Como decorar sala e cozinha integradas

Apartamentos e casas pequenas têm ganhado espaço com as famosas cozinhas americanas, que são aquelas que se integram a sala de estar. Esse modelo de cozinha dá a sensação visual de que o espaço é maior e, assim, traz uma maior sensação de conforto ao lar.

Mas, justamente por existirem dois ambientes em um, decorar esse espaço pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, como fazer com o revestimento do piso e das paredes? Será que o ambiente vai ficar com aspecto de bagunçado? Essas e outras dezenas de dúvidas podem surgir na hora de planejar a cozinha americana.

Nesse artigo separamos algumas dicas importantes para que você não cometa erros e decore com perfeição a sua cozinha americana.

  • O Piso

É claro que você pode optar por pisos diferentes, mas usar o mesmo piso em todo o ambiente (salas e cozinha) é ter a certeza de fazer a escolha certa. Quando iguais, o piso dá a sensação visual de continuidade entre os ambientes e favorece a amplitude. São vários os revestimentos que podem atender aos dois cômodos, como o porcelanato, as pedras e, até mesmo, a madeira. Para delimitar e diferenciar o espaço da sala você pode utilizar alguns truques, como colocar tapete na sala de estar, por exemplo.

como-decorar-sala-cozinha-integradas

Veja na foto como o piso frio igual da cozinha à sala criou a integração perfeita e ampliou o espaço visual.

como-decorar-sala-cozinha-integradas1

Repare em como o espaço dessa cozinha americana foi delimitado com a diferença dos pisos. O revestimento em madeira na sala é um dos mais utilizados para criar contraste com o piso da cozinha.

  • As Paredes

Assim como o piso, a forma mais segura de não errar na escolha das cores e revestimento das paredes é manter tudo igual. Mas isso não é uma regra, já que as opções são inúmeras, desde papel de parede até pinturas clássicas ou com texturas. Você só precisará se preocupar em colocar um revestimento impermeável na parede da pia e do fogão, para garantir a durabilidade e facilitar a limpeza do local.

como-decorar-sala-cozinha-integradas3

Nesse projeto, todas as paredes foram pintadas de branco. Repare que a parede da pia conta com revestimento em azulejo.

como-decorar-sala-cozinha-integradas3

Mais um exemplo de cozinha americana que mantém as paredes dos dois ambientes iguais, apenas com a preocupação de um revestimento impermeável para a área da pia e fogão.

como-decorar-sala-cozinha-integradas4

Repare que a parede de tijolos da sala foi estendida até a cozinha e também utilizada na parede da pia, criando a sensação de continuidade e, ao mesmo tempo, uma delimitação interessante entres os espaços.

  • Móveis

Os móveis da cozinha e da sala de jantar, bem como o da sala de estar, devem estar em harmonia um com os outros. Isso quer dizer que na hora de fazer o planejamento e escolher os móveis de todos esses ambientes você deverá pensar em peças que combinem entre si.

Escolha também móveis transparentes, que ajudam a criar a sensação visual de ter um local organizado e com poucos objetos. Outra dica legal é optar por móveis de cozinha que tenham os puxadores escondidos para evitar que os armários fiquem em evidência e chamem a atenção.

como-decorar-sala-cozinha-integradas5

Repare que os tons de madeira estão para todos os lados e o branco das cadeiras e do balcão da cozinha também é utilizado no estofado do sofá.

como-decorar-sala-cozinha-integradas6

O revestimento em vermelho do balcão da cozinha foi pensando para combinar com os móveis de mesmo tom da sala de estar.

como-decorar-sala-cozinha-integradas7

Esse ambiente ganhou mais espaço visual com as cadeiras transparentes escolhidas para a sala de jantar.

Veja mais fotos de cozinhas americanas e inspire-se:

como-decorar-sala-cozinha-integradas8 como-decorar-sala-cozinha-integradas12 como-decorar-sala-cozinha-integradas11 como-decorar-sala-cozinha-integradas10 como-decorar-sala-cozinha-integradas9 como-decorar-sala-cozinha-integradas13

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *