméticos e itens de higiene é um erro bastante comum.

Se puder, dê preferência por móveis planejados. Apesar de mais caros, o investimento valerá cada centavos, já que você irá ter um espaço otimizado e perfeito para atender a todas as necessidades da sua família. Veja algumas fotos de espaços que foram bem aproveitados.

5. Não saber escolher a porta do box

O banheiro é apertado, mas você não abre mão das portas do box, até porque elas são importantes para não deixar a água espirrar no banheiro inteiro, certo?! Então, a sua tarefa aqui é buscar por uma opção que não ocupe ainda mais espaço. Nada de portas de abrir e fechar, prefira sempre as de correr ou, até mesmo, as cortinas. Tenha cuidado também com as cores, as transparentes são melhores, pois não quebram o espaço e permitem uma visão ampla do banheiro.

6. Excesso de cosméticos e bagunça

Claro que os cosméticos são fundamentais no banheiro, mas não dá para deixar tudo espalho e bagunçado em cima da pia. Se o espaço já é pequeno, com um monte de coisas perdidas por ali vai ficar ainda pior. A dica é ter um cantinho específico para guardar os produtos básicos, como nichos ou bandejas na pia. Além disso, tenha também um local para a roupa suja, evitando que as pessoas deixem as roupas jogadas no meio do caminho.

Veja algumas ideias e sugestões bem legais nas fotos abaixo.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de nos acompanhar pelo facebook e receber as novidades e notícias de nós, que somos completamente Loucos por Decoração. facebook.com/blogloucospordecoracao

 

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *