Dicas para escolher a cortina certa

A cortina é uma peça coringa na decoração de qualquer quarto ou sala. Para você ter uma ideia, a mudança da cortina pode dar uma cara nova ao local sempre precisar trocar nenhum outro item de decoração. Mas, para fazer isso, você precisa entender um pouco sobre o universo das cortinas e acertar na escolha na hora de criar um estilo para sua sala ou quarto.

São tantos tamanhos, modelos, cores, estampas que podem nos confundir e torna a decisão um pouco mais difícil. Então, se você está pensando em comprar cortinas novas para a sua casa, leia e anote as nossas dicas e boas compras!

  1. Tamanho
  2. Acertar no tamanho é a parte mais importante. As cortinas longas, que ficam rente ao chão, são as mais indicadas, pois alongam o pé direito do ambiente e ficam muito mais elegantes. Mas se você tiver um móvel que não permita isso, escolha uma cortina que fique pelo menos entre 15 e 20 centímetros abaixo da janela.

    Para a parte superior e para as laterais também é indicado que o tecido fique cerca de 15 centímetros maior, para dar sempre a sensação de alongar e nunca de encolher a janela. Então, a primeira coisa que você deve fazer antes de sair para escolher as suas cortinas novas é tirar as medidas de todas as janelas e calcular esses centímetros a mais.

    dicas-escolher-cortina-certa

    Repare que, mesmo com o sofá próximo a janela, a cortina escolhida é longa e vai até o chão, alongando o pé direito do ambiente.

    É importante também ficar atento ao comprimento. As cortinas devem ficar sempre rentes ao chão e nunca longas demais.

    dicas-escolher-cortina-certa2

    Ter cortinas longa no quarto também é uma boa opção para deixar o ambiente mais elegante e sofisticado.

  3. Tecido
  4. Essa é uma das horas em que você pode se sentir mais confuso. Afinal são tantas opções e lindos tecidos que fica difícil decidir. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é definir as funções que sua cortina irá exercer. Por exemplo, se você precisa de um tecido mais pesado para bloquear um pouco o excesso de luz do sol ou se você precisa de algo mais leve para que não bloquei a luz de natural.

    Os tecidos sintéticos e voil são os mais escolhidos pela fácil manutenção e durabilidade. A seda e o veludo já não são mais tão usados, mas são os tecidos que dão mais classe e imponência para o ambiente, por isso são bons acompanhantes de decorações clássicas. Já para quem gosta de locais com ar mais despojado os tecidos indicados são o algodão, a fibra ou o bambu.

    dicas-escolher-cortina-certa3

    Esse é um exemplo de cortina em voil. Por ser leve, o voil permite que a luz do sol entre com maior facilidade e, por isso, muitas vezes vem acompanhado da cortina blackout.

    dicas-escolher-cortina-certa4

    A cortina de veludo é elegante e sofisticada, mas precisa sempre de um forro já que pode ser rapidamente danificada pelo sol.

    dicas-escolher-cortina-certa5

    As cortinas de bambu são lindas e criam um ar praiano e despojado, ideal para quem gostaria de descontrair o ambiente.

  5. Cor
  6. Para escolher a cor certa da sua cortina você deverá se inspirar na decoração já existente no ambiente. Olhe para os móveis e objetos decorativos e tente imaginar a cor que iria harmonizar perfeitamente ali. Locais com muitas cores ficarão melhores com cortinas em cores neutras, mas se a decoração da sua sala ou quarto for baseada em cores off white você pode ousar mais na escolha da cortina e trazer mais vida e estilo para o ambiente.

    dicas-escolher-cortina-certa6

    Essa sala tem os tons de roxo como pano de fundo e a cortina escolhida segue a mesma ideia, com tons mais claros.

    dicas-escolher-cortina-certa7

    As cores neutras da decoração dessa sala permitiram cortinas em um tom mais ousado. Repare em como as almofadas de mesma cor foram incorporadas para complementar e acompanhar as cortinas.

    dicas-escolher-cortina-certa8

    As cores desse ambiente ficaram por conta das obras de arte e a cortina foi escolhida em tom neutro.

  7. Estampas
  8. Quem nunca se deparou com uma cortina estampada e pensou, será? Afinal elas são lindas e cheias de personalidade, mas pode são ser tão fácil combina-las com a decoração da casa. O fato é que as estampas ficam muito bem em locais mais despojados, em quartos infantis ou em decoração no estilo vintage, tudo é possível quando se tem bom gosto. O mais importante é encontrar um meio de fazer com que tudo ao seu redor esteja em harmonia.

    dicas-escolher-cortina-certa9

    Veja como essa cortina com estampa floral harmoniza perfeitamente com os outros itens da decoração, como o estofado de uma das poltronas e o tapete.

    dicas-escolher-cortina-certa10

    Se você estiver procurando uma cortina para o quarto do seu pequeno ou pequena, as cortinas estampadas certamente serão uma boa opção.

    Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *