Como usar pastilhas na decoração

Muito encontradas em banheiros, cozinhas e piscinas, as pastilhas são modernas e superelegantes, ficam bem com praticamente todos os projetos de decoração, já que são facilmente encontradas em diferentes cores, formas, tamanhos e materiais. Entre elas a mais famosa é a pastilha de vidro, mas também é possível encontrar pastilha de cerâmica, pastilha de bambu, pastilhas de porcelana e pastilhas adesivas. Seja qual for o material escolhido, conte sempre com a ajuda profissional para a aplicação.

Selecionamos algumas fotos abaixo, com explicações e dicas para usar as pastilhas na decoração. Confira!

Cozinha

A cozinha é um dos locais onde as pastilhas são mais usadas. Elas podem contribuir para dar mais cor ao local ou dar um toque de sofisticação. Podem ser usadas em paredes inteiras ou em apenas alguns pedaços. Tudo depende do efeito que você deseja alcançar.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao

Na primeira foto você pode reparar que as pastilhas foram utilizadas em apenas uma faixa da parede e contribuem para deixar a cozinha mais colorida, com mescla de tons de azul e verde. Sem elas, seria apenas uma cozinha branca e sem graça.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao1

Em tom monocromático, esse tipo de pastilha garante um ar mais elegante e sofisticado para a cozinha. Combina bem com móveis brancos ou pretos e com eletrodomésticos em inox.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao2

Cozinhas pequenas e que tem pouca parede também podem contar com as pastilhas. Veja que lindo ficou o projeto acima, que dá cor à cozinha por meio de detalhes e das pastilhas.

Banheiro

O banheiro é outro ambiente clássico para se usar pastilhas, até mais comum do que nas cozinhas. Um truque interessante quando se usa esse tipo de material nos banheiros é quando há a intenção de ampliar o ambiente. Pastilhas pequenas dão uma incrível sensação de que o espaço é maior.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao3

 

Repare em como as pequenas pastilhas ampliam o ambiente. No entanto, não use pastilhas de vidro no chão do box, elas ficam escorregadias quando molhadas e pode provocar acidentes.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao4

Para criar mosaicos ou desenhos divertidos nas paredes, opte pelos modelos de 1,0 x 1,0cm. Já se a ideia é fazer faixas estreitas ou usar as pastilhas em paredes menores os modelos de 2,0 x 2,0cm e 2,5 x 2,5cm são recomendados.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao5

O banheiro da foto acima foi decorado com pastilhas de bambu. O visual é muito diferente dos outros materiais e garante um ambiente mais rústico e próximo a natureza. Ideal para quem gosta da ideia de ter um banheiro para relaxar. Além disso, ela pode ser facilmente combinada com pastilhas de outros materiais. Repare na banheira.

Salas

As salas não costumam ganhar paredes com pastilhas, mas as feitas de bambu já ocuparam esse lugar em alguns projetos inovadores. Veja a foto abaixo, onde uma parte da parede foi revestida com pastilhas de bambu. Apesar de estar em um ambiente interno, esse espaço também ficaria ótimo em varandas, por exemplo. Gostou da ideia?

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao6

Piscinas

Piscinas com pastilha de vidro são lindas. Para esse caso o ideal é optar por modelos maiores, quem podem ter cores mescladas e diferentes. Claro que, na maioria das vezes, são as azuis que dão o tom da piscina, mas podem ser escolhidas em tons diferentes para criar desenhos e formas. Confira as fotos que separamos abaixo.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao7

Clássica e elegante, essa piscina mesclou os tons de azul das pastilhas de vidro e conseguiu um efeito simples, mas lindo e bastante sofisticado. Não esqueça, no entanto, que esse tipo de aplicação requer mão de obra profissional e constante manutenção. Com o tempo as pastilhas tentem a se soltar e isso pode provocar acidentes. Então, fique atento.

como-usar-pastilhas-de-vidro-na-decoracao8

Escolher cores diferentes de pastilhas para criar desenhos no fundo da piscina é uma técnica bastante utilizada. Imitar o formato das ondas e suas curvas é tão clássico quanto bonito.

Agora você já sabe como e onde utilizar as pastilhas na decoração. Não esqueça de consultar um profissional para a aplicação correta e garantir maior tempo de duração do material. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar e deixe seu cometário.

Para ficar por dentro de todas as matérias e novidades do Loucos por Decoração curta nossa página no Facebook:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *