Como decorar a sala de jantar

A sala de jantar é um espaço muito utilizado para reuniões em família, para receber amigos e, por vezes, como ambiente de trabalho. Apesar disso, essa é uma área que tem sido suprimida pelos espaços cada vez menores em casas e apartamentos. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não abriram mão de ter uma linda e confortável sala de jantar, mesmo que em pequena dimensão.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que alguns detalhes na decoração podem fazer toda a diferença, principalmente se o seu objetivo é fazer com que o espaço pareça mais amplo e não atrapalhe a circulação entre os ambientes. Nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre como decorar sua sala de jantar.

Mesa

Na hora de escolher sua mesa de jantar, pense que ela será utilizada para várias situações, desde um jantar simples as recepções de amigos e familiares, por isso, tenha em mente quantos lugares precisará ter para todas essas ocasiões. Se o espaço para sua sala de jantar é pequeno, tenha como prioridade o uso diário da família. Se, por exemplo, moram 4 pessoas na sua casa, o ideal é que a mesa tenha lugar para no mínimo 4 pessoas.

Em questões de medidas, a circulação mínima a ser deixada ao redor da mesa é de 90 centímetros, contando da mesa até a parede. Uma boa dica antes de sair às compras, é usar uma fita crepe para marcar os espaços e, assim, saber o tamanho e dimensão da mesa. Caso opte por mandar fazer, saiba que a altura padrão é de 70 a 75 centímetros, dessa forma você não corre o risco de que fique muito baixa ou muito alta.

O formato e o material da mesa também devem ser levados em consideração e isso vai depender muito da decoração já existente na sua casa, já que a sala de estar deve ficar em harmonia com os outros ambientes, do espaço disponível e do estilo que você deseja dar.

Veja alguns exemplos:

como-decorar-sala-jantar

A mesa de vidro transparente, apesar de um pouco fora de moda, ainda é uma opção para quem quer dar amplitude ao ambiente. Nessa foto, o formato redondo garante a modernidade, dando mais charme e elegância. A grande vantagem desse formato de mesa é que, com o pé centralizado, as pessoas podem se acomodar com mais conforto, além de ocupar menos espaço e garantir mais lugares à mesa.

como-decorar-sala-jantar1

A mesa de jantar de pedra é muito sofisticada e prática, apesar disso algumas pessoas a consideram muito fria. O formato retangular é ideal para espaços do mesmo formado e é um dos mais escolhidos.

como-decorar-sala-jantar2

A mesas de madeira são clássicas e elegantes. No formato quadrado podem ser ideais para espaços pequenos, com apenas 4 lugares ou para espaços amplos, com 8 lugares, como é o caso da mesa de jantar da foto.

Cadeiras

Não necessariamente você tem que comprar as cadeiras que fazem conjunto com a sua mesa. Você pode ousar para criar algo diferente e a seu estilo. Para isso tome alguns cuidados, as cadeiras devem ser proporcionais à altura da mesa. Para determinar o número de cadeiras tenha em mente que a distância ideal entre um e outro é de 30 centímetros.

Opte por materiais confortáveis e de fácil limpeza, como assentos estofados impermeabilizados, por exemplo. Dessa forma você evitará que fiquem sujos caso caia comida, principalmente para quem tem crianças em casa. As cadeiras sem braço podem ser uma ótima opção para quem quer economizar espaço e criar a sensação de amplitude para a sala de jantar.

Para entender melhor, veja os exemplos:

como-decorar-sala-jantar3

Repare que essa mesa quadrada, mesmo não sendo tão grande, pode comportar 8 cadeiras. Para isso foram escolhidas cadeiras sem braço, que economizam espaço. Repare também no contraste, a mesa com vidro escuro combina perfeitamente com as cadeiras de cor clara.

como-decorar-sala-jantar4

Essa pequena sala de jantar ganhou muito charme e sofisticação com a mescla de cadeiras. De um lado, poltronas maiores e mais confortáveis e do outro, cadeiras vintage menores. Uma combinação perfeita para poder posicionar mais cadeiras e um espaço bem pequeno. Repare também que os tons claros foram escolhidos para deixar o espaço maior.

Aparador (buffet ou cristaleira)

Também conhecido como buffet e cristaleira, ter um aparador é sempre bom, independentemente do tamanho da sua sala de jantar. O buffet tem compartimentos para guardar os utensílios de jantar, além de servir como uma extensão da mesa em dias de festa, podendo ser utilizado para apoiar louças e comidas, por exemplo. Principalmente se a mesa for pequena.

Escolher o aparador ideal não é muito difícil, basta escolher um modelo que acompanhe a cor e a textura da mesa, dessa forma não tem como errar. Para quem gosta de ousar, também é possível. Você pode propor uma quebra de combinação, usando outras cores e materiais, apenas tome cuidado para que não fique destoante.

Veja os exemplos:

como-decorar-sala-jantar5

Esse é um exemplo clássico. Note que a textura e cor da mesa é igual ao do aparador, que tem portas em tons escuros para criar um leve contraste. O espelho que acompanha esse buffet é uma boa solução para ampliar o ambiente e trazer mais brilho e iluminação, já que reflete a luminária pendente.

como-decorar-sala-jantar6

Essa seria uma opção mais ousada. A cor do aparador é completamente diferente da proposta da mesa e das cadeiras, que seguem tons mais clássicos. Mas repare que a textura lisa é a mesma nos dois e os objetos de decoração ajudam a criar a harmonia necessária.

Lustre

Para escolher uma luminária pendente para a sua sala de jantar você precisará saber as medidas do espaço. Lustres muito grandes em salas pequenas dominam o espaço e podem deixa-lo menor. Uma sala com paredes de 2,4m de altura pode ter um lustre que meça de 20 a 24 polegadas, por exemplo. Outro fator importante é a centralização, as luminárias pendentes devem ser instaladas sempre no centro da mesa, e não no centro da sala.

Leve em consideração também o estilo que você escolheu. Se sua sala de jantar tem um estilo contemporâneo, opte por um lustre contemporâneo também, essa é a forma fácil de não cometer erros. Mas, assim como nos outros casos, ousar é sempre possível.

Veja alguns exemplos:

como-decorar-sala-jantar7

Nessa sala de jantar são as luminárias que ditam o estilo moderno e contemporâneo.

como-decorar-sala-jantar8

Salas pequenas também combinam bem com o estilo contemporâneo. Nessa sala, o lustre escolhido tem a mesma cor das cadeiras.

como-decorar-sala-jantar9

como-decorar-sala-jantar10

Lustres clássicos ficam melhor em salas de jantar clássicas, mas também é possível utiliza-los em ambiente com decoração moderna e criar um contraste interessante.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *