Como fazer da varanda uma extensão da sala

Não sei dizer se é moda ou necessidade, mas a verdade é que, atualmente, vemos cada vez mais os apartamentos menores serem construídos e tomarem conta das grandes cidades. Talvez isso esteja acontecendo por conta da correria do dia a dia e pela ideia de que as pessoas passam cada vez menos tempo dentro de casa, além de reduzir custos e tornar o sonho da casa própria mais próximo da realidade das pessoas.

No entanto, são poucas as pessoas que abrem mão de um ambiente confortável e aconchegante, seja para relaxar depois de um dia de trabalho ou para receber parentes e amigos para confraternizações. Se você é um dessas pessoas e está buscando alternativas para ampliar seu pequeno ap., que tal a ideia de fazer da sua varanda a extensão da sua sala? Ótima, não é mesmo?!

A primeira coisa que deve saber, contudo, é que esse tipo de projeto costuma alterar a fachada do prédio, pois será necessário fechar o espaço com vidros para evitar problemas com a chuva, ventos e criar mais privacidade ao ambiente. Por isso, antes de começar a planejar qualquer coisa, é preciso de um autorização do prédio.

Selecionamos 10 fotos com ideias de salas que foram integradas com as varandas, além de dicas importantes para você que deseja construir um espaço charmoso e com muito conforto para toda a família. Confira!

Nossa primeira foto mostra como o espaço foi ampliado com a junção da varanda e da sala de estar e a sala de jantar. Uma dica importante que podemos ver nesse exemplo é a cortina. Ela é fundamental para garantir a privacidade dos moradores e também para controlar a incidência de luz solar.

Claro que se você mora perto de uma bela paisagem e a janela da sua varanda te dá de presente uma linda vista, você pode deixar as persianas abertas, mas é sempre bom tê-las para poder fechar e ganhar privacidade sempre que achar necessário.

Já a dica que podemos ter como inspiração na foto acima é manter a porta de vidro, que separa a sala da varanda. Assim, você pode separar os espaços sempre que achar necessário e, quando aberto, você ganha espaço de interação para receber seus convidados.

No espaço da foto acima podemos observar um ambiente menor, que ganhou muito mais espaço com a sala completamente montada na área da varanda. Um detalhe importante são as janelas: vidros duplos evita que o ambiente fique muito quente e também ajuda a amenizar os ruídos externos. Cortinas ou persianas também são fundamentais.

Gosto muito da ideia das varandas gourmets, onde você pode cozinhar para os seus convidados enquanto interage com eles, já que a decoração é criada todo em conceito aberto, para proporcionar esse ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, bastante interativo.

Se você não pode reformar e modificar a fachada do prédio, aposte em uma bela decoração para a sua varanda e escolha móveis que possam proporcionar o conforto que você espera. As portas de acesso entre os ambientes são importantes, quanto maior a abertura, mais integrado ficarão os espaços.

Já esse ambiente foi completamente integrado. Repare que não há divisórias visíveis entre os ambientes. Repare que a janela permite entrada de luz natural, mas há também a cortina e as persianas que ajudam a controlar a claridade, além de dar privacidade aos moradores.

Dica que todos os decoradores utilizam para tornar os ambientes mais confortáveis é colocar tapetes e almofadas. No inverno, principalmente, o tapete ajuda a deixar o piso mais quente e as almofadas dão o toque de cor, que podem ser alteradas facilmente.

Quem precisa de um escritório para trabalhar ou estudar em casa e não tem espaço, que tal a ideia da foto acima? Cuidado apenas com a claridade. Você vai precisar ainda mais da ajuda das persianas e das cortinas, para não atrapalhar o seu trabalho, no momento de enxergar a tela do computador.

Por último, uma ideia de decoração para as varandas pequenas. Veja que dessa forma você pode acomodar mais convidados e deixar o ambiente mais confortável.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para nos seguir no facebook e ficar por dentro de todas as notícias e novidades do Loucos por Decoração. facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *