As melhores dicas para decorar quartos pequenos

O quarto costuma ser o nosso refúgio, o local onde vamos relaxar, nos livrar do estresse do dia a dia, nos arrumar para sair ou, até mesmo, para trabalhar e estudar. Por isso a decoração desse cantinho é tão especial e deve ser pensada com cuidado e atenção, ainda mais se o espaço não for muito grande.

Algumas dicas podem te ajudar na hora de escolher os móveis e as cores para o quarto e, assim, fazer com que você aproveite melhor o espaço e crie um ambiente confortável e aconchegante, que atenda a todas suas necessidades. Acredite, é mais simples do que você imagina.

Confira as dicas e mãos-a-obra!

1. Tenha móveis sob medida

Essa é a dica mais importante na hora de decorar o seu quarto, ter móveis sob medida. Se você não tiver condições de comprar um planejado, já que costuma ser mais caro, tome o cuidado de tirar as medidas do espaço, fazer marcações e não esquecer de deixar uma área livre para circulação.

Para facilitar, marque o espaço onde ficarão os móveis com uma fita crepe. Assim você poderá visualizar melhor o espaço. E, quando for à loja, leve suas anotações e siga o planejamento à risca. Não cometa o erro de se apaixonar por um móvel maior do que o que você precisa.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos

Esse quarto, por exemplo, apesar de ter pouco espaço, foi planejado para ter uma área de estudo e um pedestal com TV. Esse é a prova perfeita de que quando se há planejamento, tudo é possível.

2. Abuse dos espelhos

Além de serem muito úteis e nos ajudar quando estamos escolhendo a roupa que vamos usar para sair de casa, os espelhos também cumprem a função de ampliar o espaço visual de um ambiente. Dessa forma, se seu quarto é muito pequeno, você pode usar a abusar dos espelhos.

A dica mais simples e que não tem erro é optar por guarda-roupas com todas as portas espelhadas. Assim você não precisará de uma parede vazia para colocar espelhos grandes e economizará espaço. Outra ideia é ter espelhos em outros detalhes, como em gaveteiros. Mas escolha apenas uma das opções e lembre-se que tudo em excesso é ruim.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos1

Na foto acima, o armário embutido na parede com portas de espelho foi uma ótima solução para aproveitar melhor e ampliar o espaço do quarto. A sensação visual é super agradável.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos2

 

Já esse outro quarto optou por espelhos na cabeceira da cama. Também uma ótima sugestão para criar o efeito visual de amplitude.

3. Na dúvida, prefira cores claras

Não é uma regra, mas usar cores escuras na decoração de um quarto pequeno pode ser muito arriscado. Isso porque as cores mais fortes costumam diminuir os ambientes. Então, se você não conta com o apoio de um profissional, prefira as cores claras e tons off-white. O teto deve ser sempre branco e as paredes podem ganhar cores como o bege ou o cinza.

Deixe o colorido por conta dos detalhes, como a roupa de cama, os travesseiros e objetos decorativos. As chances de você acertar e fazer do seu quarto um local agradável e aconchegante são muito maiores.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos3

Veja que linda a decoração desse quarto, que conta com paredes em tons de bege clara e com listras horizontais em uma das paredes. Essa é uma boa forma também de ampliar o espaço visual.

4. Cuide da Iluminação

Locais bem iluminados tendem a parecer maiores do que são, por isso, não esqueça de pensar em um bom projeto de iluminação para o seu quarto. Além da luz central, deve iluminar o espaço como um todo, pense também em pequenas luminárias com luzes quentes, para deixar o local mais aconchegante. Não esqueça também da luz natural, valorizando o espaço da janela e utilizando cortinas leves e claras, que possibilitem a entrada do sol.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos4

Esse quarto optou por spots de luz espalhados por todo o teto, ao invés de apenas um lustre. Uma ótima forma de distribuir a iluminação por todo espaço. Além disso, a janela também é grande e fornece bastante luz natural durante o dia.

5. Beliches podem ser boas ideias

Se você precisa dividir o quarto com outra pessoa, os beliches são ótimas soluções. Atualmente existem modelos criativos e que otimizam o espaço, deixando o ambiente confortável e perfeito para ser compartilhado. Você também pode optar pelas camas suspensas, que deixam a área abaixo livre para criar um local de estudo ou para comportar gaveteiros.

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos5

Essa é uma das ideias com beliches criativos e móveis planejados. Veja que aqui foram utilizadas todas as nossas dicas acima, como as cores claras, o uso de espelho, moveis sob medida e o cuidado com a iluminação.

Simples, não é mesmo? Abaixo, separamos mais algumas fotos de quartos pequenos e bem decorados. Confira e inspire-se!

as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos15 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos14 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos13 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos12 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos11 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos6 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos7 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos8 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos9 as-melhores-dicas-para-decorar-quartos-pequenos10

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *