Aprenda a usar plantas na decoração

Todas as vezes que pensamos em decoração nos preocupamos em criar algo que realmente tenha a ver com a nossa personalidade e todo mundo busca uma maneira de deixar os ambientes mais alegres e confortáveis para todos os membros da família. Usar plantas na decoração é, sem sombra de dúvidas, uma forma muito eficaz de trazer leveza e paz com um toque de sofisticação a qualquer área da casa, seja interna ou externa.

Palmeiras-ráfis, Palmeiras-Areca, Cactos, Lírios da paz, Samambaias, Bromélias e Jiboias são algumas das plantas mais utilizadas para decoração. A dica para escolher a planta certa é pesquisar os cuidados que ela precisa receber. Pessoas que não têm muito tempo para cuidar e viajam muito devem pesquisar pelas que resistem longos períodos sem rega, como por exemplo a Aolé Vera.

Para te mostrar como ficam lindos os vasos de plantas em todos os ambientes da casa, selecionamos algumas fotos, além de dicas de como usa-las na decoração de cada cômodo.

1. Sala de Estar

Sua sala de estar pode ganhar um lindo vaso de plantas para dar mais elegância e deixar o ambiente mais frescos. Esse pedacinho de natureza na sala pode ser colocado posicionado nos cantos do ambiente, como entre os sofás ou no ângulo entre as paredes. É importante frisar que não são todas as espécies de plantas que podem ser usadas na decoração da sala, isso porque o ambiente fechado e sem luz solar pode matar algumas delas. Por isso, busque pelas que vivem bem em sombras e locais de pouca ventilação, como as palmeiras-ráfis ou o Pau d’água. Veja as fotos!

aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao1 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao2

2. Sala de Jantar

Se sua sala de jantar fica perto da varanda ou de uma porta para área externa, você pode usar plantas que ficam bem a meia sombra, já que poderão receber um pouco mais de luz do que se comparado com a sala de estar. Quem conta com um cômodo amplo pode abusar e posicionar vasos grandes e robustos nos cantos da sala. Apenas tome cuidado para que não atrapalhem a circulação. Em ambientes menores, pode-se usar pequenos vasos sobre a mesa ou no aparador. Sua sala de jantar vai ganhar um estilo mais alegre e cheio de vida.

aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao3 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao4 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao5

3. Quartos

Já ouvi dizer que dormir com plantas no quarto não faz bem. Mas esse mito já foi desmentindo por muitos especialistas, além do mais, como diz o botânico Gilberto Kerbauy, da USP, se isso fosse verdade não haveriam mais índios vivendo nas florestas. A verdade é que as plantas podem, inclusive, te ajudar dormir melhor, já que elas purificam e aumentam os níveis de oxigênio no ar. A Espada-de-São-Jorge e a Hera são algumas delas. Então, não tenha medo de usa-las na decoração e aproveitar para ter noites de sono muito mais tranquilas e agradáveis. Confira as fotos de quartos decorados com lindos vasos de plantas.

aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao6 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao7 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao8

4. Escritórios e Home Offices

Dizem que as plantas têm o poder de estimular a criatividade e fazer com que as pessoas trabalhem mais felizes. Por isso, se você tem um escritório em casa ou tem a liberdade de decorar seu ambiente de trabalho na empresa, leve plantas. Estudos já comprovaram que quem tem plantas decorando o ambiente de trabalho são 12% menos estressadas e mais produtivas. Esse é um dado que não podemos ignorar. Uma palmeira no vaso ou um pacová são ideais para esse tipo de local. Confira as fotos que selecionamos e inspire-se!

aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao10 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao9

5.  Varanda

Se você mora em apartamento e tem uma varanda, ela não pode ficar sem o charme e a elegância das plantas. Mesmo que você faça uma decoração gourmet, esse espaço pode receber lindos vasos e, a melhor parte, é que existem muitas opções de plantas para a varanda, já que é um local de muita luz natural. Já se você tiver um espaço pequeno, pode criar o famoso jardim vertical ou ainda usar pequenos vasos apoiados na grade da varanda, como mostra a última foto do nosso artigo. Confira abaixo!

aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao13 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao12 aprenda-a-usar-plantas-na-decoracao11

E você, usa plantas na decoração da sua casa? Divida ideias e sugestões com a gente deixando um comentário logo abaixo.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *