Como organizar sala de estar pequena

A grande questão dos cômodos pequenos é a forma de organizar. Ter muitos objetos decorativos ou deixar objetos pessoais espalhados pode tornar ambientes pequenos ainda menores e com aspecto de local entulhado. A boa notícia é que com a decoração correta você pode usar o espaço de forma inteligente e manter a sua sala de estar sempre bem organizada, elegante e super acolhedora.
Quer saber como? Então veja as 8 dicas que separamos para você!

1. Poucos móveis e mais espaço

Salas pequenas precisam contar com móveis posicionados de forma estratégica e, de preferência, serem projetados sob medida para compor aquele determinado espaço. Caso você não tenha condições de investir nos sob medida, procure por peças que se encaixem perfeitamente no local. Tire medidas e seja bastante criterioso na escolha.
Geralmente, os decoradores preferem utilizar apenas um sofá de dois ou três lugares, dependendo do tamanho do espaço e preencher com poltronas ou cadeiras para aumentar a quantidade de lugares para sentar. Para a TV escolha também um rack que ocupe pouco espaço, lembrando sempre de deixar uma área livre para a circulação.

2. Móveis inteligentes

Aposte em móveis inteligentes e que podem ter mais do que uma funcionalidade na sua sala. Por exemplo, existem opções de sofás baús, onde é possível guardar almofadas, mantas e outros objetos, de forma que deixe o local bem organizado. Se você precisa de um local a mais para transformar em dormitório, o sofá cama também pode ser uma solução.

3. Cores claras

A paleta de cores para salas pequena deve ser sempre as de cores mais claras, principalmente nas paredes e no piso. Isso porque, os tons de off-white ajudam a deixar o ambiente visualmente maior e melhor iluminado. Se desejar dar um toque mais colorido, aposte em objetos decorativos e peças que possam suprir essa necessidade.

4. Luzes indiretas

Aposte em projetos luminotécnicos com luzes independentes. Assim, além da luz central, você pode apostar em spots de luz, abajures e arandelas, que fornecem iluminação indireta e ajudam a dar mais conforto e tornar o ambiente mais aconchegante.

5. Truque das mesinhas de centro ou de canto

As mesinhas de centro da sala servem para decorar e também para apoiar objetos, como o controle remoto da TV ou, até mesmo, para pratinhos de comida ou copos, quando recebemos convidados. Em salas pequenas o ideal é apostar em mesinhas também pequenas e de vidro transparente, que ocupam menos espaço visual. Se não tiver espaço, aposte nas mesinhas de canto, que têm a mesma função e deixam o espaço central livre para circulação.

6. Pufes e Poltronas

Os pufes e as poltronas, como já citamos no primeiro tópico, são ótimos para substituir os sofás e acrescentar assentos. Alguns móveis inteligentes escondem esses banquinhos, que podem ser utilizados apenas quando tiver visitas e ficam escondidos no dia a dia para não atrapalhar a circulação.
A cor dessas peças pode ser também o ponto de destaque da decoração, escolhendo pufes ou poltronas coloridas e estampadas você conseguirá dar mais estilo e personalidade ao seu ambiente.

7. Menos é sempre mais

Não apenas na sala de estar, mas em qualquer cômodo pequeno, o ditado “menos é mais” sempre se aplica. Então, cuidado com o excesso de objetos decorativos e bibelôs espalhados pelo ambiente, pois eles podem dar a sensação de que o local é bagunçado e causar total desconforto.

8. Detalhes para dar cor

E a nossa última, mas não menos importante, dica é quanto aos detalhes que dão cor. Você pode apostar na mescla de almofadas lisas com estampadas, usar vasos, flores e outros itens decorativos com cores mais vibrantes. Assim, você se livra da monotonia das cores claras, ganha estilo e não carrega o ambiente com cores muito marcantes nas paredes ou nos móveis grandes.
Repare na foto abaixo que a sala ganhou muito estilo usando  apenas almofadas coloridas, um lindo abajur de cor chamativa, além de uma mesinha de canto também colorida. Veja em como as cores combinam entre si e em como ficaram harmônicas.

Quer mais artigos sobre decoração? Então navegue pela nossa página e acompanhe a gente pelo facebook:
facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *