5 dicas para decorar a varanda do seu apartamento

Com espaços cada vez mais reduzidos nos apartamentos, as varandas ganharam o importante papel de servir como uma extensão da sala de estar, se tornando ambientes ideais para receber a família e os amigos, preparar um jantar romântico ou simplesmente para ler ou relaxar. Ter uma área assim no seu apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, basta um pouco de inspiração e algumas orientações para não errar na decoração.

Portanto, para decorar essa área de forma a aproveitar o melhor possível todo o espaço, nós separamos 5 dicas fundamentais que irão te ajudar nessa tarefa. Então, lápis e papel na mão:

  • O que fazer

A primeira dica é a que vai te guiar durante todo esse processo. Saber qual o objetivo que essa área deverá cumprir é o primeiro passo. Existem varandas que se tornaram lindos espaços gourmet, por exemplo.

A lista do que é possível criar nesse ambiente é imensa. Você pode ter um espaço para churrasco, para almoços e jantares, para relaxar sozinho ou com os amigos, para trabalhar e por aí vai. Mas para cada ideia será necessário um planejamento de móveis e iluminação diferentes, por isso é fundamental que você defina, de acordo com as suas necessidades, quais atividades serão realizadas na sua nova varanda.

decorar-varanda

Você gosta da combinação de futebol e churrasco? Se sua resposta foi sim, essa provavelmente será uma ótima ideia para a sua varanda. Um espaço como esse se torna ideal para quem gosta de reunir amigos e familiares para um churrasco. Além disso, o morador desse apartamento optou por instalar uma televisão, o que torna o ambiente também muito agradável para assistir a jogos de futebol, por exemplo.

decorar-varanda1

Esse projeto também atende aos amantes do churrasco e futebol, mas tem um ar muito mais sofisticado sugerindo um espaço gourmet. Ideal para quem gosta de cozinhar e reunir os amigos.

decorar-varanda2

Já esses espaços foram decorados pensando nas pessoas que desejam um local bonito e tranquilo para relaxar, ler um livro ou ouvir música. Uma boa outra sugestão para quem deseja um espaço assim é instalar uma rede.

  • Vidro na Varanda

Instalar vidros nas sacadas é uma ótima ideia para quem deseja tornar esse espaço uma extensão da sala. Para isso existem algumas regras de devem ser seguidas, como o tipo de vidro e as esquadrilhas, que provavelmente irão influenciar na fachada do prédio.

Uma boa opção são as cortinas de vidro. Elas permitem que você abra a vidro em praticamente toda a sua extensão, fazendo com que o ambiente fique protegido das mudanças climáticas, sem deixar de ser um espaço livre e bem ventilado.

decorar-varanda3

Em cidades grandes essa é uma ótima opção, pois quando fechadas, as cortinas de vidro são capazes de reduzir significativamente o barulho. Na foto você pode ver como ela fica quando está aberta. Note que o espaço aberto é muito maior do que qualquer janela poderia proporcionar.

decorar-varanda4

A cortina de vidro também é uma excelente opção para quem tem uma linda paisagem de fundo e gostaria de valoriza-la.

decorar-varanda5

Optar por uma varanda mais aberta também pode criar um clima aconchegante e lindo. Apenas cuidado com os móveis, que poderão sofrer com o calor e com a chuva.

  • Móveis

Tão importante quanto saber as atividades que serão realizadas nesse espaço, você precisa saber quantas pessoas irão frequentar a sua varanda. Dessa forma você evita colocar móveis que não serão utilizados e apenas ocuparão espaço.

Lembre-se que a circulação deve ser facilitada, por isso evite escolher objetos muito grandes e opte pelas cores claras em espaços pequenos. Cores de tons claros ajudam a criar um efeito incrível de amplitude. Para varandas abertas escolha móveis resistentes ao sol e a chuva, como os feitos de fibra sintética, que também podem ser lavados. Almofadas e objetos de tecido devem ser recolhidos sempre.

Móveis em madeira são muito comuns nessas áreas, mas merecem atenção especial. Caso fiquem expostos as mudanças climáticas, faça manutenção periódica com o retoque do verniz e a dedetização.

decorar-varanda7

Os móveis escolhidos para essa varanda combinam perfeitamente com a decoração interior da sala, o que cria uma amplitude incrível, além de ser muito sofisticado.

decorar-varanda8

Itens de cozinha e uma mesa de jantar não podem faltar em varandas com estilo mais gourmet.

  • Iluminação

Se você pretende utilizar esse espaço também a noite, precisa se preocupar com a iluminação. Durante o dia, a luz do sol fará o trabalho, mas a noite você precisar de luzes para dar com do recado.

Por questões de segurança, nunca opte por lustres pendentes. Mesmo com os vidros fechados na maior parte do tempo, esse é um local que receberá muito vento e lustres pendentes de vidro podem cair e causar acidentes. Por isso, escolha plafom ou luzes embutidas.

Para quem pretende ter um espaço para leitura, luminárias de mesa ou de chão serão ideais. Além de iluminar seus livros, podem ser ótimos objetos de decoração.

decorar-varanda9

Note que não há lustres, apenas luzes embutidas no teto que garantirão a iluminação do ambiente durante a noite.

decorar-varanda10

Nessa varanda, a luminária de chão é ideal para momentos de leitura e combina perfeitamente com o restante da decoração da varanda.

  • Plantas

As plantas são excelentes aliadas dos decoradores, pois além de lindas, a maioria das pessoas gostam e elas ajudam a tornar o ar mais fresco. Mas para escolher uma planta que irá viver na sua varanda, você precisará buscar informações quanto a hidratação e a exposição solar.

As resistentes ao sol são as mais indicadas para países quentes como o Brasil. Xanadú, Calateia, Zazá e Clúsia são algumas das mais escolhidas para as varandas por esse motivo.

decorar-varanda11

O jardim ou horta vertical também é uma ótima pedida para varandas pequenas. No caso das hortas, o ideal é escolher a parede que fica em uma área com mais sombra. Orquídeas também devem ser plantadas em lugares com baixa indecência de sol.

O jardim vertical é lindo e sofisticado, ideal para espaços pequenos. Aproveite para plantar seus temperos favoritos, assim sempre terá ervas frescas a sua disposição. 

decorar-varanda12
O piso da varanda com jardim também merece atenção. Ele pode ser feito com madeira (tipo deck, como na foto). Apenas adote os devidos cuidados com a drenagem.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *