Como usar a iluminação para decorar ambientes



Muitas vezes, quando vamos decorar os cômodos da casa, acabamos esquecendo da iluminação. Apenas pensamos no lustre de centro dos ambientes e se quer cogitamos a hipótese de usar outros artifícios de luz artificial. O fato é que um projeto de luminotécnica bem feito pode mudar completamente a cara de um ambiente e torna-lo muito mais acolhedor e bonito, além de agregar valor ao ambiente.

Se você ainda não faz a mínima ideia do que estamos falando, não se preocupe. Separamos algumas fotos e dicas bastante simples e didáticas para te mostrar como alguns pontos de luz podem fazer a diferença na decoração. Impossível não se apaixonar.

Sala de Estar ou TV

Uma iluminação difusa, que é refletida de forma uniforme em todo o ambiente, é a mais utilizada nos cômodos, inclusive nas salas de estar e TV. Mas para conseguir um efeito mais aconchegante, alguns projetos incluem a iluminação indireta ou direta. Para entender melhor a diferença entre elas, veja as fotos abaixo.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes

Na sala da foto acima podemos observar alguns spots de luz direta, que iluminam objetos específicos. Essa técnica é muito usada para dar destaque a objetos e obras de arte, que decoram o ambiente. Fica superelegante e charmoso para qualquer sala de estar.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes1

O efeito da luz indireta é o que você pode observar na foto acima. Direcionando a luminosidade para cima, ela cria um ambiente mais intimista e aconchegante. Muitos projetos usam sancas de gesso para alcançar esse efeito, mas também pode ser feito com outros materiais, como o MDF e o Drywall.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes2

Utilizar luzes quentes, que são essas de coloração mais amarelada ou alaranjada, em iluminação direta também é uma ótima ideia para as salas. Elas dão um efeito muito bonito e aconchegante e são perfeitas para assistir TV a meia luz.

Quarto

Nos quatros também é preciso utilizar a iluminação difusa, para iluminar o ambiente como um todo, mas contar com abajures ou luminárias ao lado da cama é essencial para realizar atividades como, por exemplo, ler. Veja algumas fotos com iluminações para quartos e ganhe inspiração.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes3

 

No quatro de casal da foto acima podemos observar vários tipos de iluminação. A indireta acima da cabeceira da cama, a direta com spots de luz no teto, além dos abajures, com luz direcional. Um ambiente romântico e bastante aconchegante.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes4

A mesa coisa podemos observar nesse segundo quarto. Luz indireta em sanca de gesso e luz direta, decorativa, em nichos na cabeceira da cama somada aos charmosos abajures.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes5

No quarto do bebê também é muito importante ter atenção com a iluminação. Optar pelo dimmer, que são aqueles interruptores que regulam a intensidade da luz, como iluminação principal no quatro do bebê é uma das melhores soluções. Mas você não precisa ficar só nisso e pode também usar iluminação indireta na parede, como criar efeitos lúdicos.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes6

Veja que lindo é o efeito dessa parede, com iluminação indireta, para a decoração de quarto de bebê. Esse efeito pode ser alcançado com gesso ou MDF, além de outros objetos decorativos.

Jardins e Varandas

Se você tem o privilégio de ter um jardim em casa, não deixe que ele fique sem luz a noite. O mesmo vale para as varadas. Colocar spots de luz direta em alguns pontos pode tornar o ambiente ainda mais lindo a acolhedor, dando à sua área externa um ar encantador e perfeito para relaxar também durante a noite.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes7

Iluminar as plantas com spots de luz é uma das técnicas mais utilizadas por decoradores. E com essa foto linda, nem preciso explicar o porquê, não é mesmo?!

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes8

Veja como a iluminação direta fica em nichos com vasinhos de plantas na varanda. Quando escure o efeito é ainda mais bonito.

Banheiros

Todo mundo sabe que precisamos de boa iluminação geral no banheiro e também perto do espelho. Mas alguns projetos inovadores sugerem a utilização de lâmpadas de LED coloridas para tornar o banheiro de casa mais confortável e tão relaxante quanto o de um spa. A melhor parte é que as lâmpadas de LED consomem pouco energia. Veja as fotos e apaixone-se.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes9

A luz de LED é usada em iluminação indireta e cria esse efeito incrível no banheiro. Ideal para um relaxante banho de banheira.

como-usar-a-iluminacao-para-decorar-ambientes10

Esse outro projeto abusou um pouco mais a luz de LED, mas ainda assim ficou incrível. Lembrando que o azul é, segundo pesquisas psicológicas, a cor do relaxamento e por isso é muito utilizada nesse tipo de projeto.

Agora você entende a importância de criar um projeto de iluminação específico e detalhado para cada ambiente? Como pretende iluminar a sua casa agora? Comente e compartilhe suas ideias com a gente e aproveite para acompanhar todas as nossas matérias pelo Facebook:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *