Como escolher a mesa da sala de jantar?

Escolher a mesa de jantar, assim como escolher qualquer móvel para a decoração da casa, nem sempre é uma tarefa fácil e exige muito cuidado e atenção. Muitas vezes, pensando em receber visitas e dar jantares em casa, as pessoas acabam escolhendo mesas muito grandes, que mal cabem no espaço disponível e que nem sempre são utilizadas como o esperado.

O ideal é que você se preocupe em escolher uma mesa que atenda as demandas atuais da sua família. Se na sua casa moram apenas 4 pessoas e você raramente recebe visitas, então uma mesa de 4 a, no máximo, 6 lugares será mais do que suficiente. Claro que se você tem um espaço amplo, deve aproveita-lo ao máximo.

Quer saber quais são as medidas ideais para não errar no tamanho da mesa de jantar? Então confira a dica logo abaixo.

O tamanho da mesa depende do tamanho do espaço

Para que ninguém tenha que ficar espremido à mesa de jantar da sua casa você deve considerar um espaço médio de 60 cm a 75 cm entre uma cadeira e outra. Esse é o espaço que uma pessoa costuma ocupar para ficar confortável. Já o espaço ideal que deve ficar livre para circulação, ou seja, o espaço entre a mesa de jantar e os outros móveis e a parede, é entre 70 cm e 90 cm.

Mesas que ficam perto de corredores de passagem devem contar com, pelo menos, 100 cm livres para que as pessoas possam circular tranquilamente, mesmo que alguém esteja sentado à mesa. Não esqueça de medir também o espaço que as cadeiras irão ocupar.

Uma forma de não errar na compra é medir antes de ir à loja. Use fita crepe ou recorte jornais no tamanho da mesa que você pretende comprar e veja se o espaço está de acordo com o que você espera. Veja alguns exemplos nas fotos abaixo.

Repare que mesmo com as pessoas sentadas à mesa seria possível circular tranquilamente pela sala de jantar, pois há bastante espaço entre mesa/cadeiras e o aparador, corredor e parede.

Uma mesa maior pode comportar melhor cadeiras maiores e mais confortáveis. Repare no espaço entre uma cadeira e outra. Isso é fundamental para garantir que ninguém fique batendo o cotovelo ou esbarrando na pessoa ao lado.

Se você não tiver muito espaço, opte por criar um ambiente confortável, com uma mesa pequena e poucas cadeiras. A ideia de colocar um pequeno sofá traz mais aconchego ao ambiente e economiza espaço.

Qual o melhor formato de mesa de jantar?

Mesa redonda, quadrada, retangular ou oval? Qual a melhor opção para a minha sala de jantar? Essas perguntas são muito rotineiras e comuns, afinal, que nunca ficou perdido dentro de uma loja de decoração com tantas opções lindas e diferentes, não é mesmo?!

Para você ter uma ideia, as mesas redondas são consideradas melhores para locais pequenos, por ocuparem menos espaço. Com cerca de 100 cm ou 120 cm de diâmetro, essas mesas podem acomodar até 6 pessoas e tornar o espaço mais intimista. Já a mesa retangular pede um espaço maior para circulação para acomodar o mesmo número de pessoas.

Veja as fotos a seguir e as dicas de como escolher o melhor formato de mesa de jantar para a sua casa.

Essa mesa deve ser escolhida apenas para ambientes pequenos e de formato quadrado. Em locais grandes elas ocupam muito espaço e deixam as pessoas muito distantes uma das outras. Ideal para quem deseja um espaço para, no máximo, 6 pessoas.

A mesa quadrada é visualmente mais elegante e sofisticada, contudo ela funciona melhor em espaço amplos, para comportar 8 pessoas. Se você quiser uma mesa de apenas 4 lugares prefira a redonda.

Em locais amplos ou pequenos a mesa retangular funciona bem quando o espaço também é do mesmo formato. É uma excelente opção para quem precisa acomodar mais de que quarto pessoas à mesa.

As mesas ovais também devem ser utilizadas em espaços retangulares e costumam ocupar menos espaço, já que não possuem pontas. Com isso, fica mais fácil também acomodar mais convidados à mesa, colocando uma cadeira a mais sempre que for necessário.

Já sabe como fazer para escolher a mesa de jantar ideal? Então aproveite agora para conferir as fotos que selecionamos e se inspirar. Não se esqueça de nos seguir no facebook e ficar por dentro de todas as novidades e dicas do Loucos por Decoração. facebook.com/blogloucospordecoracao/

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *