Como iluminar o quarto do bebê

Luz de LED e fibra ótica são excelentes opções para iluminar o quarto dos bebês.

A iluminação é uma das principais partes da decoração do quarto do bebê, afinal ela será a responsável por criar um ambiente aconchegante e acolher para o recém-nascido e, justamente por isso, você não pode deixar esse importante detalhe sem planejamento. Assim como os itens decorativos que serão utilizados no quarto e os móveis, a iluminação precisa ser pensada com cuidado, principalmente para os bebês, que ainda têm muita sensibilidade à luz.

São várias as peças que podem ser utilizadas para a iluminação, sem esquecer de que elas também cumprem um papel decorativo importante. São lustres, abajures, arandelas e muito mais. Alguns decoradores recomendam, por exemplo, a utilização de fita de LED em iluminação indireta, que pode ajudar a acalmar a criança.

Hoje em dia, o LED não emite mais raios UVA e UVB e, por isso, pode ser utilizado sem medo no quarto do bebê. Um dos principais benefícios desse tipo de iluminação, apesar do valor mais alto, é a longa vida útil e o fato de ser muito mais econômico, a longo prazo, do que as demais opções. Além disso, é possível instalar dimmers, que permitem o controle de intensidade da luz.

Dito isso, vamos mostrar fotos e ideias criativas para iluminar o quartinho do seu bebê. Confira abaixo.

Lustres

Vamos começar falando dos lustres. Eles são os responsáveis pela iluminação principal do quarto e devem ser escolhidos de acordo com o tema e decoração do quarto. Existem centenas de opções diferentes, das clássicas às mais lúdicas e temáticas, para meninos e para meninas, além das opções unissex, para quartos que serão compartilhados. O mais importante é instalar a peça no local correto, no centro do quarto e evitar de posicionar o berço sob ele, pois não é bom para os olhos do bebê receber luz direta nos olhos.

Para o quarto das meninas, o lustre de bailarinas é uma ótima opção. Lembre-se apenas de que deve combinar com o restante da decoração. Na hora de comprar a peça, lembre-se das cores que irão compor a decoração e escolha um lustre que combine e fique em harmonia com o ambiente criado.

Lustres clássicos servem para decorar quartos de meninas e meninos, basta que a decoração siga o mesmo estilo, como podemos observar na foto acima. Repare também no posicionamento do lustre em relação ao berço.

Já nessa foto podemos ver bem a relação das cores do quarto com as cores do lustre e a decoração geral do quarto.

Iluminação em Nichos

Uma forma bastante criativa de criar iluminação indireta, que dá aquele ar de conforto e aconchego ao quarto, é utilizando nichos iluminados. A dica é usar luz mais amarelada ou verde-clara, que comprovadamente tem ação tranquilizante e ajudam a acalmar a criança e melhorar o sono.

Além de criar uma linda iluminação, esses nichos dão um toque especial e bastante lúdico a decoração. Veja abaixo alguns exemplos e inspire-se na hora de criar o cantinho do seu bebê.

Um quanto com uma decoração simples e todo em branco pode chamar um pouco mais de charme com essa iluminação. Veja como a luz mais amarelada tem o poder de tornar o ambiente visualmente mais quente.

Já esse quarto tem o verde como tema principal e os nichos iluminados na parede foram usados também para apoiar os bichinhos de pelúcia e garantir uma decoração linda e criativa.

Essa foto mostra bem o efeito criado pelos nichos iluminados durante a noite. É ou não um cantinho confortável?!

Céu estrelado

Muitas mamães dizem que o que mais acalma a criança é ver um teto cheio de estrelinhas, pois os pontinhos de luz têm a capacidade de prender a atenção do bebê e ajuda a acalmar. Para criar esse efeito é utilizada fibra ótica embutida no forro do teto e, assim, criar esse céu artificial cheio de pequenas estrelas.

Nesse projeto os pontinhos são bem pequenos e, pelo fato de o teto na região do berço ser mais escuro que o restante do quarto, o efeito é ainda mais agradável.

Mas não é preciso ter um teto diferente. Veja o exemplo da foto acima, que também conta com uma linda iluminação e o céu estrelado particular do bebê.

Tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário e compartilhe sua ideia com nossos leitores. Aproveite e siga nossa página no facebook e fique sempre por dentro das novidades do Loucos por Decoração.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *