Como fazer vasos de concreto – DIY

Não é preciso muito espaço para ter um lindo jardim em casa. Aqui no blog nós já demos várias dicas legais de como planejar mini jardins, que podem ser feitos, inclusive, na varanda de apartamentos pequenos. Mas hoje nós vamos falar sobre um item muito importante nesses jardins menores, os vasos de plantas.

Para ter uma decoração ainda mais bonita, é importante investir em vasos bacanas, como os feitos de concreto. No entanto, um vaso como esses da foto acima pode custar bem caro, com valore que variam de 60 até 200 reais dependendo do tamanho e da loja. A boa notícia é que você mesmo pode fazer gastando muito menos. Que ver como? Então confira o passo a passo logo abaixo e prepare-se para colocar a mão na massa.

Anote os materiais que iremos precisar:

  • Água
  • Uma pazinha de jardinagem (pode ser uma colher também)
  • Pincel e lixa fina
  • Vaselina
  • Cimento (rigalt)
  • Pote de plástico (tipo pote de sorvete para misturar o cimento)
  • Potes de plástico um maior e outro menor (para usar como molde)
  • Pedras ou algo para fazer peso
  • Tinta spray e fita adesiva para decorar (opcional)

Como fazer:

  1. O primeiro passo é preparar a massa de concreto. Opte por um cimento já pré-pronto, que você só precisa misturar a água para fazer a massa. Misture até conseguir uma massa homogênea, nem muito dura e nem muito líquida. Siga as instruções de preparação do rótulo do cimento.
  2. ]Agora você vai pegar os dois potes que plástico, no mesmo formato, mas em tamanhos diferentes, que servirão como molde. Com a ajuda do pincel, unte a parte interna do pote maior e a parte externa do pote menor com a vaselina. Isso irá impedir que o cimento grude no pote.
  3. Coloque a massa de cimento dentro do seu pote maior e use o pote menor para criar a abertura, colocando-o dentro do maior. Cuide para que fique bem centralizado, para não deixar o seu vaso torno. Preencha com pedras ou algo pesado no interior do pote menor para que ele afunde. Confira a sequência de fotos abaixo.
  4. Agora você precisa ter paciência e esperar secar por 48 horas. Depois de seco é só desenformar. Para isso, vá puxando as laterais do pote com cuidado, até conseguir retirar completamente.
  5. Depois de desenformar, use a lixa fina para dar o acabamento nas bordas do pote. Depois use um pano seco e limpo para limpar e tirar toda a poeira criada pela lixa.
  6. Se quiser pintar, use tinta em spray e fita adesiva para delimitar o local que será pintado e os desenhos.
  7. E seu vasinho está pronto. Agora você só precisa colocar terra e plantar as suas plantinhas preferidas para decorar o seu jardim.

Veja algumas fotos para se inspirar.

Fica super legal para você decorar o jardim ou a varanda da sua casa. É possível usar também para fazer pequenas hortinhas de temperos para usar na cozinha. Outra ideia legal é que você pode ganhar uma renda extra com esse trabalho, o que acha?

Para ficar por dentro de todas as novidades do Loucos por Decoração, acompanhe a gente pela nossa página no facebook. Sempre temos novidades e ideias legais para ajudar você que, assim como nós, é Louco por Decoração.
facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *