Como transformar a varanda em sala de jantar



Com os apartamentos cada vez menores, as pessoas têm buscado novas soluções para ampliar os ambientes da casa utilizando alguns truques de decoração e oferecer mais conforto para a família. Quem gosta de receber visitas em casa para almoços e jantares, ter um sala de jantar ampla é fundamental e, por isso, tem aumentado o número de pessoas que optam por transformar a varanda em um espaço de jantar.

Se esse é o seu caso, vamos dar algumas dicas importantes que vão te ajudar na decoração. No entanto, antes disso é importante falar sobre a sua sala de jantar regular, aquela que fica na parte interna do apartamento. Mesmo usando a varanda para criar esse espaço, não abra mão de ter um mesa de jantar ou, pelo menos, um balcão na área interna. No dia a dia comum da família, esse espaço é mais confortável e importante para as refeições, cotidianas.

A varanda como sala de jantar servirá mais para os dias especiais, quando você receber visitas ou realizar algum tipo de comemoração. Dito isso, selecionamos algumas dicas e muitas fotos para você se inspirar na hora de decorar. Confira!

Aposte nas cortinas de vidro

Para fazer uma sala de jantar realmente confortável, é preciso se preocupar, em primeiro lugar, com o controle das intempéries do tempo, como chuva, vendo, excesso de luminosidade e etc. Uma boa maneira de fazer isso é colocando uma cortina de vidro por toda a extensão da varanda.

A grande vantagem das cortinas de vidro é que é possível abri-la completamente sempre que o tempo estiver favorável e fechar quando for necessário, protegendo o ambiente de ventos fortes e chuva. Contudo, é preciso verificar com o síndico do prédio se é permitido colocar as cortinas de vidro. Alguns condomínios proíbem, pois modifica a fachada do prédio.

Escolha os móveis certos

A escolha dos móveis também é fundamental para quem deseja ter uma sala de jantar na varanda. Caso você possa colocar a cortina de vidros, sua escolha é simplificada, já que as peças ficarão protegidas das ações do tempo. Caso contrário, busque por móveis mais resistentes, feitos especialmente para suportar chuva e sol em excesso.

Lembre-se que você está criando uma sala de jantar e não uma varanda simples. Por isso, busque por móveis em altura confortável para realizar as refeições. Outra dica fundamental é medir o espaço antes de comprar os móveis. Você precisa calcular a área livre de circulação e planejar o espaço que poderá ser ocupado pelos móveis.

Varandas espaçosas podem ganhar até uma cozinha gourmet e sofás, além da mesa de jantar. Já as menores devem se ater no básico, de forma a cumprir a missão de ser um espaço confortável para realizar refeições. Veja as fotos abaixo e copie as ideias.

A importância de iluminar

Muitas vezes as varandas ficam completamente sem iluminação artificial, já que recebem uma grande quantidade de luz natural. Contudo, se esse espaço for utilizado como uma área de jantar, será preciso contar com luz artificial, principalmente durante a noite.

É incomum utilizar lustres nessa área, mas pode ser um boa ideia, dependendo do estilo de decoração que você escolher. Mas se não quer correr o risco de errar, o mais indicado é apostar em spots de luz embutidos no teto. Eles ajudam a iluminar o ambiente por completo e de forma uniforme e, assim, tornar o cômodo um local mais agradável e funcional.

Confira abaixo algumas fotos que selecionamos e inspire-se nas ideias.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe suas dúvidas e sugestões com a gente e deixe seu comentários abaixo ou em nossa página no facebook. Aproveite para ficar por dentro de todas as novidades e matérias do Loucos por Decoração.
facebook.com/blogloucospordecoracao

Confira abaixo mais fotos de varandas decoradas como sala de jantar:

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *