08 erros mais comuns na decoração da sala de estar

Quando vamos decorar ou redecorar algum ambiente, geralmente nos perdemos no meio de tantos detalhes. Sem entender ou estudar nada sobre design de interiores é comum cometer alguns erros no decor. Para te ajudar de forma prática, nós separamos 08 erros mais comuns que são cometidos na decoração das salas de estar.

Caso você já tenha feito a decoração toda e reconheça alguns dos erros, vamos dar também algumas dicas de como corrigi-los e melhorar o aspecto geral do ambiente. Quer saber como? Então continue lendo este artigo.

1. Deixar apenas um ponto de luz

É muito comum as pessoas escolher um lustre lindo para colocar no centro da sala de estar e ignorar as outras possibilidades de iluminação. Se cometer esse erro, é provável que sua sala fique muito escura e, obviamente, com poucas opções de iluminação. A dica é, além do lustre central, apostar em spots do luz no teto, com ponto independente para ligar e desligar. Use também os abajures, arandelas e luminárias de chão para garantir uma iluminação com aconchegante.

2. Tamanho errado do tapete

Optar por tapetes muito pequenos ou grandes demais para o ambiente é um erro bastante comum. As dicas para não errar é optar por um tapete que ocupe todo o ambiente da sala, podendo ou não entrar alguns centímetro para o sofá. A ideia do tapete é criar um ambiente mais aconchegante e íntimo e, por isso, pode comportar todos os móveis da sala de estar sobre ele. Veja alguns exemplo abaixo:

3. Móveis escuros em ambientes pequenos

Espaços pequenos com pé direito baixo é o que mais tem nos apartamentos modernos, com isso é preciso tomar muito cuidado com a decoração e a escolha das cores das paredes e dos móveis. Eu sei que um estofado escuro “suja” menos aparentemente, mas eles também diminuem o espaço visual, além de deixar o ambiente mais escuro. Se sua sala é pequena, tende escolher móveis mais claros, como os que você verá nas fotos abaixo.

4. Escolher conjuntos de sofás de 2 e 3 lugares

Não que seja um erro propriamente dito, mas está muito fora de moda e, além do mais, ocupa muito espaço visual deixando o ambiente com aspecto apertado e entulhado. Prefira usar apenas um sofá confortável (de dois ou três lugares, dependendo do espaço da sua sala) e complete a decoração com cadeiras, poltronas ou puffs.

5. Móveis grandes demais

Errar no tamanho dos móveis é fatal. Sua sala de estar não ficará nada aconchegante e, ainda, terá pouco espaço disponível para a circulação. A dica aqui é medir o espaço antes de comparar os móveis. Muitas pessoas compram aquilo que acreditam ser mais confortável, mas esquecem de calcular o espaço necessário para a circulação. Às vezes é necessário abrir mão de alguns móveis, como as mesinhas de centro, chaise e etc.

6. Quadros ou fotos mal posicionados

Na hora de decorar as paredes da sala de estar muita gente opta por quadros de obra de artes, fotos ou, até mesmo, pôsteres. No entanto, saber posiciona-los é fundamental! O ideal é que as peças fiquem na altura dos olhos das pessoas, bem no centro da parede. Se você tem muitas fotos para colocar, faça um planejamento de como irá posicionar cada peça antes colocar os parafusos. Para que você entenda melhor, veja as fotos que separamos abaixo.

  

7. Almofadas são ignoradas

As almofadas não devem ser deixadas de lado na decoração. Elas são peças importantes que devem ser escolhidas após os móveis, para combinar com o espaço e, além disso, podem dar aquele toque de cor e personalidade que estão faltando. Então, use a abuse dessa peça e deixe sua sala mais bonita e confortável. Veja as fotos que selecionamos abaixo e tente imaginar o espaço sem as almofadas para entender sua importância.

8. Tamanho e posicionamento errado da TV

Você sabia que o tamanho da sua TV depende do tamanho da sua sala? É isso mesmo. Uma TV muito grande em um espaço pequeno pode deixar o ambiente carregado, além de prejudicar a visão. Para se ter uma ideia uma TV de 46 polegadas deve ficar, no mínimo a 1,75m de distância do sofá e, no máximo, a 3,5m. O posicionamento também deve ser pensando com cuidado, devendo a TV ficar em uma altura boa para ser assistida de forma confortável.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de seguir a nossa página no facebook e ficar por dentro de todas as novidades do Loucos por Decoração.
facebook.com/blogloucospordecoracao

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *