Aprenda a fazer uma decoração retrô na sua casa

Misturar móveis antigos com itens modernos é uma das principais características do estilo retrô. Por ser uma decoração convidativa, alegre e aconchegante, esse estilo vem conquistando cada vez mais os corações e entrando na vida e na casa das pessoas.

Se você acha que pode ser difícil criar um ambiente assim, separamos algumas dicas básicas para tornar essa tarefa fácil e muito prazerosa. Você certamente irá se divertir pesquisando itens e buscando inspirações para decorar os ambientes da sua casa. Então, continue lendo esse artigo e boa sorte!

Móveis

Vamos começar pela parte mais importante, os móveis! Para criar uma decoração retrô você não precisa que todos os móveis do ambiente sejam antigos, mas ter pelo menos um combinando com os mais modernos é fundamental. Você pode encontra-los em antiquários, lojas que reformam móveis, lojas especializadas em móveis antigos e, claro, na casa da sua avó. Quem sabe ela não tenha algo encostado e sem utilização no porão?

Para dar o toque retrô, você pode pintar esses móveis com cores vivas e vibrantes. Aliás, o colorido está muito presente nas decorações de ambientes nesse estilo.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro

O que dá a essa sala o nome de decoração retrô são os móveis antigos. Repare na mesa usada como escrivaninha e na mesinha do abajur, que foram coloridas para dar um toque de modernidade ao estilo antigo.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro1

Para decorar o quarto, conte com criados mudos antigos e também faça o trabalho de pintura para que eles ganhem mais vida e deem um toque especial à sua decoração.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro2

Encontrar eletrodomésticos antigos pode não ser uma tarefa muito fácil, mas eles garantem um charme especial às cozinhas no estilo retrô.

Paredes

Esqueça as paredes lisas e sem graça. A decoração retrô exige paredes mais chamativas, coloridas, com texturas, papel de parede ou quadros por todos os lados. Se optar por encher a parede de cartazes e elementos nostálgicos, prefira tons neutros para a pintura. Caso contrário, aposte em cores vibrantes ou abuse dos papeis de parede antigos, que ajudarão a ampliar a sensação de estilo retrô.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro3

A parede de jornal tem tudo a ver com o estilo retrô. Você encontra esse tipo de papel de parede facilmente e pode aplicar em qualquer cômodo, no quarto, na sala ou na sala de jantar, como é o caso da nossa ilustração. O efeito é incrível!

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro4

Vários pequenos quadrinhos com ilustrações antigas são muito presentes nas decorações retrôs e são simples e baratos de encontrar. Você pode, inclusive, encontrar figuras na internet, imprimir sua preferidas e enquadrar. Boa ideia, não é mesmo?!

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro5

Usar pôsteres retrôs na parede dos ambientes também são uma ótima opção. Simples e barato, o pôster por si só já garante um ambiente estiloso, do jeito que você imaginou. E o melhor é que você pode encontra-los também na internet e imprimir.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro6

Essa é uma dica muito charmosa do que fazer na parede da cozinha retrô, colocar adesivos e imitam azulejos coloridos. Isso mesmo! Você não precisa trocar os azulejos da sua casa, basta comprar e colar esses adesivos no local de sua preferência e ganhará a simpatia do retrô.

Outros detalhes

O estilo retrô é repleto de pequenos detalhes. Mas eles não estão presentes apenas nas paredes dos cômodos e sim em todos os cantos. Você pode ter cortinas e tapetes antigos, pequenos vasos de flores, almofadas estilizadas e muitos outros itens de sua preferência. Mas lembre-se sempre de mesclar o moderno com o antigo, para não sobrecarregar o ambiente e garantir a delicadeza do retrô em sua casa.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro7

Que tal usar a máquina de costura antiga da sua avó, dar uma repaginada nela e utiliza-la como item de decoração na sua sala?

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro8

Ou quem sabe você encontra um jukebox perdido por aí e resolve colocá-lo em sua sala de estar. Seria legal, não seria?! Repare que o tapete também segue o estilo retrô, combina com as almofadas e colore o ambiente.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro9

As cortinas também cumprem bem o papel de colorir uma sala retrô e remeter a gente às épocas mais antigas.

aprenda-fazer-decoracao-vintage-retro10

Utilize também lustres e pendentes coloridos para criar uma decoração retrô cheia de estilo e charme.

Agora responde, você achou que poderia ser tão fácil? Com tantas fotos e dicas, basta arregaçar as mangas e começar a decorar!

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *