Dicas para ter uma lavanderia linda e funcional

As casas e, principalmente, os apartamentos estão com espaços cada vez menores e algumas áreas são mais afetadas com isso, como é o caso das lavanderias. Contudo, elas são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer casa, afinal todo mundo precisa lavar e passar as roupas, não é mesmo?!

Seguindo algumas dicas simples você pode deixar sua área de serviços super funcional e linda, independente da metragem disponível. E nós que somos loucos por decoração vamos te ajudar em mais essa tarefa. Confira as dicas:

  • Escolha um bom Revestimento

Para facilitar sua vida na hora da limpeza, escolha revestimentos de fácil manutenção e pisos resistentes, já que estarão em contato com a água constantemente. Preocupe-se também em escolher pelos materiais mais ásperos para o chão, para evitar acidentes e diminuir as chances de alguém escorregar.

A cor do revestimento deve ser clara. A branco é uma ótima escolha pois ajuda manter o local neutro e a transmitir a sensação de limpeza. Deixe o colorido com os outros itens, como produtos de limpeza e roupas que costumam ficar expostos.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional

Repare que a cor branca também ajuda a ampliar o espaço visualmente e dá uma sensação maior de local limpo e organizado.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional1

Se a sua lavanderia for integrada com a cozinha, o ideal é que o revestimento usado seja o mesmo nos dois ambientes. Uma pequena parede pode ser ótima solução para separar um local do outro.

  • Priorize Itens Básicos

O que toda lavanderia precisa ter é um tanque e uma máquina de lavar roupas. Portanto, esses dois itens devem ser sua prioridade na hora de planejar a área de serviço. Muitas vezes, principalmente em apartamentos com a lavanderia integrada a cozinha, não resta espaço para nenhuma outra coisa. Então, antes de comprar sua máquina de lavar, tire as medidas e calcule para que tenha espaço para organizar esses itens.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional2

Essa minúscula área de serviço integrada a cozinha, priorizou os itens básicos (tanque e máquina de lavar) tornando-se funcional, além de poder ser escondida com uma porta de correr. Uma ótima solução para os momentos em que o espaço não estará sendo utilizado ou quando for receber visitas.

  • Móveis

Toda área de serviço precisa de um local para guardar produtos de limpeza, organizar e separar as roupas sujas das limpas e, se possível, um varal para pendurar as roupas molhadas. Tudo dependerá do espaço que você tem disponível para a sua lavanderia. Mas mesmo as menores podem contar com os armários aéreos, que devem ficar dispostos acima das máquinas de lavar roupa ou do tanque.

Outro truque interessante é instalar um balcão sobre a máquina de lavar, dessa forma você ganhará um espaço para apoiar o que for necessário para facilitar o seu trabalho.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional3

Além dos armários aéreos, esse projeto também instalou um armário abaixo do tanque, para criar mais espaço para a organização dos produtos.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional4

Para quem não abre mão de ter também uma máquina de secar, colocar uma sobre a outra pode ser uma boa saída para economizar espaço. Nesse caso o ideal é contar com móveis planejados.

  • Use caixas ou cestos organizadores

Os cestos organizadores são práticos e ótimos para a decoração de uma lavanderia. Você pode encaixa-los nas prateleiras e utiliza-los para guardar as roupas, produtos de limpeza ou, até mesmo, outros itens como o ferro de passar roupa, por exemplo. Além do mais, eles são um toque de charme e estilo para a sua área de serviço. Veja as fotos:

como-deixar-lavanderia-linda-funcional5

Esse projeto sem dúvida utilizou os cestos organizadores como parte da decoração, já que estão presentes em todo o espaço e em diversos tamanhos.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional6

Já essa área de serviço conta com cestos apenas para auxiliar na organização.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional7

Essa é uma sugestão bastante interessante. Os cestos são utilizados para separar as roupas por categorias (branca, preto, colorido) e assim facilitar a tarefa de lavar as roupas.

  • Tenha varal aéreo e varal de chão

Nem todo mundo tem espaço suficiente para um varal grande, mas é fato que todo mundo precisa de um para secar as roupas. Então, a dica é contar com um varal aéreo, de preferência próximo à janela (alguns prédios permitem varal sanfonado do lado de fora da janela), e outro de chão, que deve ficar guardo e dobrado quando não estiver sendo usado.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional8

Lavanderia com o varal aéreo

como-deixar-lavanderia-linda-funcional9

Lavandeira com varal vertical de chão

  • Use ganchos e suportes de paredes

Os ganchos de parede são muito úteis para otimizar espaços pequenos e ajudam a organizar as vassouras, rodos, mop, pás e outros utensílios. Outra opção é instalar esses ganchos dentro ou na porta de armários altos e, assim, manter esses objetos escondidos e evitando criar um aspecto de ambiente bagunçado.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional10

Esse é um exemplo de armário com ganhos na porta. Ótimo para organizar os materiais de limpeza.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional11

Nessa foto podemos ver como os ganchos de parede ajudaram a organizar e otimizar o espaço da lavanderia.

como-deixar-lavanderia-linda-funcional

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *