Como escolher o aparador ou buffet para sala de jantar



Presente na maioria das salas de jantar, o buffet (ou apoiador) é um móvel que serve como suporte para a mesa, ao ser usado para apoiar as comidas e bebidas, e também para guardar os utensílios de jantar. Por isso, ele deve ser funcional e, ao mesmo tempo, estar em harmonia com toda a decoração a redor.

Existem diversos modelos e estilos, desde os mais clássicos e retrôs aos modernos e contemporâneos, em diversas cores e texturas. Por isso, é comum surgir muitas dúvidas na hora de escolher o ideal para a sala de jantar. Para não errar na hora de escolher esse importante item da sua sala você deve ficar atento a algumas peculiaridades que listamos nesse artigo.

  1. Aparador ou Buffet
  2. A primeira coisa que você deve entender é a diferença entre o aparador e o buffet. Sim, eles são completamente diferentes!

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar

    O buffet é um dos mais escolhidos por sua funcionalidade. Ele é ideal para quem tem a necessidade de guardar os utensílios do jantar, além de servir como apoio para os pratos de comidas a serem servidos. Além disso, ele se torna uma linda peça decorativa que ajuda a compor o ambiente.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar1

    O parador é uma opção para quem busca mais leveza para a decoração e não se importa em abrir mão da funcionalidade, já que ele não possui compartimentos para aguardar os utensílios e, em muitos casos, servem apenas para comportar objetos decorativos.

  3. Combinação
  4. O buffet/aparador deve ficar em harmonia com os outros móveis e objetos de decoração da casa, seguindo o mesmo estilo. No entanto, isso não significa que você não pode ousar em cores e materiais diferentes. A quebra de combinação é sempre uma proposta interessante, mas deve-se tomar cuidado para que não fique destoante.

    Veja os exemplos:

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar2

    A mesa dessa sala de jantar tem um lindo e sofisticado tampo de vidro escuro com base de madeira clara, que combina com o buffet, também de madeira clara. Perceba que mesmo com a quebra de combinação nas cores e na textura (mesa com tampo de vidro e buffet de madeira) a sala não ficou desarmoniosa.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar3

    O buffet azul já uma opção muito mais ousada, que pode combinar bem em ambientes com cores neutras, como o branco e os tons claros de madeira. Além disso, repare que o estilo retrô do buffet está sendo combinado com elementos modernos (note que algumas cadeiras têm desenho moderno e outras seguem a linha mais vintage) e, mesmo assim, nada está destoante.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar4

    A dica para quem não quer correr o risco de errar é apostar em aparadores ou buffets na mesma cor e textura da mesa de jantar. A combinação clássica garante 100% de acerto.

  5. Tamanho
  6. A metragem do ambiente também deve ser levada em consideração na hora de escolher esse imobiliário. Salas de jantar pequenas devem preferir os aparadores, que ocupam menos espaço, mas buffets pequenos, como os móveis vintage e retrô também podem cair muito bem. Salas maiores merecem buffets também maiores.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar5

    Repare em como o aparador, por ser mais estreito que um buffet, economiza espaço e deixa o ambiente lindo e sofisticado ao comportar objetos de decoração.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar6

    Mesmo sendo uma pequena sala de jantar, o buffet ficou perfeito como completo, já que tem as proporções ideais.

    como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar7

    Repare que o buffet segue o comprimento da mesa. Essa medida pode ser feita em ambiente espaçosos e retangulares.

  7. Espelho

Alguns buffets e aparadores vêm com espelho integrado. Isso pode ser uma solução interessante para ampliar ambientes pequenos e destacar algumas peças de decoração. Espelhar uma linda luminária, por exemplo, pode trazer mais brilho e sofisticação à sala de jantar, além de colaborar com a iluminação. Mas é importante estar atento, pois o espelho, assim como todos os itens decorativos, deve contribuir como um todo ao ambiente.

como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar8

Tente imaginar essa sala de jantar sem esse espelho. O ambiente perderia muito em espaço, visual e iluminação. Principalmente porque a luminária pendente é um item bastante elegante, que ganha ainda mais destaque ao ser refletida.

como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar9

Os aparadores também podem vir acompanhados de espelho e cumprem o mesmo objetivo que os espelhos nos buffets, dando um toque a mais de elegância e sofisticação.

como-escolher-aparador-buffet-sala-jantar10

O espelho não é necessariamente uma regra. Você pode optar por quadros e peças de arte para decorar. Principalmente se você não tiver uma luminária tão bonita para refletir ou se seu buffet já tiver portas espelhadas.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *