Como fazer um espaço para leitura

Ler não tem idade, tempo ou lugar. Pode ser no quarto, na sala, embaixo da escada ou até mesmo no jardim, para os amantes da leitura o importante é estar confortável em um ambiente calmo para poder viajar pelo mundo dos livros. Ter um espaço apropriado para leitura é bom também para quem tem crianças em casa. Ao incentivar o hábito de ler, você estará proporcionando aos seus filhos mais cultura e criatividade, que serão úteis por toda a vida.

Se você precisa de algumas dicas, orientações ou inspirações para criar o canto da leitura na sua casa, continue lendo esse artigo. Nós separamos algumas ideias incríveis e dicas infalíveis que servirão como um guia para você.

Conforto

Vamos começar falando do conforto. Assim como são as bibliotecas o local que você escolher deverá ser calmo e tranquilo, pelo menos nos momentos em que você desejar abrir os livros. Depois você irá precisar de uma poltrona confortável, podem ser também puffs ou futons. O importante é ficar atento a postura para não causar nenhum dano a sua coluna, já que provavelmente ficará algumas horas na mesma posição.

Ter uma mesinha na altura ideal para apoiar o livro também é uma ótima ideia, dessa forma você poupa seus braços do peso do livro. Você também precisará de prateleiras para guardar os livros. Para as crianças, deixe os livros infantis nas prateleiras baixas, onde possam alcançar.

como-fazer-espaco-leitura

Esse tipo de poltrona é uma ótima opção de conforto, permitindo que você leia sentando ou levemente deitado. Ter a possibilidade de variar de posição é sempre interessante.

como-fazer-espaco-leitura1

Outra ótima ideia para trazer conforto são os apoios para os pés. Combinados com a poltrona, eles deixam o ambiente sofisticado e ainda mais acolhedor.

como-fazer-espaco-leitura2

Confortável e cheia de estilo, essa poltrona puff é outra ótima opção para o seu espaço de leitura. Repare em como as almofadas ajudam a dar mais vida ao ambiente, trazendo cores e ainda mais aconchego.

Iluminação

A má iluminação em um ambiente de leitura pode provocar cansaço e fadiga aos olhos e até acarretar problemas mais graves. Por isso, além da iluminação geral, você precisará contar com luminárias de mesa ou de chão para iluminar bem às páginas dos livros, principalmente se você gosta de ler durante a noite.

Além de fazer bem à saúde, as luminárias ajudarão e muito na composição do ambiente. O mercado oferece inúmeros modelos, podendo ir do moderno ao clássico. Tudo vai depender do seu gosto e da decoração geral já existente no ambiente.

como-fazer-espaco-leitura3

Veja que na primeira foto o banco tem um design moderno e a luminária de chão acompanha o mesmo estilo e também a mesma cor. Na segunda foto vemos um estilo bem clássico tanto na poltrona com apoio de pé quando na luminária.

como-fazer-espaco-leitura4

Por ser amplo, esse ambiente foi composto por duas poltronas, note que para cada uma delas há uma luminária, isso significa que sempre que você adicionar poltronas de leitura terá que adicionar também luminárias. Para não errar na combinação, use sempre conjuntos de peças iguais.

Organização

Seu canto de leitura deve estar sempre bem organizado, assim como o restante da casa. Para isso você deve ter muito cuidado com os livros, já que são eles os principais personagens dessa área. Uma das principais dicas é nunca colocar a prateleira ou o armário em paredes com problemas de umidade, pois pode danificar os livros. Prateleiras e estantes abertas facilitam a circulação de ar e evitam o acúmulo de fungos e bactérias, no entanto exigem mais cuidados com a limpeza, já que acumulam pó facilmente.

Para organizar e ficar fácil de encontrar os títulos, você pode separar os livros por ordem alfabética, por autor ou por gênero, como fazem nas bibliotecas. Para definir isso, analise seus livros. Se você tem vários livros de 3 autores diferentes, vale colocar cada autor em uma prateleira. Mas se você tem livros de diversos autores, separe por gênero ou em ordem alfabética.

como-fazer-espaco-leitura5

Estantes de livros irregulares são super modernas e ajudam a compor a decoração do ambiente. Repare que algumas lacunas foram preenchidas com objetos de decoração, essa é uma ótima ideia para dar um ar criativo e tirar a impressão de biblioteca.

como-fazer-espaco-leitura6

Essas pequenas estantes são ideais para guardar os livros das crianças. Além de manter tudo organizado, elas são charmosas e ficam ao alcance dos baixinhos.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *