Como usar o granito em diferentes ambientes



Mais barato e durável que o mármore, o granito pode ser uma ótima opção para pisos e revestimentos.

O granito é um material muito usado para revestimentos, seja na sala de estar, na cozinha ou no banheiro. Mais barato que o mármore, mas ainda com um efeito muito bonito, essa é uma opção boa para quem está sem busca de algo funcional e durável. O granito é simples de limpar, bastando apenas sabão neutro e água, e dura entre 20 e 30 anos quando bem cuidado.

A primeira dica para combinar o granito com os ambientes da sua casa, seja para usar no piso, na parede ou em acabamentos de pias, é contar com peças lisas e preferencialmente de cor única nos móveis do cômodo. Isso porque o granito sempre tem tonalidades em estampas e nunca são de cor única.

A segunda dica importante é contar com mão de obra especializada para a instalação do material. Se instalado de forma correta, a durabilidade irá aumentar, bem como a sua satisfação. E, por último, certifique-se de que o granito será funcional para o ambiente. Por ser um piso frio, pode não ser uma boa ideia para quartos, por exemplo, principalmente me regiões onde o inverno é mais rigoroso.

Dito isso, vamos mostrar à você algumas dicas e fotos de granitos utilizados nos mais diversos cômodos da casa.

Cozinha

O granito é uma das melhores opções de pedras para acabamentos em cozinhas. A grande vantagem dele sobre o mármore, além do custo menor, é a durabilidade. O Granito não é poroso como o mármore, o que evita que ele absorva detritos e produtos químicos, sendo assim é um material que não mancha e dura por muito mais tempo.

Apenas com essas informações você já deve ter se convencido a optar pelo granito, mas se ainda não está 100% certo dessa decisão, saiba que existem diversos tipos de cores e estampas de granitos, que podem deixar sua cozinha linda e elegante, independentemente do estilo de decoração que você escolheu.

Segundo alguns especialistas, a cor mais pedida pelos clientes é o granito preto. Básico e elegante, ele combina com todas as cores. Mas você pode ainda procurar pelas lindas pedras brancas, pelas amarelos ou marrons. Tudo depende do gosto e do estilo dos móveis escolhidos. Confira as fotos abaixo, onde o granito foi usado nas bancadas, pias e piso.

como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes2 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes1

Banheiro e Lavabos

Assim como a cozinha, o banheiro é um ambiente de muita umidade e, por isso, o uso do granito é uma excelente ideia, principalmente pela questão da praticidade. Fácil de limpar e com longa durabilidade, esse material pode ser utilizado tanto para a pia, como para o revestimento de pisos e paredes do banheiro.

Quando comparado ao mármore, o granito pode acabar perdendo em questão de beleza e estética, mas sempre vence no valor. Como já dissemos acima, esse é um material mais barato e isso pode fazer toda a diferença na hora de escolher. No entanto, nem o mármore e nem o granito são aconselhados para a área interna do box.

Confira abaixo alguns banheiros com pias e pisos de granito!

como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes3 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes5 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes4como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes6

Hall de Entrada

Geralmente o hall de entrada acaba ganhando o mármore como revestimento, por ser mais marcante e também mais sofisticado. Mas algumas peças de granito também podem cumprir muito bem com esse papel, principalmente para quem está precisando economiza.

Optar por tons de amarelo e verde no granito para o hall de entrada pode ser uma ótima ideia. A mescla de mais de uma cor, utilizando uma como principal e a outra como borda e rodapé, pode conferir um estilo ainda mais bonito. Veja as inspirações nas fotos abaixo.

como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes7 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes8

Sala de estar

Por último, mas não menos importante, a sala de estar. O granito tem ganhado cada vez mais espaço no revestimento dos pisos por ser um material muito mais durável e menos abrasivo (não risca) do que os lindos pisos de cerâmica e porcelanato.

Pode ser usado em toda a extensão da sala de estar, inclusive nas escadas. Para diminuir a frieza do piso e deixar o ambiente mais confortável algumas decorações utilizam tapetes, principalmente na época de inverno. Veja as fotos que selecionamos abaixo, com o piso de granito em sala de estar e escadas.

como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes11 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes10 como-usar-o-granito-em-diferentes-ambientes9

Convencido a escolher o granito para os revestimentos da sua casa? Deixe seus comentários e compartilhe suas ideias com a gente! Para ficar por dentro de todas as novidades do Loucos por Decoração, acompanhe a gente pelo facebook:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *