Como trazer luz para ambientes escuros

Ás vezes parece muito difícil iluminar um ambiente escuro. O mal posicionamento das janelas ou a arquitetura da casa podem não favorecer a entrada da luz do dia, mas existem várias formas e deixar os ambientes mais claros, algumas podem ter um custo mais elevado enquanto outras são mais acessíveis e simples. Tudo dependerá da sua necessidade e das especificações da sua casa.

Confira as nossas dicas de como deixar os ambientes mais claros e mãos à obra!

Janelas e Cortinas

Se a sua casa ou apartamento for daqueles que têm janelas minúsculas, esse é provavelmente o maior problema da falta de luz nos ambientes. Se for possível, aposte em uma reforma e instale janelas grandes para que o sol possa entrar, ainda mais se você estiver em um local com uma bela vista. Mas cuidado para não exagerar e lembre-se que o excesso de luminosidade pode tornar o local desconfortável, além de ficar muito quente no verão.

Já as cortinas de ambientes mal iluminados devem ser em tons neutros e claros. Cortinas escuras e com panos pesados tornarão os ambientes ainda mais anoitecidos.

como-trazer-luz-ambientes-escuros

Sala de apartamentos que têm saída para a varanda geralmente contam com uma boa iluminação, já que as portas de vidro permitem a entrada do sol.

como-trazer-luz-ambientes-escuros1

As janelas dos quartos também devem ser generosas e contar com cortinas claras e de tecidos leves.

Iluminação Zenital

Essa é uma boa dica para quem deseja luz natural e dispõe de tempo e recursos para planejar a iluminação zenital, onde a luz do dia entra por meio de aberturas na cobertura, levando claridade aos ambientes que somente a janela não dá conta. Mas, para instalar a iluminação zenital, é fundamental contar com a orientação de um arquiteto ou engenheiro. Alguns telhados podem não suportar a instalação das claraboias ou domos, além de ser necessário garantir a vedação correta.

como-trazer-luz-ambientes-escuros2

Esse tipo de iluminação é muito utilizado em banheiros, mas também são ótimas opções para corredores e jardins de inverno.

como-trazer-luz-ambientes-escuros3

Repare que ao iluminar o corredor muitos outros ambientes da casa podem ser beneficiados.

Cores Claras

Se você não quer investir em grandes reformas e precisa de soluções mais simples e baratas, existem algumas alternativas para iluminar a casa antes de recorrer à luz artificial. Observe se o ambiente que você quer iluminar tem paredes ou pisos escuros. Se a resposta for sim, comece por trocar as cores. Não precisa pintar tudo de branco, mas escolher tons claros vai ajudar e muito. Você pode optar por um teto branco e paredes cinzas, por exemplo. O mesmo para o piso.

como-trazer-luz-ambientes-escuros4

Repare que para garantir a boa iluminação esse ambiente foi inteiramente decorado com cores suaves, do chão ao teto, inclusive na escolha da cor do tapete e do tecido da cortina. O colorido ficou por conta dos detalhes em objetos decorativos.

como-trazer-luz-ambientes-escuros5

Uma boa dica para quem deseja um ambiente claro, mas com um toque mais colorido é apostar em faixas na parede, como você pode ver na foto acima.

Menos é Mais

Esse deve ser seu lema na hora de clarear um ambiente. Muitos móveis e o excesso de objetos de decoração deixam o ambiente mais pesado e, consequentemente, mais escuro. Por isso, poste no básico. Quanto mais clean for o cômodo, mais claro ele será.

como-trazer-luz-ambientes-escuros6

Essa sala conta com móveis claros e pouquíssimos objetos de decoração, deixando o ambiente mais clean e favorecendo a iluminação.

como-trazer-luz-ambientes-escuros7

Para dar um toque de colorido ao ambiente, aposte nos objetos decorativos obrigatórios, como as almofadas do sofá.

Iluminação Artificial

Se você já fez tudo o que listamos acima e sua casa ainda continua escura, a solução é a iluminação artificial. Aposte em projetos luminotécnicos com várias opções de iluminação independentes. Na sala, por exemplo, você pode contar com a luz central, feita por uma luminária pendente ou plafon, e outros pontos de luz em sancas de gesso. Veja alguns exemplos de iluminação artificial:

como-trazer-luz-ambientes-escuros8

Essa sala conta com a iluminação central somada a spots de luz em todo arredor.

como-trazer-luz-ambientes-escuros9

No quarto, aposte nos abajures para auxiliar na iluminação. Além do que, eles são super charmosos e garantem um ambiente mais confortável.

como-trazer-luz-ambientes-escuros10

E quem disse que abajur só pode ser usado no quarto? Na sala eles podem ser seus melhores aliados para iluminar.

como-trazer-luz-ambientes-escuros11

Não esqueça de iluminar também os corredores. Eles ajudam a clarear os ambientes mais próximos e podem ficar ligadas o tempo todo, sem causar incomodo.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *