Como renovar a sala de jantar gastando pouco?

Mudar a decoração dos cômodos da casa não precisa ser algo caro. É possível mudar completamente o visual das coisas gastando pouco se usar bem a criatividade. No post de hoje vamos dar algumas dicas e ideias simples de como mudar completamente a decoração da sua sala de jantar sem gastar muito e, ainda, separamos fotos incríveis de várias salas de jantar para que você possa se inspirar.

Antes de começar, no entanto, é preciso fazer alguns alertas. A primeira coisa que você precisa fazer antes de redecorar qualquer canto da sua casa é organizar as coisas. Tire toda a bagunça do meio, jogue fora coisas muito velhas ou faça um bazar para vender objetos que já não são mais úteis para você, mas que podem agradar outras pessoas.

No piso e nas paredes, veja se não há na de errado, como buracos, desníveis, mofo, infiltrações ou outros tipos de problemas. Essas coisas devem ser resolvidas sempre antes de começar qualquer processo decorativo. Depois disso, você já pode pensar em como dar uma nova cara ao cômodo. Vamos, então, às ideias!

1. Pintar os móveis da Sala de Jantar

Comprar móveis novos é tentador, eu sei. Mas se a ideia é economizar, trocar os móveis está completamente fora de cogitação. Essas peças costumam ser muito caras e não é possível economizar com móveis baratinhos e sem qualidade. Então a solução é dar uma cara nova a eles e você pode fazer isso escolhendo uma cor de tinta.

Se você tem, por exemplo, mesa, cadeiras e buffet de madeira escuros, mas gostaria de móveis mais claros, pode escolher pinta-los de branco, cinza ou outra cor de sua preferência. Pintar os móveis é uma das melhores formas de mudar a decoração, sem gastar muito. Procure por tutoriais passo a passo para não errar.

2. Trocar ou Reformar as Cadeiras

As cadeiras são até mais importantes na decoração do que a própria mesa. Você pode simplesmente reforma-las, pintando da mesma cor da mesa (ou não) e trocando o estofado. Contudo, você pode também comprar cadeiras novas. Não que isso seja barato, mas é uma forma de mudar um pouco mais a decoração.

Existem, aliás, muitas pessoas que apostam em cadeiras antigas e de modelos diferentes para criar uma decoração mais despojada e diferente. Tudo dependerá, portanto, do estilo que você deseja dar a sua nova decoração. Confira algumas fotos abaixo para entender melhor esse conceito.

3. Usar um papel de parede

Os papeis de parede ficam ótimos em salas de jantar. Ajudam a criar um ambiente completamente novo e são super fáceis de aplicar, sendo que você mesmo poderá dar conta do recado. Escolha um desenho que combine com a decoração da sua sala de jantar e verá como o local será completamente transformado.

Papeis com listras verticais, por exemplo, podem ajudar a deixar o ambiente mais alto e pode ser um bom truque em locais com teto baixo. Formas verticais ajudam a ampliar visualmente o espaço. Então, defina qual o objetivo antes de escolher a estampa do seu papel de parede. Confira abaixo algumas fotos e inspire-se!

4. Utilizar quadros ou pôsteres

Para quem não gosta muito da ideia do papel de parede e prefere apenas dar uma mão de tinta nas paredes, nossa dica é apostar em quadros ou pôsteres para não deixar a parede em branco e sem graça. É possível, por exemplo, apostar em uma peça única e bonita, que chame a atenção ou utilizar vários quadros pequenos.

Para escolher o que colocar na parede da sua sala de jantar, pense sempre no estilo da decoração e na mensagem que você gostaria de transmitir. Decorações modernas e despojadas, por exemplo, podem apostar em pôsteres divertidos. Já as mais clássicas devem preferir os quadros. Confira algumas ideias nas fotos que selecionamos abaixo.

5. Coloque um tapete

Se o piso da sua sala de jantar não está lá aquelas coisas, mas você está sem dinheiro para fazer uma reforma e trocar tudo, que tal a ideia de usar um tapete bem bonito? Nas épocas de frio essa ideia é ótima também para ajudar a aquecer o ambiente e deixa-lo bem mais confortável.

Se a ideia for dar destaque à essa área, aposte em um tapete de cor contrastante com o piso, para dividir os espaços. Mas se você quiser apesar disfarçar o piso velho, opte por um tapete na mesma cor. Veja os exemplos abaixo.

Gostou das dicas? Aproveite e fique por dentro de todas as novidades do Loucos por Decoração seguindo a gente pelo facebook:
facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *