Como fazer letras com luzes de Natal – DIY

Letras luminosas são ótimas para dar aquele toque especial a decoração da casa. Podem ser utilizadas, por exemplo, como luminária decorativa para o quarto, para a sala de estar, sala de TV ou, até mesmo, para fazer a decoração de uma festa de aniversário. No entanto, comprar essas letras prontinhas, como a da foto acima, pode sair bem caro.

Se você deseja ter letrinhas luminosas na sua decoração, mas não está tão disposto a gastar um dinheirão com isso, nós preparamos um passo a passo bem simples para você mesmo fazer. Então, arregace as mangas e “Do It Yourself”.

Separe o material necessário

Pense, primeiro, em qual palavra você gostaria de escrever. Pode ser o seu nome ou apenas a iniciais, pode ser também algo que tenha a ver com a sua personalidade ou com a decoração do local que você pretende decorar. Por exemplo, você pode escrever a palavra “Rock”, caso seja um fã do estilo musical. Pode escrever a palavra “Ler”, para decorar o cantinho da leitura e etc.

Em seguida, desenhe as letras no computador e imprima cada uma delas em uma folha separada, no tamanho que você deseja as suas letras. Você pode também desenha-las, caso tenha essa habilidade. Anote todos os materiais que vamos precisar:

Letras impressas

  • Papelão (caixas de sapatos, super mercado e etc). Ou papel paraná ou papel cartão pluma.
  • Estilete
  • Tesoura
  • Régua
  • Caneta
  • Cola instantânea
  • Tinta spray ou tinta acrílica
  • Chave de fenda (ou outro material que sirva para fazer furinhos no papelão)
  • Luzinhas de Natal

Criando as Letras

  1. O primeiro passo é bem simples. Você só precisa recortar as letra que imprimiu, pois vai usá-las como molde no papelão.
  2. Com uma caneta use as letras recortadas como molde sobre o papelão e faça o contorno. Em seguida, utilize o estilete para recortar as letras.
  3. Com as letras já recordadas, use a caneta para fazer marcações dos locais onde você irá furar para encaixar as luzinhas.
  4. Com a chave de fenda ou com uma tesoura com ponta, faça os furinhos no papelão e faça um teste para ver se o espaço é suficiente para encaixar as luzinhas.
  5. Pegue outro pedaço de papelão e recorte tiras de 4 centímetros de largura. A quantidade de tiras vai depender da quantidade de letras que você fez. Elas irão servir para contornar as letras.
  6. Com a cola instantânea, cole as tiras em todo o contorno da letra. Isso fará com que ela fique em formato 3D.

Hora de pintar

  1. Forre o local com jornal ou com um pedaço de lona e proteja suas mãos utilizando luvas descartáveis. Isso evitará manchas no local e também nas suas mãos.
  2. Se estiver usando a tinta em spray, cuidado para não dar jatos contínuos de tinta, pois isso fará com que ela escorra e manche o papelão. O ideal é apertar e soltar o pino rapidamente e ir pintando aos poucos.
  3. Depois da primeira mão de tinta, espere até que o material esteja bem seco e, então, passe uma segunda mão de tinta para um melhor acabamento.
  4. Espere secar.

Encaixando as luzinhas

Essa é a parte mais fácil. Você só precisa pegar as luzinhas e encaixar na parte de dentro das letras. Não é preciso fechar a parte de trás, pois, caso alguma luzinha queime, fica fácil trocar.

Dica Bônus

Se você quiser que suas letras tenham luzinhas maiores, use bolinhas de ping-pong. Você só precisa fazer uma abertura na bolinha e colocar em cima dos furinhos onde serão encaixadas as luzinhas. Veja como fica legal.

Confira algumas fotos de como suas letras luminosas podem ficar e inspire-se!

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *