Como fazer uma decoração minimalista

Para quem gosta de ambientes sofisticados e, principalmente, funcionais, a decoração minimalista é a opção certa. Dizem que esse estilo nasceu após a segunda guerra mundial, quando muitas pessoas perderam muitos bens e pertences e tiveram que recomeçar e aprender a viver com pouco. E é exatamente isso em que se consiste a decoração minimalista, onde a frase “menos é mais” faz todo o sentido.

Para ter ambientes sofisticados e cleans, confira nossas dicas de decoração minimalista que separamos para você e inspire-se vendo as fotos dos diversos cômodos que selecionamos. Tenho certeza que você nunca pensou que fosse tão simples!

Cores

Vamos começar falando das cores, que têm papel fundamental em uma decoração minimalista. De modo geral, esse estilo pede por cores mais neutras, como o branco, o preto, o bege e as variações desses tons. O mais importante é entender que tudo deve ser funcional, inclusive as cores. Então, por exemplo, para quem precisa iluminar um ambiente escuro deve utilizar as cores claras para auxiliar nisso. Já se o objetivo é tornar um ambiente, como o quarto, mais confortável para relaxar e dormir, pode-se optar por tons mais escuros.

como-fazer-decoracao-minimalista

Essa sala de estar, por exemplo, investiu no cinza como cor principal. Repare em como todos os elementos combinam entre si.

como-fazer-decoracao-minimalista2

Veja como cores mais escuras têm realmente o poder de criar um ambiente mais aconchegante e quente.

Móveis

Esqueça formas redondas e ovaladas. O estilo minimalista é fortemente caracterizado por linhas retas. Além disso, você precisará apenas do essencial, então, desapegue das bugigangas e todo o tipo de coisa que guardou por anos, mas que não têm nenhuma utilidade. Na sala de estar você precisará apenas do sofá, de um rack e televisão e, no máximo, uma mesinha de centro. Você pode utilizar itens como quadros e flores, mas tudo deve ser muito simples e discreto.

como-fazer-decoracao-minimalista3

Repare nas linhas retas que mencionei. Até mesmo o abajur no canto da sala conta com elas. A simplicidade é que garante a sofisticação.

como-fazer-decoracao-minimalista4

O quarto segue o mesmo padrão. Linhas retas e apenas os móveis necessários, como a cama, o guarda-roupa e criados mudos.

como-fazer-decoracao-minimalista5

Na sala de jantar opte por mesas retangulares e cadeiras retas. Repare que não há muitos enfeites, apenas o essencial.

como-fazer-decoracao-minimalista6

A regra das linhas retas e cores neutras se estende à cozinha. O ideal é que todos os ambientes da casa sigam o mesmo estilo, principalmente os cômodos integrados.

Objetos de decoração

Você pode usar alguns detalhes na decoração minimalista, mas lembre-se que a regra aqui é que quanto menos coisas tiver melhor. Os decoradores usam muito quadros e vasos de plantas para dar o toque final à decoração do ambiente. Mas como já disse um pouco acima, esses itens devem transmitir simplicidade e nunca, em hipótese alguma, preencher todo o espaço.

como-fazer-decoracao-minimalista7

Repare no jarro de flores sobre o móvel no canto da sala. Ele dá um toque de charme, mas não ocupa muito espaço. As superfícies são lisas e despidas, sem detalhes.

como-fazer-decoracao-minimalista8

Você pode usar quadros na decoração, desde que seja apenas um no ambiente e tenha cores e formas que combinem com o restante da decoração.

como-fazer-decoracao-minimalista9

A área externa de uma casa com decoração minimalista também merece atenção. Siga as mesmas regras, utilizando apenas o fundamental para esse ambiente e use plantas para dar mais vida ao local.

Limpeza e Organização

Um local organizado, com poucos objetos e superfícies lisas e vazias são muito mais fáceis de limpar. E isso é fundamental na decoração de um ambiente minimalista. Você nunca, em lugar algum, encontrará um cômodo desse estilo cheio de bagunças e coisas inúteis. Aliás, é isso que confere comodidade e conforto a esses locais.

como-fazer-decoracao-minimalista10

Tomar uma ducha e relaxar no banho em um banheiro com decoração minimalista é o sonho de muita gente. Banheiros com essa decoração são sempre lindos e sofisticados e nunca têm aquela bagunça de roupa suja e dezenas de produtos de higiene espalhados.

como-fazer-decoracao-minimalista11

Um quarto minimalista nunca terá espaço para bagunças. Portanto, deixe-o sempre organizado para ter um local ideal para descansar.

como-fazer-decoracao-minimalista12

Até mesmo seu home office pode ganhar uma decoração minimalista e manter-se sempre organizado. Basta lembrar-se das regras: linhas retas, cores neutras e apenas os móveis essenciais.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *