Como fazer uma cozinha gourmet

As cozinhas e espaços gourmets nunca estivaram tão na moda e muitas pessoas têm procurado por esse tipo de decoração, principalmente os chefs amadores, que adoram cozinhar e receber convidados para provar suas deliciosas receitas. Pensando nisso, criamos esse artigo com dicas de como fazer uma cozinha ou um espaço gourmet para chamar de seu. Confira!

Espaço Integrado

Uma das principais características das cozinhas gourmets é possibilitar a interação do cozinho com os convidados. Ou seja, enquanto o “chef” prepara os pratos, pode conversar com as pessoas que estão do outro lado do balcão. Por isso, esse espaço precisa ser aberto, sem as tradicionais divisões entre a cozinha e a sala de jantar.

Então você deve estar pensando que é algo parecido com os modelos de cozinhas americanas, certo? Mais ou menos. Isso porque a cozinha gourmet pode sim ficar em um espaço completamente separado do restante da casa, basta ter um espaço amplo para poder comportar também o balcão de jantar. Já as cozinhas americanas devem ficar completamente integradas com os outros ambientes, como a sala de jantar e a sala de estar.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet

Geralmente as cozinhas gourmets têm um balcão para acomodar os convidados, ao invés de uma mesa de jantar, como o que você pode ver na foto acima. Para isso, você precisará de banquetas altas.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet1

Repare nessa foto que há um espaço incrível para que os convidados se acomodem enquanto esperam pela comida. Ao mesmo tempo, o chef pode interagir e conversar com todos. Esse espaço integrado é característica marcante em todas as cozinhas gourmets.

Grande balcão de preparação de alimentos

Todo grande chef precisa de espaço e conforto para preparar os alimentos e criar deliciosos pratos. Então, se a cozinha for espaçosa, aposte nas ilhas. Elas são charmosas, extremamente funcionais e ajudam no espaço de circulação, além de dar mais espaço para o cozinheiro trabalhar.

Se não há muito espaço, pense em uma forma de tornar o trabalho mais simples e otimizar o espaço. O esquema geladeira, pia e forno pode ser uma ótima saída. Mas não esqueça de reservar um bom espaço para a preparação dos alimentos.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet2

Veja que lindo esse espaço! Não seria um sonho ter uma área como essa para preparar seus alimentos?

Eletrodomésticos embutidos

De forma geral, os eletrodomésticos de uma cozinha gourmet são embutidos. Pode ser um fogão de embutir ou um cooktop. A preferência pelos cooktops nesse estilo de cozinha é muito maior, já que a tecnologia do aparelho permite atingir temperaturas mais elevadas em pouco tempo, além de ficar frio mais rapidamente e ser considerado muito mais seguro.

Você também irá precisar de uma coifa para tratar dos gases e da fumaça da cocção, afinal, lembre-se que seus convidados estarão ali, bem pertinho de onde estará preparando os alimentos. Para facilitar o trabalho, também opte por uma cuba de tamanho médio ou grande. Os demais utensílios de uma cozinha gourmet são a geladeira side by side e freezer, micro-ondas, adega de vinhos, lava-louças e etc. Para definir o que ter ou não, estude o espaço e pense no que pretende realizar ali.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet3

Repare no espaço e na disposição dos eletrodomésticos. O cooktop, o forno embutido e a geladeira side by side dão o toque de classe e glamour que uma cozinha gourmet precisa.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet4

Os amantes de vinhos não podem abrir mão de uma linda adega, como a da foto. Ter uma churrasqueira na cozinha gourmet também é uma opção.

Cozinha gourmet mesmo em espaços pequenos

Se você mora em um apartamento pequeno e também deseja ter uma cozinha gourmet, saiba que é possível. Basta realizar um bom planejamento do espaço e, de preferência, contar com móveis planejados para poder aproveitar melhor cada cantinho da cozinha. Veja as fotos que separamos abaixo:

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet5

O balcão para servir os convidados é uma das principais características da cozinha gourmet e essa foi a aposta para decorar esse pequeno espaço. Assim o chef pode conversar com a visita enquanto prepara os pratos.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet6

Com bastante estilo e bom gosto, essa cozinha estilo americano pode também ser considerada uma cozinha gourmet graças a aposta nos eletrodomésticos.

como-fazer-sua-propria-cozinha-gourmet7

Você também pode ter um espaço gourmet na varanda do seu apartamento. Fica super charmoso e excelente para receber amigos e familiares.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *