Como escolher a banheira certa para o seu banheiro



A ansiedade e o estresse são considerados as doenças do século, afinal quem nunca sofreu desses males em algum momento da vida? Pensando nisso, muita gente tem o sonho e o desejo de ter uma banheira em casa para relaxar no final do dia e poder esquecer um pouco dos problemas.

A boa notícia é que o novo século também trouxe muita tecnologia, o que ajudou a reduzir os custos e a tornar muitos sonhos acessíveis ao bolso do consumidor, inclusive o de ter uma banheira em casa. São inúmeros modelos, formatos e materiais que podem ser escolhidos e, por isso, o cuidado na escolha deve ser redobrado. Não basta escolher o mais barato, tem que saber sobre a durabilidade e qualidade. Se não o barato pode sair muito caro!

como-escolher-banheira-certa

Medidas

A primeira coisa que você deve verificar é se há espaço e dimensões suficientes em seu banheiro para comportar a banheira. Tire as medidas e verifique a funcionalidade, se há espaço suficiente para circulação, para entrar e sair da banheira e etc.. As banheira de apoio são as mais indicadas para banheiros não tão espaçosos e ocupam o espaço exato de suas dimensões. Já as banheiras de embutir ocuparão mais espaço, já que precisarão de um acabamento que ficará em volta.

Todas as banheiras, independentemente do modelo ou marca, precisam de um ponto de entrada e um ponto para o escoamento de água. O melhor a se fazer antes de comprar é consultar um profissional, ou ler atentamente o manual do produto para avaliar a possibilidade da instalação. Alguns fabricantes oferecem o serviço de técnicos para fazer visitas de avaliação.

Para quem deseja uma banheira com hidromassagem, deve analisar a parte elétrica, esse tipo de banheira exige uso específico da seção do fio e disjuntores, assim como rede elétrica independente, entre outras normas regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

como-escolher-banheira-certa1 como-escolher-banheira-certa2

As banheiras de canto são as mais recomendadas para banheiros pequenos, pois ocupam menos espaço e ainda são confortáveis e charmosas.

Para quem tem um banheiro espaçoso a recomendação é deixar o chuveiro separado da banheira. Esse é, na verdade, uma recomendação que deveria ser sempre seguida, já que oferece mais comodidade e conforto, principalmente nos momentos em que a banheira não será utilizada.

Material

Antigamente as opções era pouca e se limitavam ao mármore e ao aço esmaltado; à porcelana ou à madeira; ao ferro ou cobre. Hoje em dia ainda existem essas opções e outros compostos mais leves e com superfícies mais lisas, o que é bom para a limpeza. Esses novos materiais são o acrílico, a fibra de vidro, as rochas vulcânicas e os compostos que aliam minerais e acrílicos como o Corian (70% mineral natural e 30% acrílico).

O acrílico é o material mais indicados por especialistas, isso porque elas apresentam algumas vantagens sobre os outros materiais, como o fato de o acrílico utilizar pigmentos estáveis, o que significa que eles não desbotam, mantêm o brilho e a cor original por mais tempo. Outra vantagem é a durabilidade e a fácil manutenção, em caso de riscos, um polimento basta para reparar e a superfície não é porosa, o que impede a proliferação de bactérias.

As banheiras acrílicas também saem na frente dos materiais convencionais por não provocarem choque térmico, isso se deve ao baixo coeficiente de transmissão de calor, e ainda mantêm a temperatura da água por mais tempo.

como-escolher-banheira-certa3 como-escolher-banheira-certa4

O acrílico é um material que fica em perfeita harmonia com ambientes luxuosos, clássicos ou modernos. O que vai ditar o estilo é o formato e os acessários.

Instalação

Não corra nenhum risco e contrate mão de obra especializada para a instalação da banheira, independente do estilo que você escolheu. Se o assentamento não for bem feito, com o uso frequente e o peso da água e da pessoa a banheira pode rachar.

como-escolher-banheira-certa6

As banheiras de apoio são mais fáceis de instalar, porque não demandam base ou acabamentos, basta conectá-las a um ponto de entrada e outro de saída de água. Além da simplicidade, elas são lindas e adequadas para banheiros pequenos.

como-escolher-banheira-certa7

A instalação das banheiras embutidas é mais trabalhosa por conta do acabamento, mas ainda é a opção mais escolhida pelos compradores.

Veja mais fotos de banheiros decorados com banheiras e inspire-se:

como-escolher-banheira-certa8 como-escolher-banheira-certa9 como-escolher-banheira-certa10 como-escolher-banheira-certa11 como-escolher-banheira-certa12 como-escolher-banheira-certa13 como-escolher-banheira-certa14 como-escolher-banheira-certa15 como-escolher-banheira-certa16 como-escolher-banheira-certa17

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *