Como criar um cantinho de arte infantil

Tem uma fase na vida em que toda criança gosta de pintar e rabiscar. Além de ser muito saudável, essa prática auxilia na coordenação motora e também estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos. Por isso, é muito importante que os pais apoiem e incentivem essa prática. Então, que tal criar um cantinho de arte, onde seus filhos possam soltar a imaginação e brincar?

Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas e ideias incríveis, além de fotos inspiradoras de espaços de arte infantil. Mesmo que você não tenha muito espaço disponível, é possível criar um cantinho de arte lindo e cheio de estilo. Confira!

Cantinho 01

A primeira foto que separamos reúne várias ideias geniais. A primeira delas é o “pegboard”, esse quadro cheio de furinhos na parede, que pode ser usado para pendurar diversas coisas, como potes de lápis, prateleira de tintas, pinceis, tesoura e tudo o que você desejar. Logo abaixo, temos alguns ganchinhos para pendurar outros materiais, que possam ficar ao alcance das crianças. E, por último, uma parede com pranchetas, que servem para expor os desenhos. Repare que esse projeto é possível ser criado até nos menores cantinhos.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil

Cantinho 02

Quem realmente tem pouquíssimo espaço em casa, ou no apartamento, pode optar por um móvel como esse da foto abaixo. Quando fechado, ele é uma lousa, onde a criança pode brincar e rabiscar à vontade. Quando aberto ele se transforma em um escritório de arte, onde é possível guardar o material e a criança pode apoiar papeis para criar seus desenhos e obras de arte. A maior vantagem desse móvel, é poder ser fechado para não atrapalhar o espaço de circulação e deixar o espaço organizado.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil1

Cantinho 03

Essa terceira foto é para inspirar os pais que têm mais espaço em casa para criar o cantinho da arte. Mais uma vez o pegboard é utilizado. Repare que foram instaladas diversas barrinhas metálicas, para poder pendurar copinhos e organizar melhor os materiais. Você pode instalar uma mesa ou um balcão e ainda contar com um armário para guardar brinquedos e outros acessórios. Esse cantinho pode ficar, até mesmo, dentro do quarto das crianças, caso você tenha espaço.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil2

Cantinho 04

Nossa sugestão de número 4 é para aqueles que moram em pequenos apartamentos e tem pouquíssimo espaço para dedicar as crianças. Pegue aquele cantinho entre os cômodos, coloque uma mesinha e um banquinho, instale na parede uma barra e pendure copinhos para organizar os lápis e outros materiais e decore a parede com os desenhos feitos pelas crianças. Pronto! Você já tem um lindo cantinho de arte para seus filhos brincarem.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil3

Cantinho 05

O que mais me chamou a atenção nessa foto, foi o varal para pendurar os desenhos, além de as “molduras” na parede estarem pintadas, permitindo colar e decolar as obras de arte das crianças com facilidade, para sempre poder colocar novos trabalhos. Ter um gaveteiro, para quem tem espaço, é sempre uma ótima ideia para guardar materiais, manter a organização e deixar tudo ao alcance das crianças. Também é legal ter um cavalete com papel, paras os pequenos pintarem.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil4

Cantinho 06

Se você tem apenas uma parede e colocar uma mesinha atrapalharia o espaço de circulação do ambiente, faça como a ideia da foto abaixo. Pinte a parede com tinta lousa, para que a criança possa desenhar nela, coloque um rolo de papel, e instale prateleiras para organizar os materiais de pintura. Note que quanto mais alto, mais difícil será de a criança alcançar e, sempre que ela quiser brincar, vai precisar da ajuda dos pais, para que peguem os lápis e pinceis. Não é uma ideia de toda ruim, já que você poderá ter mais controle sobre a hora de brincar e o local ficará sempre mais organizado.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil5

 

Cantinho 07

Nosso último exemplo também usou o varal para pendurar os desenhos. Para ser honesta, essa foi uma das ideias que eu mais gostei, já que é possível sempre trocar e colocar desenhos novos. Além do que, seu filho certamente vai gostar de ter um espaço de exposição. Na parte de baixo tem os copinhos para separar e organizar os materiais. Esses ficam bem ao alcance da criança. Note que aqui também foi usada a tinta lousa, para que a criança possa desenhar nela.

como-criar-um-cantinho-de-arte-infantil6

São ótimas ideias, não acha?! E você, tem alguma sugestão para o cantinho de arte infantil? Não deixe de compartilhar suas ideias com a gente e deixe seus comentários logo abaixo!

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *