Como decorar o lavabo e deixá-lo mais bonito

Decorar de forma correta e funcional pode fazer toda a diferença no seu lavabo, apesar disso, ainda são poucas as pessoas que se preocupam com a organização desse ambiente. Mas alguns erros na hora de escolher o mobiliário e outros itens de decoração podem prejudicar a circulação e tornar o lavabo um local desconfortável e não apropriado para os moradores ou para as visitas.

Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa e você perceberá como é simples ter um lavabo bonito e funcional, que corresponda ao restante da decoração da sua casa.

  • Mobiliário

Geralmente esse é um local de pouco espaço, por isso a atenção com os móveis escolhidos deve ser redobrada. Tire as medidas de todas as paredes, inclusive da distância entre uma e outra, para pode calcular o tamanho e as dimensões da pia e do sanitário. O mais indicado é que o espaço para circulação seja de 70 a 80 centímetros, mas com ambientes cada vez menores, 60 centímetros livre para circulação também é aceitável. Evite colocar muitos móveis e concentre-se apenas no sanitário e na bancada com lavatório.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito

Pias pequenas com cubas de apoio podem ser uma ótima ideia para lavabos pequenos, pois ocupam pouco espaço, deixando o ambiente livre para circulação, como você pode ver na foto.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito1

Ter um pequeno balcão sob a cuba (primeira foto) ou sobre a pia (segunda foto) é uma boa solução para apoiar objetos de decoração e itens de necessidade dos banheiros, como sabonete e toalhas.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito2

Quem tem um pouco mais de espaço, pode optar por uma pia maior. O importante é sempre se certificar do espaço para a circulação. Repare nessa foto, que apesar da pia e do balcão grandes, o espaço livre é suficiente para garantir conforto à circulação das pessoas.

  • Espelhos

Claro que todo banheiro deve ter espelhos e isso não é diferente nos lavabos. Ainda mais por, geralmente, serem ambientes reduzidos, os espelhos podem ajudar a ampliar o espaço, além de refletir a iluminação e ajudar a torna o local mais claro e funcional. Uma parede de espelho é uma ótima pedida para lavabos pequenos.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito3

Repare que nesse projeto foi utilizado um espelho grande horizontal sob a bancada somado a um espelho de canto.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito4

Já esse sugere uma parede inteira de espelho. Repare em como o ambiente ganha em amplitude e iluminação.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito5

Esse é outro ótimo exemplo de parede de espelho em lavabo pequeno. A bancada e a pia em vidro também ajudam a aumentar a sensação de amplitude, já que ocupam menos espaço visual.

  • Cores

Apostar em cores claras e tons neutros é a certeza de fazer a escolha certa, principalmente porque são essas cores as responsáveis por ampliar visualmente ambientes pequenos, como os lavabos. Mas isso é apenas uma dica e não uma regra. Muitos projetos de lavabo usam cores fortes e escuras, mas a atenção com essas combinações deve ser redobrada, já que você pode acabar diminuindo o espaço ou fazendo com que se torne visualmente pesado.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito6

Escolher uma parede pequena para colorir é uma boa ideia. Repare em como o ambiente quebrou a monotonia do branco sem ficar sobrecarregado.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito7

Esse já é um projeto mais ousado, que utilizou um colorido papel de parede, com estampa e cores marcantes, que deu um ar mais moderno ao lavabo.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito8

As cores claras, como o branco e o bege, são para quem não quer correr o risco de errar. Sempre ficam boas nas paredes dos lavabos e você pode usar itens coloridos, como a saboneteira ou vaso de flores, para decorar.

  • Itens de decoração

Por ser um espaço muito pequeno, a decoração do lavabo fica por conta da frase “menos é mais”. Por isso os itens de decoração se resumem aos itens de necessidade, como as saboneteiras e os porta toalhas. Apesar disso, vasos com flores, naturais ou artificiais, são sempre bem-vindos e você também pode optar por aromatizantes, que são gradáveis e lindos para decorar.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito10 como-decorar-lavabo-deixar-bonito9

Já que os itens de higiene serão também parte da decoração, escolha saboneteiras com design diferenciados. Usar uma pequena bandeja de prata dá um toque de sofisticação.

como-decorar-lavabo-deixar-bonito11

Repare em como os pequenos vasos de flores podem dar mais charme e encanto ao local.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *