Como decorar sala de estar e jantar juntas?

Para integrar ambientes diferentes em casa é preciso também integrar a decoração. Com cada vez menos espaço disponível, juntar a sala de jantar à sala de estar é uma forma de otimizar o ambiente e deixa-lo mais confortável, com uma área maior disponível para a circulação. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como decorar de forma que os ambientes fiquem harmônicos e, mesmo que juntos, tenham algum tipo de separação visual.

Decorar ambientes integrados é mais fácil do que se imagina, mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo funcione. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas e truques que são utilizados por decoradores e arquitetos. Confira.

1. Paleta de cores para os dois ambientes

Quando falamos de ambientes integrados, temos que pensar em paletas de cores para os dois ambientes como se fossem um só. Para locais menores, com menos espaço, deve-se preferir cores claras e neutras, que ajudam a ampliar e também a iluminar o local. Essas cores devem ser utilizadas principalmente nas paredes e no chão, que não devem ter qualquer tipo de separação, dando a sensação de continuidade.

Veja a foto de exemplo que separamos abaixo.

2. Separação visual no chão

Depois de escolher as cores que farão parte da sua decoração é importante delimitar os espaços, para que nosso cérebro possa identificar e entender como locais diferentes e não causar uma sensação ruim de espaço tumultuado. Para isso você pode usar tapetes na sala de estar ou na sala de jantar, com cores discretas e que fiquem levemente destacados. Na foto do exemplo acima, o tapete foi utilizado na sala de jantar, já na foto que separamos abaixo, o tapete delimita o espaço na sala de estar.

3. Sofá de costas para a sala de jantar

A disposição dos móveis vai variar de acordo com o espaço disponível. Uma outra forma de separar os ambiente sem perder espaço é justamente utilizando os móveis. Para isso, você pode usar as costas do sofá e dividir a sala de estar e a sala de jantar. Veja como fica!

4. Uso de aparadores ou buffet

Os aparadores também podem ajudar nessa tarefa e, ao mesmo tempo que separa os ambientes, integra um espaço ao outro. Ou seja, nas costas do sofá você pode usar um aparador, que será útil na sua sala de jantar. Contudo, você precisará calcular se há espaço suficiente, considerando os demais móveis e também o corredor livre para a circulação. Na foto abaixo podemos ver um exemplo perfeito de como usar esse móvel na decoração

5. Detalhes de cor nos objetos

Você optou por uma paleta de cores claras, para iluminar e ampliar o ambiente, mas não quer abrir mão de toque mais coloridos e vibrantes? Sem problemas. Os objetos e detalhes decorativos podem dar conta disso de forma simples e bastante criativa. Veja na foto abaixo que algumas peças de arte, com cores vibrantes, foram utilizadas para decorar tanto a sala de estar quanto a sala de jantar. É importante, no entanto, que as cores e tons combinem entre si e formem um visual harmônico.

6. Espelhos para ampliar

Nos ambientes pequenos, o espelho pode ser utilizado como truque para ampliar o espaço visual, além de ajudar a iluminar melhor o ambiente. O mais comum é utilizar a parede da sala de jantar para isso, como você pode observar na foto abaixo.

7. A escolha dos lustres

E por falar em iluminação, o projeto para trazer luz aos ambientes deve ser pensado com cuidado. Se optar por lustres, escolha sempre um maior e outro menor. Por exemplo, se quiser dar destaque ao lustre da sala de jantar, escolha um mais discreto para a sala de estar e vice versa. Não esqueça de centralizar os lustres da forma correta.

Na foto abaixo podemos ver que a sala de estar ganhou iluminação com spots de luz no teto e a sala de jantar um lustre moderno devidamente posicionado no centro da mesa de jantar.

8. Misture texturas

Para dar mais criatividade ao ambiente, use e misture as texturas e cores. Na foto que selecionamos como exemplo, você pode ver o uso divertido de almofadas lisas com almofadas estampadas. Essa é uma forma de misturar que sempre dá certo.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas. Aproveite para participar ativamente do blog e siga a gente no facebook: facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *