Como escolher a cor ideal do sofá

Na hora de decorar a sala de estar nos deparamos com diversas dúvidas, entre elas está a cor do sofá. O mercado oferece modelos de diversos tamanhos, estilos, estofados e cores e, por isso, pode parecer muito difícil fazer a escolha. Mas, assim como existem algumas regrinhas que ajudam definir o tamanho certo do seu sofá, existem também algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher a cor.

Então, para facilitar, vamos mostrar a você as características das cores claras, escuras e coloridas, além de mostrar algumas fotos de decorações feitas por profissionais. No final você vai achar fácil e certamente já terá a cor do seu sofá em mente. Vamos lá:

Sofá em Cores Claras:

Sofás de cores claras, como o branco e os tons off-white, são ótimos para quem tem pouco espaço e precisa ganhar amplitude e claridade. Ambientes com pouca incidência de luz natural e que são difíceis de iluminar precisam contar com móveis em cores claras para tornar o local mais agradável e visualmente mais leve, além disso as cores claras também são responsáveis por criar a sensação de que o ambiente é mais amplo, o que vai ajudar a aumentar o conforto da sua sala de estar.

Apesar disso, quem tem uma sala grande também pode optar pelas cores claras. Elas são clássicas e modernas ao mesmo tempo e ficam bem com todos os estilos de decoração. Veja as fotos:

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal

Essa é uma sala de estar rebaixada, muito comum em mansões, que optou pelo sofá branco, com almofadas coloridas. Qualquer ambiente pode usar um sofá branco, mas atenção, pois eles sujam muito facilmente e pode não ser uma boa ideia para quem tem crianças e animais de estimação em casa.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal1

Cores como o bege são ótimas opções para salas pequenas e decorações clássicas. Repare em como o espaço fica visualmente mais amplo e claro com sofás em tom off-white.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal5

Sofás em cinza claro são um dos mais procurados por quem tem uma sala de estar pequena e não quer se preocupar com a questão da sujeira dos sofás brancos. Combine com o tapete, as almofadas e possíveis poltronas e puffs em tons e cores que contrastem com o estofado do sofá.

Sofás Escuros:

Em tons escuros, os sofás ficam melhor em ambientes amplos e claros. Para optar pelos sofás pretos, por exemplo, certifique-se de que o espaço conte com paredes e cortinas em tons claros e que tenha uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial. Dessa forma você garantirá o estilo proposto pelos sofás escuros, sem deixar o ambiente carregado. Os sofás escuros são ótimas opções para quem tem animais de estimação e crianças em casa, já que a sujeira fica menos aparente.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal3

Essa sala de estar, apesar de pequena, conta com um sofá marrom escuro, que ficou perfeito para o ambiente graças à boa iluminação e a combinação de móveis e outros itens em tons claros.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal4

O sofá preto é um clássico que fica bem com qualquer estilo de decoração. Veja que, mais uma vez, a decoração foi combinada com itens claros para trazer luz e suavidade ao espaço.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal5

Os sofás vermelhos também são uma escolha frequente, mas cuidado ao usa-los para não carregar o ambiente. O vermelho combina bem com móveis em madeira rústica, mas precisa de elementos em tons claros para iluminar.

Sofás Coloridos:

Ideais para quem gosta de ousar e criar ambientes alegres e divertidos, os sofás coloridos geralmente são encontrados em decorações de estilo vintage ou retrô. Se você quer ter um ambiente com esse estilo, sua sala de estar não pode ficar sem um lindo e estiloso sofá colorido. Já para quem costuma enjoar fácil das coisas, é melhor deixar essa ideia de lado.

Para usar um sofá colorido na decoração, basta saber combina-lo com outros elementos da sala para que o ambiente fique harmonioso. Veja as decorações das fotos abaixo e entenda melhor.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal6

Uma combinação bem ousada, mas que deu super certo. A cor rosa do sofá combina perfeitamente com os outros itens de decoração em vermelho, com o detalhe de contar com um tapete, um móvel e a cortina em rosa claro.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal7

Amarelo e azul são cores que combinam perfeitamente. Para harmonizar o ambiente detalhes das duas cores estão presentes em todos os cantos, como no abajur e nas almofadas.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal8

Mais uma vez a combinação de azul e amarelo prevalece na decoração da sala, mas, ao contrário da outra foto, o sofá é azul e a parede amarela. Uma decoração vintage para ninguém botar defeito.

como-escolher-a-cor-do-sofa-ideal9

Mais uma boa ideia de combinação: verde, roxo e laranja. Veja como essa sala ganhou estilo e personalidade ao combinar essas cores e usar poltronas coloridas na decoração.

Ainda tem dúvidas sobre a cor ideal para o sofá da sua sala? Deixe seu comentário e compartilhe suas questões e ideias com a gente!

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *