Dê elegância e sofisticação às áreas externas com o Pergolado

Sofisticados e muito funcionais, os pergolados são muito utilizados para a decoração de ambientes externos e áreas de lazer, mas também podem ficar incríveis como cobertura de garagens e ganhar um sentido muito mais funcional do que simplesmente decorativo. Eles são formados, geralmente, por pilares e vigas de madeira vazados e podem ser cobertos com vidro, policarbonato translúcido ou por plantas.

Existem também pergolados feitos de outros materiais, como plástico e bambu. Para escolher o material, tudo dependerá do resultado que deseja alcançar. Seja como for, esse é um tipo de coisa que agrega muito charme e estilo a decoração. Abaixo separamos algumas dicas e fotos inspiradoras. Confira!

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado

Quem está pensando em decorar o quintal e está em busca de ideias, pode apostar no pergolado. A peça garante muito charme ao local e você pode incrementar com lindos itens de decoração, como um mobiliário confortável e, quem sabe, uma jacuzzi. Perfeito para quem deseja investir em um espaço de descanso, quase que um spa em casa.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado1

Outra sugestão é usar o pergolado para criar sombra em uma área de lazer, onde pode ser utilizada para convidar amigos e familiares em ocasiões especiais ou simplesmente para relaxar durante os dias de folga. Quando utilizado o vazado, é importante se atentar para os móveis que ficarão expostos ao sol e a chuva e, por isso, devem ser específicos para ambientes externos.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado2

Apesar de a madeira ser o material mais comum para o pergolado, não é o único. Veja como também é possível ganhar sofisticação com um pergolado de ferro. Para utilizar móveis como os da foto, cubra o seu pergolado com vidro ou policarbonato translúcido, assim você os manterá protegidos das intempéries do tempo e, ao mesmo tempo, permitirá a entrada de luz solar.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado3

Essa é uma das ideias que mais chamam a atenção pela beleza. Os pergolados com plantas e flores são simplesmente incríveis e criam ambientes perfeitos para áreas de lazer. Existem plantas específicas para os pergolados e são, basicamente, trepadeiras. É preciso ter um cuidado especial durante todo o tempo, para que as plantas crescem saudáveis e sejam aparadas sempre que necessário.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado4

Claro que é possível usar o charme do pergolado em espaços pequenos. Tudo é possível. Veja que incrível ficou o resultado desse pequeno e lindo jardim. Tem até um banco confortável para quem quiser relaxar, ler e passar um tempo por ali. Perfeito para quem não tem muito espaço em casa, mas sempre sonhou com uma área de lazer sofisticada.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado5

A opção com vigas também nas laterais traz um pouco mais de privacidade ao local, deixando-o também muito mais aconchegante. Essa opção é muito vista em espaços de beleza, como spas, e também em praias de hotéis de luxo. Isso não quer dizer que você não possa ter algo parecido em seu jardim.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado6

Outra alternativa de material é a madeira plástica. Ela é bastante resistente e fica tão linda quanto a madeira natural. Com cobertura você terá uma área de lazer protegida da chuva e do sol, sem bloquear a entrada de luz natural para dentro da sua casa. Além de lindo é muito funcional.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado7

E o que falar dos pergolados de bambu? São lindos, cumprem bem a função e dão um ar mais leve e natural ao ambiente. Veja como o espaço da foto acima foi decorado, com apenas uma mesa e cadeiras e alguns vasos de plantas. A sombra criada pelo pergolado dá mais conforto e torna o ambiente perfeito para receber vistas.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado8

E como todo brasileiro ama churrasco, não poderíamos deixar de mostrar como o pergolado se encaixa bem junto a churrasqueira. São muito comuns em áreas de lazer de prédios e condomínios, mas nada impede que você crie uma área de churrasco no quintal da sua casa e cubra com o lindo e charmoso pergolado.

de-elegancia-e-sofisticacao-as-areas-externas-com-perlogado9

Por último, a garagem! Todo mundo que se preocupa com o carro sabe o quanto é importante ter uma área coberta para estaciona-lo e, se você ainda quer agregar algo que dê charme ao local e não bloqueia a luz solar, os pergolados podem ser uma excelente solução.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *