Como decorar estantes e prateleiras

Seja na sala, no quarto ou no escritório, sempre há uma forma criativa de decorar as estantes e aproveitar o melhor delas.

Cada cantinho da nossa casa merece atenção quando o assunto é decoração e isso não é diferente quando falamos das estantes. Elas foram feitas para nos dar mais espaço para guardar coisas e também para manter tudo organizado, mas não é por conta de sua funcionalidade que não podemos deixa-las também bonitas, certo?!

Se você não sabe muito bem como fazer para que as estantes da sua casa sejam mais do que um lugar para colocar a amontoar coisas, nós separamos fotos inspiradoras e várias dicas incríveis, que vão fazer a sua mente explodir de tantas ideias legais. Vamos lá?

Nos espaços livres

Tomo mundo tem em casa um cantinho sem graça e sem decoração alguma. Se esse é o seu caso, que tal preencher esse espaço com lindas prateleiras e escolher peças decorativas para enfeitar o ambiente? Lembre-se apenas que tudo deve ser planejado e pensado de forma a harmonizar com o restante da decoração ao redor. Veja algumas fotos abaixo.

Esse cantinho foi transformado para leitura. Se na sua casa o pessoal gosta de tirar um tempo para se dedicar e mergulhar no mundo dos livros, provavelmente vão gostar dessa sugestão. Basta um poltrona e uma estante ou prateleiras para os livros. Veja que há também alguns objetos nas prateleiras que ajudam a criar e dar mais personalidade a decoração.

Já se você não tem muitos livros e prefere um cantinho mais decorativo, a foto acima pode te dar a inspiração que você estava precisando. Combine vasinhos de plantas e flores com alguns quadrinhos e pronto. Se tiver alguns livros para acrescentar é bem legal.

Esse já é o canto ideal para os amantes das plantas. Veja que a decoração ficou praticamente tomada pelo estilo dos vasos. Repare na simetria, na combinação de cores e também na textura dos objetos, todos estão na mais perfeita harmônica e combinam entre si. Isso é muito importante para deixar o ambiente sofisticado e organizado.

Na sala

A sala de estar deve ser um ambiente confortável e aconchegante, tanto para os moradores quanto para as visitas. Ter estantes nesse espaço irá revelar muito da personalidade dos anfitriões e, por isso, deve ser cuidada e planejada com bastante atenção.

Mistura do estilo industrial e rústico dessa casa é de tirar o fôlego. Veja que, além dos livros, a estante foi decorada com objetos antigos que combinam com o decor de forma geral. Repare no rádio de época e nas peças dispostas na última prateleira, por exemplo.

Já em um estilo mais clean e simples, essa estante mostra o quanto os moradores valorizam a leitura. No entanto, há muito mais do que livros enfeitando a estante. Repare na posição dos objetos e em como eles foram dispostos sobre os livros ou ao lado deles.

Quartos

As prateleiras também podem dar mais vida e personalidade aos quartos, tanto de bebês, crianças, adolescentes ou adultos. Para cada situação, no entanto, será utilizado um estilo de decoração diferente que, mais uma vez, deve estar de acordo com o gosto pessoal do dono e combinando com o ambiente de forma geral.

Para os quartos de meninas, uma forma legal de decorar as estantes é utilizando papel de parede colorido ou adesivos ao fundo de cada prateleira ou divisória. Na foto acima vemos uma linda combinação de azul com rosa e peças decorativas que seguem o mesmo raciocínio. Delicado, elegante e bastante feminino.

Para um quarto mais adulto é interessante optar por algo mais simples. Veja que o colorido ficou apenas por conta de algumas peças, mas o importante mesmo é a disposição dos objetos. Repare na simetria e no jogo de altura que foi feito em cada uma das prateleiras.

E, claro, um quarto de meninos. A iluminação embutida é uma forma de decorar a prateleira e, ao mesmo tempo, criar um ambiente mais aconchegante. As peças são basicamente brinquedos e itens que refletem a personalidade do jovem, mas como estão bem distribuídos cria um ar bastante sofisticado e de bom gosto, sem as bagunças tradicionais dos quartos de adolescentes.

Escritório

Se você tem um pequeno escritório ou cantinho de trabalho na sua casa, certamente também tem estantes e prateleiras, que precisam de atenção para serem funcionais e bonitas. Veja algumas ideias para decorar.

O local que você usa para trabalhar ou estudar em casa pode ter, além dos documentos e livros, também algumas fotos e porta-retratos, como na imagem acima. Assim você deixa o ambiente mais pessoal e ao mesmo tempo prático para realizar suas tarefas.

Se você não tem assim tantos livros ou documentos, aproveite o espaço para usar organizadores e guardar os objetos. Espalhe também peças de decoração que tenham a ver com a sua personalidade e pronto. Seu escritório ficará mais estilo e com a sua cara.

Agora que você já teve algumas ideias, é hora de colocar a mão na massa! Se tiver alguma dica ou sugestão, deixe seu comentário logo abaixo e na nossa página do facebook. Aproveite para nos seguir e acompanhar todas as dicas do Loucos por Decoração.
www.facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *