Como fazer o craquelê no vaso – DIY

Vasos são peças de decoração que ficam lindas em praticamente qualquer ambiente, podem ser usados como enfeite de centro de mesa, sobre o aparador da sala de jantar, nos criados mudos do quarto ou nas área externas da casa. As opções são inúmeras e eles ajudam a dar aquele toque de cor e arte para os ambientes.

Se você tem um vaso de cerâmica antigo na sua casa e que não combina mais com a sua decoração, que tal dar uma cara completamente nova e diferente para ele? Hoje nós trouxemos uma ideia super legal e vamos ensinar o passo a passo de como fazer uma pintura crequelada, que dá um toque bastante moderno. É mais fácil do que você imagina. Confira!

Você vai precisar de:

  • Vaso de cerâmica
  • Kit craquelê
  • Tinta acrílica (ou PVA) branca
  • Pincel macio
  • Lixa de artesanato fina

Como fazer:

  1. A primeira coisa a fazer é preparar a cerâmica, você pode usar o que tiver em casa e não apenas o vaso. Lixe levemente todo o objeto para que ele fique bem lisinho, pois a cerâmica costuma ser um pouco áspera. Depois, use um paninho seco e limpo para tirar todo o pó que irá formar por conta da lixa.
  2. Agora nós vamos passar a tinta acrílica branca (ou um selador) por todo o vaso. Essa tinta criará uma base importante para o efeito de craquelado que nós queremos dar para essa peça. Espere até ficar bem seco.
  3. Com nosso vaso preparado, vamos usar o kit craquelê. Primeiro passe o verniz base que vem junto com o kit. Mais uma vez espere secar bem (cerca de duas horas). Passe uma segunda demão de verniz base e espera secar de novo.
  4. Depois da segunda demão sua cerâmica precisa ficar bem brilhante para que o craquelado funcione. Se você achar que não está tão brilhante, vale passar uma segunda demão.
  5. Agora nós vamos começar a pintar com a tinta que veio junto do seu kit craquelê. Dica: quanto mais grosa for sua camada de tinta, mais largas ficarão as rachaduras. Depois de pintar deixe secar naturalmente e você verá o craquelado aparecer.

Veja o resultado final:

Confira mais algumas fotos que nós encontramos por ai e que podem servir de inspiração para você, na hora de fazer o seus vasos. Aliás, essa pode até ser uma fonte de renda extra. Fica a dica.

Fica incrível e é uma ótima peça para decorar qualquer ambiente da sua casa. Você pode colocar flores dentro do vaso, colocar umas fitinhas decorativas, ou deixa-lo sem nada, fica a seu gosto e critério.

Se você quiser mais dicas e ideias de decoração legais, assim como essa, acompanhe a gente pelo facebook e aproveite para deixar os seus comentários, dúvidas e até as suas sugestões. Quem sabe a sua ideia se torna uma de nossas próximas matérias.

facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *