5 erros comuns de decoração

Decorar uma casa pode parecer uma missão um pouco complicada. Afinal são muitos os detalhes que temos que pensar, como a cor das paredes, os moveis e seu posicionamento, os objetos de decoração e por aí vai. No meio de tudo isso é comum cometer alguns erros, principalmente se você nunca fez isso antes.

Mas, se você souber quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de decorar os ambientes da casa, você terá mais facilidade e saberá o que não deve fazer. Pensando nisso, reunimos os 5 erros mais comuns de decoração, junto com dicas para você acertar nas escolhas. Confira!

1. Comprar moveis em medidas erradas

Esse erro é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas se apaixonam por um sofá enorme e superconfortável ou por uma mesa de jantar gigantesca, que comportará toda a família, mas esquece de que o espaço disponível no ambiente não é suficiente para o “móvel dos sonhos”. O problema também acontece muito com quem compra móveis pela internet e esquece de conferir as medidas.

Para não cometer esse erro, tire as medidas dos ambientes e fique bastante atento na hora de escolher os móveis, principalmente se você tem um apartamento muito pequeno. Nesses casos, cada espacinho mínimo é importante e quanto melhor planejado for, melhor e mais bonita ficará a sua decoração.

Abaixo selecionamos uma foto de uma sala pequena com móveis compatíveis. Repare que, mesmo com pouco espaço, quando os itens são pensados e escolhidos nas medidas certas, o ambiente pode se tornar muito mais confortável.

5-erros-comuns-de-decoracao1

 

2. Esquecer do espaço de circulação

Não basta saber as medidas do espaço se esquecer que você precisa manter uma área livre para circulação. Esse é mais um erro bastante comum. Para não errar a dica, que sempre damos aqui no blog, é fazer a medição e marcar o espaço onde ficarão os móveis com uma fita crepe. Assim fica mais fácil de visualizar e se certificar de que o espaço disponível é suficiente para circular sem esbarrar nas coisas.

A foto abaixo é de um corredor que, por ser um pouco mais espaçoso, permitiu a colocação de um aparador e outros itens decorativos. Em algumas casas pode não ter tanto espaço e ser preferível manter o espaço livre.

5-erros-comuns-de-decoracao

3. Escolher móveis “da moda”, mas desconfortáveis

Quando entramos em uma loja de móveis, nos deparamos com as mais diversas formas e formatos de mobiliário e, muitas vezes, podemos cair na tentação de comprar, por exemplo, uma poltrona “diferentona” e muito desconfortável, na tentativa de dar um ar mais moderno a decoração.

O problema é que as chances de isso dar errado e ficar completamente fora do contexto é muito maior do que as chances de você acertar. Para não errar, procure escolher peças que combinem entre si e sejam do mesmo estilo. Assim você aumentará suas chances de acerto e o ambiente ficará mais harmonioso.

Veja na foto que todos os móveis e objetos de decoração respeitam o estilo clássico, criando a harmonia necessária para que o ambiente se torne agradável.

5-erros-comuns-de-decoracao2

4. Ignorar o estilo de decoração

Na hora de começar a decorar a sua casa, você deve ter em mente qual o estilo que pretende seguir. Pode ser uma decoração mais moderna ou mais clássica, pode ser rústica ou minimalista, o importante é você definir isso e manter o foco quando for escolher os móveis, as cores e os objetos em geral. É muito comum ver ambientes com uma mistura confusa e esquisita de estilos. Na dúvida, não misture.

O quarto abaixo segue o estilo minimalista. Repare que os móveis são simples e em linhas retas, assim como todo o ambiente, respeitando o estilo de decoração escolhido.

5-erros-comuns-de-decoracao3

 

5. Ter objetos decorativos em excesso

Conforme o passar dos anos, é natural acumularmos alguns objetos que ganhamos ou compramos e colocamos expostos nas estantes e móveis da casa. Mas isso pode criar uma sensação de local bagunçado e entulhado. Aqui o velho ditado de que “menos é mais” é muito válido.

Repare na foto abaixo que há poucos objetos, que deixam o ambiente mais bonito e com ar de organizado. Além do mais, quanto menos objetos, mais fácil é de limpar o local, não é mesmo?! Portanto, se livre de objetos velhos e que você não gosta e deixe apenas o necessário.

5-erros-comuns-de-decoracao4

E você, tem alguma sugestão de como não errar na hora de decorar? Compartilhe suas ideias com a gente e deixe seu cometário!

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *