Como usar Estantes na Decoração

Muitas pessoas acabaram abolindo o uso das estantes na decoração da casa por ser um móvel grande e que, muitas vezes, deixa o ambiente pesado e bagunçado, mas a verdade é que se usado da forma correta pode levar muito estilo e sofisticação à decoração de vários ambientes. Para isso, o mais importante é saber quais objetos usar para decorar e, principalmente, como manter organizado.

Muito útil para quem gosta de livros, as estantes podem ser posicionadas em cantinhos de leitura, no quarto ou até na sala de estar. Mas a decoração pode ir muito além disso, garantindo espaço nas prateleiras para objetos decorativos, como bibelôs e vasos de plantas.

Para te dar boas ideias e inspiração, separamos algumas fotos e dicas por cada um dos ambientes. Confira!

Estantes no Home Office

Quem trabalha em casa sabe da importância que é ter um espaço para guardar livros, documentos e outros materiais. Por isso, a utilização das estantes é sempre bem-vinda nos home-offices. Se o espaço for pequeno, opte pelas estantes de cores claras, que ocupam menos espaço visual. Os livros podem ficar expostos de forma organizada, já os documentos devem ser guardados em pastas ou caixas organizadoras, para minimizar a bagunça. Veja os exemplos:

como-usar-estantes-na-decoracao

Repare que mesmo com muitos materiais nas prateleiras, as caixas e pastas cumprem bem o papel de manter tudo visualmente agradável e organizado. O home-office precisa ser um local bem decorado e, acima de tudo, funcional. Manter a organização é fundamental para que você consiga encontrar os documentos e itens de trabalho no dia a dia.

como-usar-estantes-na-decoracao1

Essa estante, bem maior que a anterior, ganhou muitos livros na decoração. Essa é sempre uma boa forma de decorar, já que o ambiente ganha um ar de biblioteca, dando muita personalidade ao ambiente. Mas repare que algumas prateleiras foram reservadas para os objetos de decoração, como os vasos e alguns porta-retratos, sempre usados de forma assimétrica.

No cantinho da leitura

Claro que os apaixonados por livros precisam ter um cantinho especial para a leitura. Além de uma poltrona confortável e boa iluminação, esse espaço precisa de um local ideal para guardar os livros, o que pode ser conseguido facilmente com um estante. Existem várias formas de organizar livros, pode ser em ordem alfabética por autor ou por título. Isso quem decide é o dono dos exemplares, mas é importante organizar. Veja as fotos:

como-usar-estantes-na-decoracao2

Mesmo com a estante completamente cheia, a organização dos livros fez com que o espaço ficasse confortável e harmônico. Usar vasos de plantas também é uma ótima ideia para os cantinhos de leitura.

como-usar-estantes-na-decoracao3

Objetos de decoração também podem e devem ser usados para segurar os livros e mantê-los na posição. Essa estante de livros é uma ótima inspiração para quem precisa organizar o cantinho da leitura.

como-usar-estantes-na-decoracao4

Separamos essa foto para você ver como ideias criativas podem mudar completamente um ambiente. Você gostaria de ter uma estante assim no seu cantinho da leitura? Quem não?!

Na sala de estar

Antigamente era mais comum vermos estantes nas salas de estar, mas com espaços cada vez menores, elas acabaram sendo deixadas de lado por muitos decoradores. Fato é que hoje ela é vista como uma forma criar estilo e dar personalidade à sala de estar. A questão está mais em saber usar os objetos certos para decorar, como relógios, caixas decorativas, fotografias e objetos que mostrem o gosto e a personalidade do dono.

como-usar-estantes-na-decoracao5

A estante na parede de trás do sofá é uma ótima ideia. A decoração dessa sala é cheia de personalidade e mostra o estilo e o gosto do dono por cinema e música. Por isso, a estante ganhou itens como uma nota musical, por exemplo. O mais importante é não entulhar. Repare que os objetos estão bem espaçados e harmônicos.

como-usar-estantes-na-decoracao6

Essa outra estante está em uma sala menor, por isso foi escolhida em modelo vazado, que deixa o ambiente mais clean. Apesar das inúmeras coleções de livros, há bastante espaço entre os objetos.

No quarto

Ter estantes no quarto pode ser muito útil para guardar livros e brinquedos (no quarto das crianças), mas também pode ser uma peça decorativa para quartos espaços e um boa ideia para dividir ambientes e criar novos espaços dentro do cômodo. Veja como:

como-usar-estantes-na-decoracao7

Essa ideia é ótima para quem gosta de ler no conforto da cama antes da hora de dormir. Guarde seus livros na estante que fica na cabeceira da cama e eles estarão sempre à sua mão. Mas não esqueça de reservar estantes para itens decorativos e criar um ambiente mais agradável.

como-usar-estantes-na-decoracao8

Se o seu home-office ou área de estudo fica dentro do quarto, usar as estantes vazadas como forma de dividir o ambiente é uma ótima dica. As prateleiras podem ser usadas tanto para guardar itens de trabalho, quanto para objetos decorativos. Basta soltar a imaginação e lembrar de não entulhar tranqueiras.

como-usar-estantes-na-decoracao9 como-usar-estantes-na-decoracao10

Quartos infantis precisam de uma estante como essa. Super prática e linda para guardar brinquedos e deixar todo o ambiente organizado. Use caixas organizadoras coloridas para dar mais vida e deixar o ambiente ainda mais divertido para seus filhos. Uma observação importante é ter estantes mais baixas, para que os brinquedos fiquem ao alcance da criança e ela não precise se pendurar. Estantes altas são perigosas e não recomendadas para os baixinhos.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *