Como usar papel de parede na decoração



como-usar-papel-de-parede-decoracao

Os papéis de parede são lindos para a decoração de qualquer cômodo e tem o poder de modificar um ambiente de forma rápida e prática. Tanto pelo efeito estético quanto pela sua praticidade, o papel de parede ainda é muito requerido na decoração de quartos e salas. Mas você sabia que ele pode ser aplicado em qualquer lugar, inclusive em ambientes húmidos, como os banheiros?

Se você estava com vontade de dar uma repaginada na sua casa, veja como o papel de parede pode ser um grande aliado.

Tipos de Papel de Parede

como-usar-papel-de-parede-decoracao1

Primeiro é importante você saber que existem tipos diferentes de papel de parede, com materiais e configurações de instalação diferentes. Os 3 principais são o tradicional, o vinílico e o TNT. Veja as características de cada um para saber qual o melhor para o ambiente que você deseja decorar:

Tradicional: Esse papel de parede é de fato um papel, feito de celulose e, por isso, deve ser aplicado apenas em ambientes secos, como as salas de estar e jantar e os quartos. Ele é de fácil limpeza, podendo ser feita apenas com um pano úmido.

Vinílico: Esse material é indicado para ambientes úmidos, como banheiros e cozinha, por ser resistente à água. Fabricado em PVC, o papel de parede vinílico tem como principal característica o longo tempo de duração e a facilidade de limpeza.

TNT: A sigla significa Tecido Não Tecido. Ou seja, é um material que imita tecidos, mas não é. Sua higienização também é simples e pode ser feita com detergente.

Ambientes

Como já dissemos, você pode aplicar o papel de parede em qualquer ambiente da sua casa, mas cada cômodo merece uma atenção especial e alguns cuidados para não errar na decoração.

Salas

Vamos começar falando das salas. Pode ser de estar, de TV ou de jantar, o papel de parede tem a importante função de quebrar a monotonia das paredes iguais e dar um “up” na decoração. Para não deixar o ambiente muito pesado visualmente, escolha uma única parede para a aplicação e procure combinar os desenhos, cores e texturas do papel com os demais objetos de decoração do ambiente.

Você pode escolher o material que mais lhe agradar, já que as salas são ambientes secos. A única indicação para a utilização do papel de parede vinílico em salas é para casas com pets. O contato com as sujeiras do seu animal de estimação pode danificar o papel de parede tradicional.

como-usar-papel-de-parede-decoracao2 como-usar-papel-de-parede-decoracao5 como-usar-papel-de-parede-decoracao4 como-usar-papel-de-parede-decoracao3 como-usar-papel-de-parede-decoracao6

Quartos

Assim como as salas, os quartos são locais secos e por esse motivo podem receber qualquer tipo de papel de parede. Em quartos infantis, no entanto, o mais indicado é utilizar os vinílico, que são mais fáceis de limpar e não acumulam poeira. Evitando que as crianças adquiram alergias respiratórias.

Opte por uma cor ou estampa que combine com a decoração do quarto, seguindo o mesmo estilo proposto pelos móveis e objetos. Você pode utilizar o papel em todas as paredes ou optar por apenas uma. Geralmente, nos quartos de casais, apenas a parede onde fica a cabeceira da cama recebe a aplicação do papel.

como-usar-papel-de-parede-decoracao7 como-usar-papel-de-parede-decoracao11 como-usar-papel-de-parede-decoracao10 como-usar-papel-de-parede-decoracao9 como-usar-papel-de-parede-decoracao8

Home office

Para quem tem um home office em casa, os papeis de parede podem ser uma boa solução de decoração, que ajuda a delimitar o espaço de trabalho. Pode ser aplicado na parede em frente à sua mesa de trabalho ou na lateral, mas escolha apenas uma para a aplicação e prefira os tons neutros. Dessa forma você não irá sobrecarregar o espaço com muita informação visual e favorecerá a concentração que precisa ter na hora de trabalhar.

como-usar-papel-de-parede-decoracao12 como-usar-papel-de-parede-decoracao14 como-usar-papel-de-parede-decoracao13

Cozinhas

A cozinha é um ambiente úmido e por isso precisa de um papel de parede resistente, então esqueça o tradicional e opte pelo vinílico ou o TNT. Você pode aplica-lo nas áreas entre as bancadas ou armários em meia parede. Não é muito comum usar papel de parede em todas as paredes ou em paredes inteiras nas cozinhas.

como-usar-papel-de-parede-decoracao15 como-usar-papel-de-parede-decoracao16

Banheiros

O melhor papel de parede para ser aplicado no banheiro é o vinílico. Além de ser resistente à água, ele é mais durável e fácil de higienizar. Você pode soltar a sua criatividade e escolher um papel de parede colorido e cheio de estampas, já que o banheiro é um local onde temos poucos objetos de decoração.

como-usar-papel-de-parede-decoracao17 como-usar-papel-de-parede-decoracao19 como-usar-papel-de-parede-decoracao18

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *