Como separar a sala de estar da sala de jantar

Os dois principais ambientes de convívio de uma casa e que geralmente estão integrados são a sala de estar e a sala de jantar. Contudo, o que muitas pessoas desejam é separa esses dois ambientes, sem que se perca espaço com essa divisória. A boa notícia é que há muitas maneiras de fazer isso e de forma sofisticada e inteligente. Quer saber como? Separamos algumas fotos e dicas incríveis, além de uma galeria com mais de 20 fotos para você se inspirar.

1. Divisórias vazadas

A primeira ideia é utilizar divisórias vazadas. Existem diversos modelos no mercado que podem servir para separar a sala de estar da sala de jantar e, ainda, combinar com a sua decoração. Repare, na foto que selecionamos abaixo, que o fato de a divisória ser vazada permite a passagem de luz, garantindo boa iluminação ao ambiente, além de não reduzir o espaço visualmente.

2. Mobiliário

A posição dos móveis pode te ajudar muito nessa tarefa. No exemplo da foto abaixo os ambientes foram separados utilizando o sofá de costas para a sala de jantar. Ambos os espaços estão integrados, mas devidamente separados e delimitados graças a posição dos móveis. No entanto, é preciso ter um espaço aberto e parecido com o da foto para conseguir esse efeito.

3. Tapete

A terceira foto é muito similar a segunda, mas o que queremos chamar a atenção aqui é quanto a utilização do tapete para definir melhor os ambientes. Ou seja, além de usar o sofá para a separação, a sala de estar se diferencia pela diferença no piso, já que possui um tapete que identifica e delimita o espaço. Além disso, essa peça também ajuda a deixar a sala mais confortável e aquecida.

4. Corredor

Os apartamentos modernos já possuem um formato que ajuda nessa separação. Posicionar os móveis da sala de estar de um lado do corredor e os móveis da sala de jantar do outro lado, já faz com que naturalmente os cômodos sejam separados, mesmo que integrando o mesmo espaço. Repare que o artifício do tapete também foi utilizado na sala de estar, alterando o aspecto do piso.

5. Estante

Existem modelos de estantes para todos os gostos e estilos de decoração e elas são muito práticas e funcionais para separar os ambientes. Nessa quinta foto temos uma pequena estante que separa a sala de estar da sala de jantar e ainda serve para guardar livros e apoiar objetos decorativos. Se essa for a sua opção, tenha cuidado e atenção com o que vai colocar na estante, lembre-se que objetos em excesso pode deixar o ambiente com aspecto bagunçado.

6. Biombos

Os biombos era utilizados antigamente como uma espécie de vestiário, onde as mulheres trocavam de roupas. Atualmente é possível encontrar essa peça para diversas utilidades, como para separar os ambientes. Veja na foto abaixo como a peça se encaixou perfeitamente na decoração e em como ajudou a dividir os cômodos sem ocupar muito espaço.

7. Porta Sanfonada

Os decoradores também apostam em portas sanfonadas para a separação de ambientes, principalmente para quem deseja realmente ter a opção de isolar um cômodo do outro. A vantagem dessas portas é que é possível abri-las para integrar os ambientes, quando for da vontade e desejo dos moradores. Além disso, ela não ocupa muito espaço e pode ser instalada facilmente em qualquer ambiente.

8. Aparador

Sabe aquela ideia de colocar o sofá de costas para a sala de jantar? Então, você pode aproveitar as costas do móvel para colocar um aparador. Ao mesmo tempo em que divide os espaços, ele também ajuda a integra-los. Você pode caprichar na decoração a aparador e ainda montar um mini bar para servir seus convidados. Repare nos banquinhos sob o aparador. Muito legal, não acha?!

9. Televisão giratória

Essa opção só é válida para quem tem bastante espaço em casa. Ao invés de usar o sofá para dividir os ambientes, você pode usar o rack e o apoio giratório para a TV entre esses dois ambientes. O mais interessante é que você pode virar a tela da televisão para os dois lados e assistir a seus programas favoritos até mesmo na sala de jantar. Quem nunca?

10. Cortina

Eu sei que essa opção é uma das que causa mais estranheza, mas credite, usar cortinas para separar ambientes pode ser uma excelente ideia. Veja na foto abaixo que o tecido nobre e leva da cortina deu um toque de elegância ao ambiente, além de poder separar os cômodos e integra-los sempre que for necessário.

Quer ver mais ideias e fotos? Separamos uma galeria incrível de salas de jantar e salas de estar separadas para você se inspirar. Não esqueça de seguir a gente pelo facebook e ficar por dentro de todas as novidades do Loucos por Decoração: facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *