Como usar estrado de madeira, caixotes e paletes na decoração

Além de darem um toque super especial à decoração, reutilizar os estrados de madeira e os caixotes também são uma forma de contribuir com o meio ambiente. Dar uma nova utilidade a materiais que iriam para o lixo é fundamental para a sustentabilidade do planeta.

Geralmente, a madeira utilizada nos paletes é de eucalipto ou pinus e precisa ser preparada adequadamente antes de ser reaproveitada. A dica é lixar e tratar contra pragas, fungos e bactérias, fazendo a utilização de produtos impermeabilizantes, sem substâncias tóxicas. Se não for impermeabilizada, a madeira pode absorver a umidade do ambiente e acabar apodrecendo.

Depois de tratar, basta soltar a criatividade para utilizar esse material das mais diversas formas e nos mais diversos ambientes, como itens de decoração. As possibilidades são inúmeras, podem ser feitas mesinhas de centro, banquinhos e até sofás e camas. Além disso, você pode pitar com a cor que mais combinar com o seu ambiente ou deixa-la natural, para criar algo mais rústico. Para te ajudar com mais ideias, separamos 10 fotos. Confira!

1. Cabeceira da Cama

O estrado de madeira de uma cama antiga pode virar uma linda e charmosa cabeceira de cama. Na foto que selecionamos, o estrado ganhou uma nova cor para combinar com os criados mudos e também foi utilizado para apoiar duas luminárias, que substituem os abajures, deixando o espaço livre sobre os criados mudos para comportar outros objetos.

como-usar-estrado-de-madeira

2. Jardim Vertical

Quem é apaixonado por flores e plantas certamente já deve ter pensando em construir um jardim vertical, principalmente se o espaço disponível for pequeno. Os paletes ou estrados são a solução perfeita para apoiar os vasinhos e criar um lindo jardim. Basta fazer o tratamento da madeira, pintar (se você quiser), prega-lo na parede e amarrar os vasos. Veja como ficou lindo o jardim vertical da foto abaixo.

como-usar-estrado-de-madeira1

3. Porta Acessórios

Essa é uma ótima ideia para as mulheres que têm centenas de acessórios, como correntes, pulseiras, brincos e etc. O palete pode ser colocado no closet, atrás da porta de entrada do quarto, na parte interna da porta do seu guarda-roupa ou onde você achar mais interessante para a sua decoração. Coloque pequenos pregos para servir como ganchinhos e assim pendurar os acessórios. Uma ótima forma de decorar e organizar ao mesmo tempo.

como-usar-estrado-de-madeira2

4. Painel de TV

Está pensando em redecorar a sua sala, mas não tem dinheiro para comprar novos móveis? Que tal então reutilizar estrados e paletes para criar um lindo e estiloso painel de TV? Além de suportar a televisão, o palete será perfeito para posicionar também caixas de som ou quadros para decoração. Veja como essa sala de estilo vintage ficou incrível com o painel de TV feito em paletes.

como-usar-estrado-de-madeira3

5. Sofá

Sua sala também pode ganhar um novo sofá usando paletes. Lixe e faça o tratamento de impermeabilização da madeira, em seguida escolha a cor que deseja pintar, de preferência que combine com os demais detalhes da decoração da sua sala, e use puffs, futons, colchões e muitas almofadas para criar um espaço cheio de conforto e charme. Na foto que selecionamos, além do sofá de paletes, uma mesinha de canto perfeita para apoiar abajures e outros itens deu o toque final.

como-usar-estrado-de-madeira4

6. Um jardim inteiro

O que você acha da ideia de decorar toda a área externa da sua casa com móveis feitos de paletes? Banquinhos e mesinhas com alguns itens de decoração, como vasinhos e velas, além de algumas almofadas, deram um toque de charme e aconchego a esse jardim.

como-usar-estrado-de-madeira5

7. Mesa de Centro

Essa é uma das ideias mais incríveis do que se pode fazer com caixotes de feira. Basta tratar, pintar e posicionar os caixotes da forma que você pode ver na foto. Para ficar mais seguro, pregue um no outro. No centro, coloque um suporte de vidro ou de madeira e preencha com pedrinhas. Para finalizar, um lindo vasinho de flores e pronto. Você tem uma linda e charmosa mesinha de centro para renovar a sua sala de estar.

como-usar-estrado-de-madeira6

8. Porta Garrafas

É apaixonado por vinhos e bebidas? Então use os paletes para criar um lindo porta-garrafas. Veja na foto em como fica lindo e estiloso e ainda pode servir para guardar também as taças. Uma solução perfeita para decorar o seu bar e dar um ar rústico e, ao mesmo tempo, sofisticado.

como-usar-estrado-de-madeira7

9. Canto da Leitura

Para quem gosta de ler os caixotes podem funcionar muito bem na decoração do seu cantinho da leitura. Veja na foto que separamos como ficou incrível a mesinha baixa, com espaços perfeitos para guardar os impressos e apoiar o abajur. Para finalizar, um lindo puff, tapete no chão para criar mais conforto e um objeto de decoração. Simples, criativo, sustentável e lindo!

como-usar-estrado-de-madeira8

10. Armário de Banheiro

Tem um banheiro muito branco e sem graça e precisa de móveis para dar um toque de cor e estilo? Utilize os caixotes e pinte das cores que você quiser. Você pode posiciona-los igual ao da foto, para criar algo diferente, ou usar caixotes de mesmo tamanho e colocar um sobre o outro na mesma linha. Para ficar mais seguro, use pregos para que não caiam. Veja que incrível!

como-usar-estrado-de-madeira9

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *