Cozinhas americanas: veja dicas e ideias para decorar



Se você mora ou está pensando em morar em um apartamento pequeno já deve ter ouvido falar sobre as cozinhas americanas. Elas são caracterizadas por terem um balcão e serem integradas com os outros ambientes da casa, como a sala de jantar ou a sala de estar. Com o crescimento de apartamentos pequenos, esse tipo de cozinha se tornou muito popular no Brasil e acabou conquistando a preferência de muitos.

E não é à toa, já que as cozinhas americanas são práticas e permitem a interação do “chef” com os convidados e membros da família enquanto prepara a refeição. Quase que uma cozinha gourmet, só que sem tantos requintes.

Para te ajudar a decorar uma cozinha americana, separamos algumas dicas e ideias interessantes, além de fotos inspiradoras. Veja logo abaixo.

Revestimentos

Primeiro vamos falar do revestimento, que é o ponto chave para toda a decoração. Como a cozinha americana é integrada com outros espaços, tudo deve estar em harmonia e a decoração deve ser a mesma por toda a extensão. Alguns projetos diferenciam o piso da cozinha para o piso da sala, isso é possível, mas não o mais recomendando. Manter o mesmo piso por todo o ambiente é uma técnica bastante eficaz para ampliar o local. O mesmo pode ser dito das paredes. Confira o efeito nas fotos abaixo.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar

Repare que a cozinha é pequena, mas com espaço bem aproveitado e todo aberto, com revestimento igual em toda a região, a área fica mais ampla e muito mais confortável do que se tivesse piso e parede diferenciados. Repare também que a área da pia ganhou um material espelhado, também um truque para ampliar o espaço.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar1

Apesar de ter uma parede que separa a sala de estar da cozinha, o piso de todo o ambiente continua sendo o mesmo, já que o balcão integra a cozinha com a sala de jantar.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar2

Mais um exemplo que mostra a eficiência de manter o mesmo piso em todos os ambientes integrados. Mas repare que a parede da pia ganhou um revestimento diferenciado e colorido. Isso foi possível por essa parede não ser integrada aos outros cômodos.

Bancos e Bancada

A escolha dos bancos e da bancada também é importante para decorar a cozinha americana. A bancada pode tanto ser usada como um espaço a mais para a preparação de alimentos quanto servir como mesa e substituir a sala de jantar, em apartamentos muito pequenos. Já os bancos interferem na decoração e podem atrapalhar se não forem bem escolhidos. Nas fotos abaixo damos exemplos e dicas.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar3

Nosso primeiro exemplo mostra uma cozinha mais despojada e não tão pequena. A ideia de criar a bancada em tijolinhos aparentes dá um toque rústico e elegante ao mesmo tempo.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar4

Para que o fogão não dividisse espaço com a bancada onde os convidados irão comer há um murinho que os separa. Como isso pode ocupar mais espaço do que o desejado, o vidro e as cadeiras transparentes são usados como um truque visual e que aparenta ocupar menos espaço.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar5

Outra boa sugestão é fazer um balcão vazado, assim você poderá guardar os bancos embaixo dele e deixar mais espaço para circulação. Se preocupe com a altura do banco e do balcão, para que seja confortável sentar-se ali para refeições.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar6

A última ideia é usar o balcão com fogão e também como espaço para as refeições. Para isso você precisará de uma cozinha um pouco mais comprida.

Cores

E que cores você vai usar para decorar a sua cozinha americana? Lembre-se apenas que essa decisão irá influenciar em todos os outros ambientes que estão integrados à cozinha. As cores claras são ótimas para locais pequenos, pois ajudam a ampliar. Mas isso não quer dizer que tudo precisa ficar branco. Veja as fotos abaixo e inspire-se.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar7

Combinação de preto e vermelho sempre dá certo e fica superelegante. Como o vermelho é a cor mais forte, use-a em detalhes e dê prioridade ao branco e o preto na maior parte dos móveis e eletrodomésticos.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar8

Ou que tal ousar e combinar o preto com o pink? Essa é uma combinação alto astral e jovem, que dará um toque bem moderno ao ambiente.

cozinhas-americanas-veja-dicas-ideias-para-decorar9

Mas se estiver com medo de errar, use o branco. A cor mais clássica para as cozinhas e que ajuda a iluminar e ampliar o espaço. Para dar um toque de cor, aposte em objetos de decoração e em detalhes. Os bancos poderiam, por exemplo, ser coloridos ao invés de branco.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *