Como escolher a pia certa para cozinha

como-escolher-pia-certa-cozinha

Não basta ser bonita e combinar com a decoração, a pia da cozinha tem que unir também funcionalidade, durabilidade e facilidade de manutenção, afinal ela é um dos pontos principais da cozinha, sendo muitas vezes utilizada para a preparação dos alimentos e limpeza dos utensílios. Seja grande ou pequena, existe sempre um modelo ideal para cada cozinha, capaz de oferecer praticidade e facilidade nas tarefas do dia-a-dia.

Para te ajudar a escolher a pia certa para sua cozinha, separamos algumas dicas e informações importantes, além de fotos para que você possa se inspirar.

  1. Medidas
  2. Saber as medidas ideais para a pia é um dos principais segredos, afinal ninguém quer ficar com dores nas costas por ter instalado uma pia muito baixa, ou correr o risco de o material trincar durante a instalação por ter escolhido um modelo muito comprido. Como deu para perceber, uma pia com medidas inadequadas pode trazer muita dor de cabeça.

    A pia de cozinha geralmente é cortada para acomodar o fogão e/ou cooktop, a cuba e uma tábua para cortes. Isso significa que ela será o pano de fundo de todos esses acessórios e, por isso quer dizer também que você passará boa parte do seu tempo trabalhando por ali.

    como-escolher-pia-certa-cozinha1

    A altura varia entre 90 e 110 cm. Em um mundo ideal, a pia seria instalada de acordo com a altura da pessoa, isso é possível para quem mora sozinho ou com poucas pessoas, mas em uma família muito grande, onde todos costumam cozinhas, essa decisão pode ser mais difícil. Veja a tabela de medidas:

    Altura da Pessoa (cm)Altura do balcão (cm)
    1,50 – 1,607890
    1,60 – 1,708395
    1,70 – 1,8090103
    1,80 – 1,9095110

    O comprimento da pia também deve ser levado em consideração e não pode ultrapassar 3 metros. Isso porque, dependendo do material, se for muito longa corre-se o risco de deformação e rachaduras. Já a profundidade mínima recomendada é de 60 centímetros, para a furação da cuba.

  3. Material
  4. A escolha do material é um dos pontos que causam mais dúvidas, afinal o mercado oferece diversos tipos de materiais, que variam dos mais sofisticados e modernos aos mais simples. Mas saber qual é o mais durável, que tem manutenção mais fácil e que é o mais funcional é fundamental para tomar essa decisão. Abaixo, listamos os materiais mais procurados e suas principais características:

    • Aço inoxidável Esse material combina com praticamente todas as cozinhas, é resistente ao calor, à corrosão e é fácil de limpar e cuidar, mas não tão fácil de prevenir os riscos e perde o brilho com o passar dos anos, por isso é recomendado o uso de produtos específicos de limpeza de aço inox.

    como-escolher-pia-certa-cozinha2

    Por oferecer poucas opções de configuração de tamanho da cuba e comprimento, esse material acaba sendo mais utilizado em cozinhas compactas.

    • Mármore Esse material não é um dos mais recomendados para cozinhas, já que sua porosidade absorve resíduos que podem causar mau cheiro, além de manchar facilmente devido a exposição à algumas substâncias utilizadas nesse ambiente e ter pouca resistência a riscos e impactos. Além disso, o mármore é um material caro que precisa de selagem anualmente.
    • Granito – Com maior durabilidade e custo baixo, esse é um dos materiais mais utilizados para os tampos de pias. Em geral, os granitos manchados são mais baratos e oferecem a vantagem de esconder os riscos que possam surgir com o passar dos anos. Já o granito preto e o preto absoluto são opções mais caras, mas também mais resistentes. Assim como o mármore, esse é um material poroso que precisa de impermeabilização e, depois de alguns anos de uso, é recomendável contratar um profissional para polimento.

    como-escolher-pia-certa-cozinha3 como-escolher-pia-certa-cozinha4

    • Corian – O corian é um material bastante versátil, que oferece a possibilidade de ser montado já com a cuba da pia, porta-sabão e lixeira moldadas no mesmo material. A porosidade é quase zero, mas o material sofre riscos com mais facilidade do que os outros e não é resistente ao calor, podendo manchar ou rachar ao ser exposto a temperaturas altas. Por isso, deve-se ter muito cuidado para não apoiar panelas e outros utensílios quentes.

    como-escolher-pia-certa-cozinha5

  5. Cuba e torneira
  6. Na hora de escolher a cuba para sua pia leve a profundidade em consideração. Ela pode variar de 10 a 18 cm, sendo que quanto mais funda for, menos água espirrará na hora de lavar a louça. Você também pode optar por cubas simples, duplas ou triplas. Quanto mais cubas, mais comodidade e maior o custo.

    como-escolher-pia-certa-cozinha6 como-escolher-pia-certa-cozinha7

    A escolha da torneira deve ser feita como um complemente à cuba e ao material da bancada. Cubas duplas, por exemplo, precisam de torneiras flexíveis, que possa ser movimentada de um lado para o outro. Cozinhas mais modernas precisam de torneiras com linhas mais retas, já os estilos mais tradicionais combinam melhor com torneiras de linhas fluidas.

    como-escolher-pia-certa-cozinha8 como-escolher-pia-certa-cozinha9

    Veja mais fotos e inspire-se:

    como-escolher-pia-certa-cozinha19 como-escolher-pia-certa-cozinha18 como-escolher-pia-certa-cozinha17 como-escolher-pia-certa-cozinha16 como-escolher-pia-certa-cozinha14 como-escolher-pia-certa-cozinha13 como-escolher-pia-certa-cozinha12 como-escolher-pia-certa-cozinha11 como-escolher-pia-certa-cozinha10

    Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *