Como escolher a cor ideal para a parede da sala?

Quando a gente pensa em reformar qualquer cômodo, a gente pensa logo em mudar a cor das paredes, não é mesmo?! Essa é, aliás, uma forma barata de mudar completamente a decoração de um cômodo e dar um novo ar ao ambiente. Se você está pensando em trocar as cores da parede da sua sala de estar, veja algumas dicas incríveis que separamos, além das fotos para te ajudar a ter ótimas ideias.

Antes de qualquer coisa, estude os componentes atuais da sua sala de estar. Se não for trocar os móveis, por exemplo, você deverá leva-los com consideração na hora de trocar as cores da parede. Faça também uma análise da condição atual delas, caso tenha desnível, buracos ou reboco frágil será necessário arrumar antes de começar a pintar.

Feito isso, pense no efeito que você deseja dar ao ambiente, você pode escolher uma cor que amplie, que dê personalidade ou que aumente a sensação de conforto, por exemplo? Essas respostas vão te ajudar a decidir a cor ideal para pintar as paredes da sua sala de estar.

Cores claras para ampliar

Salas pequenas pedem cores claras para ajudar ampliar o ambiente. No entanto, isso não quer dizer que você só possa usar o branco. Os tons claros de amarelo, cinza, rosa ou verde podem funcionar muito bem. Uma dica para dar mais vida e personalidade ao ambiente é apostar nas almofadas e itens de decoração mais coloridos.

Evite o bege em salas pequenas, pois essa cor deixa o ambiente menos atraente. Prefira as cores que citamos aqui ou, simplesmente, o cinza, que combina com praticamente tudo e, além de ajudar a ampliar, também dá aquele toque de sofisticação. Veja algumas fotos para se inspirar.

Nossa primeira foto mostra justamente o sucesso do cinza nas paredes de salas pequenas. Veja que uma forma de tornar o ambiente mais interessante é utilizando papel de parede em um dos lados.

As salas pequenas também podem ganhar um toque colorido na parede. Repare, contudo, que a cor verde está em um tom bastante suave e claro, o que ajuda a não diminuir o espaço.

O rosa claro dá ao ambiente uma sensação de pureza e felicidade. É uma ótima pedida para salas pequenas e com bastante personalidade.

Cores escuras para criar conforto

As cores escuras são ótimas para criar ambientes mais aconchegantes e confortáveis, mas são aconselhados apenas para cômodos com espaços generosos, já que podem diminuir bem a sensação de amplitude visual. Não é à toa que cores escuras são muito utilizadas em tetos altos, por exemplo.

 

Nas salas retangulares é possível pintar uma das paredes menores com cores escuras para tentar diminuir essa distância entre uma ponta e outra. O efeito alcançado nesses casos é de um ambiente mais quadrado e aconchegante. Aposte nos tons escuros de cinza, verde, roxo ou azul. Veja abaixo as fotos que selecionamos para entender melhor como isso funciona.

Um detalhe interessante que devemos observar é como as cores escuras ajudam a aquecer o ambiente. A cor fica ainda melhor, portanto, nas épocas frias do ano, com uma decoração de inverno.

Aqui temos o exemplo de uma sala de estar retangular. Repare em como a parede mais escura ajuda a diminuir o ambiente fazendo com que ele pareça muito mais quadro do que qualquer outra coisa. Ótimo para aproximar e dar a sensação de aconchego.

Os tons mais escuros são ótimos para ambientes bem iluminados e com boa entrada de luz natural. Cuidado para não pintar de escuro uma sala que não tenha boa iluminação, pois isso fará com que o ambiente fique desconfortável.

Cores vivas para dar personalidade

Amarelo, vermelho e laranja são cores que dão muita personalidade a qualquer ambiente. O ideal é escolher apenas uma ou, no máximo, duas paredes para dar o destaque colorido, assim você não sobrecarrega o ambiente e não corre o risco de enjoar rapidamente da cor.

Outra dica de ouro é não colocar cores fortes em paredes focais, como a parede onde será colocada a TV, por exemplo. Como você ficará boa parte do tempo olhando para essa parede, correr o risco de causar um certo incômodo a visão e, até mesmo, enjoar.

O vermelho é uma cor bastante forte e cheia de personalidade. Repare que foi utilizada em apenas uma das paredes e está combinando com o estofado do sofá e também com as almofadas.

Essa parede amarela também está atrás no sofá, seguindo aquela regra de não ficar no campo de visão, para evitar desconfortos visuais.

E agora, já sabe que cor usar na parede da sua sala? Deixe suas dúvidas e comentários aqui na nossa página ou siga a gente lá no facebook: facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *